COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O BISCOITO Zé Pereira fez sucesso na Expo Aladi. À direita, Isabela Murad com o marido Ricardo Gomes, presentes em Bucaramanga, na Colômbia
O BISCOITO Zé Pereira fez sucesso na Expo Aladi. À direita, Isabela Murad com o marido Ricardo Gomes, presentes em Bucaramanga, na Colômbia
EM NOITE agradável no restaurante e casa de vinhos Oak Wine, Ana Karin Andrade dividiu mesa com este Repórter PH e o fotógrafo Matheus Ribeiro Costa. Ela degustou e elogiou muito a deliciosa massa servida na casa e que homenageia o titular desta coluna
EM NOITE agradável no restaurante e casa de vinhos Oak Wine, Ana Karin Andrade dividiu mesa com este Repórter PH e o fotógrafo Matheus Ribeiro Costa. Ela degustou e elogiou muito a deliciosa massa servida na casa e que homenageia o titular desta coluna

Sucesso do Zé Pereira na Aladi 2019
O Maranhão marcou presença na terceira macrorrodada de negócios entre empresas dos treze países da Aladi – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – além de outros países compradores convidados da América Central e do Caribe, voltada a potencializar e diversificar o comércio intra-regional.
A empresária e arquiteta Isabela Murad levou o biscoito crocante Zé Pereira, de fabricação genuinamente maranhense, para participar da feira.
O Zé Pereira foi selecionado entre 20 empresas brasileiras para a Missão Brasil-Colombia pela Apex Brasil, para apresentar o produto para compradores dos países da América do Sul e assim abrir mercado para exportação.
Além de estar presente entre as 20 empresas, a empresa maranhense é a única do norte-nordeste a estar presente na Expo Aladi, que começou no
dia 16 e termina hoje, na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.

Escola de Pais
Sempre antenada com as questões educacionais da atualidade, a Escola SESI Anna Adelaide Bello, promoveu nesta semana o 2º Encontro de “Escola de Pais”.
Desta vez, a pauta do encontro foi “Neurociência e comportamento: O impacto da tecnologia no sono e cognição de crianças e adolescentes”, ministrado pela especialista em inteligência emocional com MBA em neurociências e comportamentos pela PUC-RS, Maria de Jesus Silva.
Durante sua fala, a terapeuta ressaltou que crianças de até cinco anos de idade não devem passar mais de 60 minutos por dia em atividades passivas diante de uma tela de smartphone, computador ou TV.
A recomendação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertou ainda que bebês com menos de 12 meses de vida não devem passar
nem um minuto na frente de dispositivos eletrônicos.

Digitalizar
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz, e advogados militantes na Capital e em outras subseções do Maranhão conheceram os projetos “Digitalizar Já” e “Amigo do Judiciário: quero digitalizar”, apresentados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, com o objetivo de estimular a participação da classe dos advogados na digitalização de
processos físicos, contribuindo voluntariamente com a virtualização.
Os advogados podem contribuir com a digitalização dos processos físicos de seu interesse no âmbito do Judiciário estadual, repassando os arquivos em mídia digital para migração ao sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), onde passarão a tramitar eletronicamente, agilizando os atos processuais.
Segundo Thiago Diaz, a OAB-MA vai disponibilizar um espaço com
estrutura e pessoal para realização do trabalho na sede da Capital, além de apoiar e levar o projeto por meio de campanha para todas as 17 subseções da OAB no Maranhão.

Reviva Centro
Uma ação que só merece aplausos é o Reviva Centro, sucesso da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que oferece ao público uma programação cultural diversificada na área central de São Luís.
O programa, que tem contribuído com a revitalização do Centro Histórico da cidade, reúne os mais variados estilos musicais e atividades voltadas também para o público infantil.
A programação do Reviva Centro acontece às sextas e aos sábados e domingos. Neste fim de semana tem chorinho, jazz, Feirinha São Luís e recreação infantil.
Hoje, a partir das 18h, tem chorinho na Praça da Mãe d'Água, interpretado pelos instrumentistas Hugo Reis e Marcelo Marinho. Já no sábado, a partir das 17h30, se apresenta no Complexo Deodoro Jayr Torres Quarteto Jazz

Reviva Centro 2
Com o programa Reviva Centro, a gestão do prefeito Edivaldo Júnior tem oferecido à população e aos turistas uma programação gratuita que se estenderá até o fim do ano.
O objetivo é atrair a população de volta ao Centro Histórico, espaço que tem recebido grandes obras de revitalização durante a atual gestão.

15ª edição do Troféu Mirante
Tome nota: no próximo dia 21, segunda-feira, a equipe de Marketing do Troféu Mirante reunirá as 28 Federações de Esportes Maranhenses para apresentar os detalhes da 15ª edição, o novo regulamento, a inclusão da modalidade paraolímpico, o cronograma da edição comemorativa, os critérios de votação, entre outros. Também serão apresentados os jornalistas esportivos do Grupo Mirante para a comunidade esportiva presente.

