Violência

Explosões em mesquita matam mais de 60 pessoas no Afeganistão

Ataque em Deh Bala, um pequeno distrito agrícola no leste do país, causou o colapso do telhado do edifício

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Um voluntário carrega um adolescente ferido na explosão na mesquita na província de Nangarhar para o hospital
Um voluntário carrega um adolescente ferido na explosão na mesquita na província de Nangarhar para o hospital (Reuters)

CABUL- Várias explosões mataram pelo menos 60 pessoas durante as preces de sexta-feira,18, em uma mesquita no Leste do Afeganistão, disseram autoridades locais. Não está claro quem efetuou os detonamentos.

O ataque em Deh Bala, um pequeno distrito agrícola na província de Nangarhar, causou o colapso do telhado da mesquita, ferindo ao menos outras 50 pessoas, disse Mohammad Zahir Adel, porta-voz na área de saúde pública em Nangarhar.

Attaullah Khogyani, porta-voz do governador da província, disse que os explosivos estavam escondidos debaixo de um pódio no átrio principal da mesquita, onde as pessoas rezavam antes do ataque.

O atentado dá prosseguimento a vários meses violentos no Afeganistão. As Nações Unidas estimaram que 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos de 1º de julho a 30 de setembro, um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo um relatório divulgado na quinta-feira,17.

Adel disse que ainda há pessoas presas nos escombros e que se espera que o número aumente após a chegada de trabalhadores de emergência ao local. Autoridades locais disseram que até 70 pessoas podem ter morrido.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque. Deh Bala faz fronteira com grande parte do território rural sob controle do ramo do Estado Islâmico (EI) no Afeganistão. O grupo tem atuação na base de uma montanha na área e em vales ao redor, e sua presença ameaça a segurança do distrito.

Uma ofensiva militar coordenada liberou grande parte de Deh Bala do grupo jihadista em 2018. O Exército americano mantém uma pequena base de tropas de Forças Especiais com comandos afegãos proximidades.

O porta-voz do governador disse na sexta-feira que os americanos enviaram equipamentos para ajudar a retirar os feridos e mortos da mesquita.

Vítimas

As Nações Unidas dizem que o número de vítimas civis do EI no Afeganistão diminuiu 50% em comparação aos primeiros nove meses de 2018, mas o grupo extremista assumiu a responsabilidade de alguns dos ataques mais mortais contra civis neste ano.

Em agosto, um atentado suicida em um casamento em Cabul matou até 80 pessoas, e um caminhão-bomba que arremeteu contra um hospital na província de Zabul matou ao menos 20 pessoas. Segundo a ONU, o Estado Islâmico foi responsável por 1.013 vítimas civis de julho a setembro, incluindo 229 mortos e 784 feridos.

Embora sofra ofensivas desde 2015 e tenha perdido centenas de combatentes, o EI conseguiu garantir uma posição no leste do Afeganistão com 2 mil a 3 mil combatentes e está se espalhando para outras províncias, com células ativas em Cabul, capital do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.