Crise

PT do Maranhão cancela encontro para escolha de presidente estadual

Segunda etapa do PED deveria ocorrer neste fim de semana, mas foi suspensa devido a indícios de fraude na 1ª etapa

Carla Lima/Editora da Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Lobato não fará encontro, apesar da determinação do PT nacional
Lobato não fará encontro, apesar da determinação do PT nacional (Augusto Lobato)

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Maranhão suspendeu a realização do encontro estadual da legenda para escolha do presidente da sigla no estado. A decisão, segundo o presidente petista, Augusto Lobato, se deu por existir indícios de fraudes no Processo de Eleição Direta (PED) com votos até de filiados já falecidos.

A segunda etapa do PED no Maranhão deveria ocorrer neste fim de semana. No entanto, o processo, que reuniria delegados para escolher o presidente estadual do PT, está suspenso por decisão da Executiva Estadual da legenda.

A O Estado, o presidente do PT, Augusto Lobato, disse que há ações que apresentam indícios de irregularidades graves que comprometem o PED. Entre as ilegalidades, Lobato garante que dois filiados já falecidos aparecem na lista de petistas que votaram no interior do Maranhão.

“Existe uma posição da Executiva Estadual, já contestada e com posicionamento da Executiva Nacional. Como ainda cabe recurso para outra instância do partido, não temos como realizar o encontro já neste domingo”, disse Lobato.

A decisão da Executiva Estadual à qual o presidente petista se refere é a anulação de urnas que teriam sido fraudadas na escolha para presidentes municipais do PT. São Luís é o foco principal.

Devido que definiu a executiva estadual, filiados contrários a esta decisão recorreram a Executiva Nacional, que na segunda-feira, 14, se reu­niu e decidiu mandar validar parte das urnas anuladas no Maranhão dando a vitória na capital para o atual presidente do PT, vereador Honorato Fernandes.

A decisão da Executiva pode ser contestada para o Diretório Nacional, que somente vai se reunir em 14 de novembro. Ou seja, há a possibilidade do encontro estadual acontecer somente no fim do próximo mês.

“O que percebo é que a vitória a qualquer custo é buscada por muitos. Mas o PT não pode aceitar isto. Queremos que a escolha do filiado seja aceita, seja respeitada”, disse o presidente estadual.

A decisão da direção estadual do PT pode levar a uma intervenção, já que há uma determinação nacional para que o encontro seja realizado já neste fim de semana.

Até o fechamento desta edição, Augusto Lobato estava concluindo recursos para argumentar sobre a decisão de suspender o encontro para a escolha do presidente estadual.

Comissão nacional

Diante do impasse no processo eleitoral do PT no Maranhão, a direção nacional da sigla determinou a vinda de uma comissão para analisar os recursos com as provas apresentadas. A contabilidade dos votos do PED, que ocorreu em 8 de setembro deste ano, também pode ser feita por esta comissão especial.

Mais

Entenda o caso

O PT realizou a primeira etapa do PED no dia 8 de setembro deste ano. Estavam sendo escolhidos os presidentes dos diretórios municipais e os delegados para os encontros estadual e nacional, que definirão os novos presidentes da legenda.

Após o fim da votação, a apuração dos votos foi comprometida por brigas dentro da sede do PT. A totalização acabou não ocorrendo como deveria acontecer e as atas com a votação foi encaminhada para a Secretaria de Organização Nacional do partido. Após totalização dos votos, o vereador Honorato Fernandes foi reeleito para comandar o PT de São Luís. Seu adversário, Kleber Gomes, recorreu do resultado e entrou com recurso pedindo a anulação de votos no colégio eleitoral no bairro São Cristovão.

O pedido de Gomes foi aceito pela Executiva Estadual que anulou as urnas - ainda para receber voto manual - e deu a vitória para Kleber Gomes.

O grupo de Honorato recorreu, então, do que definiu a direção estadual. A Executiva Nacional proveu o recurso de Fernandes e nova mudança aconteceu no resultado do PED em São Luís. Honorato Fernandes aparece como eleito com 54% dos votos.

A direção estadual vai recorrer para o Diretório Nacional que terá a última palavra sobre o complexo, complicado e atrapalhado Processo de Eleitoral Direta (PED) do PT do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.