TRIVIAL VARIADO

Foi alterada a data da edição do projeto “Conversa de Economista” que contempla a palestra de Antonio Augusto Ribeiro Brandão e o lançamento do seu novo livro, “Economia - Textos Selecionados”.

O evento permanece sendo na AMEI, ma no dia 19 de novembro. Brandão, como registrei ontem, menciona numa de suas crônicas o nome deste Repórter PH como “um dos seus caros alunos, na Escola de Administração Pública do Estado.

Neste ano, por lei, o teto de despesas do governo federal é de 1 trilhão e 340 bilhões de reais. Até junho, foram gastos 47 por cento. Nos três meses derradeiros, a jamanta costuma descer a ladeira com risco de perder o freio.

Em tempo: isso acontecendo, o endividamento subirá. De 1º de janeiro até ontem, a União pagou 428 bilhões e 170 milhões de reais em juros para rolar a dívida.

Segundo cálculos do ministro da Economia, Paulo Guedes, o Brasil gasta 700 bilhões
de reais com aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários. Tirando as despesas obrigatórias, restam ao governo federal 95 bilhões de reais para livre destinação.

O presidente Luciano Bivar aumentou de 101 para 159 o número de integrantes do diretório nacional do PSL.
Os novos são seus aliados na disputa com a família Bolsonaro. Pior ainda: parlamentares do partido estão obstruindo votações de interesse do governo.

Diretórios regionais do PSL devem quase 3 bilhões de reais à União por multas eleitorais aplicadas em função de irregularidades, envolvendo gastos em campanhas de candidatos.

DE RELANCE

Celso Magalhães na FeliS
O promotor de justiça e integrante do Programa Memória do Ministério Público do Maranhão, Washington Luiz Maciel Cantanhede, e o historiador e defensor público federal Yuri Michael Pereira Costa participaram, esta semana, da “Mesa: Celso Magalhães, o promotor público, 140 anos após sua morte”, realizada na Feira do Livro de São Luís (FeliS). Os trabalhos foram mediados pelo procurador-geral de justiça do MPMA, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

Celso Magalhães na FeliS 2
Yuri Costa é autor do livro “A flor vermelha: ensaio biográfico sobre Celso Magalhães (1849-1879)”, publicado em 2018, com base em seus estudos de doutorado. De acordo com o professor, outra obra sobre o patrono do Ministério Público maranhense deve ser lançada até o fim deste ano, com o aprofundamento de algumas questões estudadas durante o doutoramento. Segundo o historiador, a atuação de Celso Magalhães foi bastante ampla, sendo ele considerado o primeiro autor do folclore brasileiro.

Celso Magalhães na FeliS 3
Para quem não sabe, Celso Magalhães também produziu ensaios sobre arqueologia (especialmente sobre a região de Viana, na Baixada Maranhense), poesia, crônica e música. Boa parte dessa produção foi feita durante o seu período de estudos em Recife, entre 1869 e 1873. Foi lá, também, que Celso Magalhães teria sido muito influenciado pelo conceito de raça e pelo abolicionismo, apontado por Yuri Costa como sua principal característica como promotor público.

Celso Magalhães na FeliS 4
Sobre o “Crime da Baronesa”, caso célebre de atuação de Celso Magalhães, Yuri Costa o considera uma síntese do embate existente na época entre abolicionistas e escravagistas. Ele lembrou, ainda, que a Baronesa de Grajaú teve seu nome envolvido em outros casos de maus tratos a escravos anteriores. A lista de atos praticados por Anna Rosa Viana Ribeiro também foi citada pelo promotor Washington Cantanhede, que lembrou uma série de casos envolvendo Ana Rosa, alguns ocorridos 20 anos antes da morte do menino Inocêncio, vítima do “Crime da Baronesa”.

O MPMA na Feira do Livro
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) está fazendo história na 13ª Feira do Livro de São Luís. Única instituição do sistema de justiça presente na Feira, com stand e programação próprios, o MPMA está levando à sociedade informação, cultura e cidadania. As atividades incluem rodas de conversa sobre temas atuais como violência contra a mulher, educação e direitos das pessoas idosas e com deficiência; lançamento de livros; exposições; história do MPMA, dentre outros. A 13ª FeliS acontece até o próximo domingo, 20, no Multicenter Sebrae.

DVD Retrô de Márcia Fellipe
Uma das atrações do WS Sunset São Luis, a cantora Márcia Fellipe grava nesta sexta-feira, no palco do La Maison Coliseum, em Fortaleza, o projeto do seu novo DVD, “Márcia Fellipe Retrô”. A artista contará sua história passeando pelos singles que ficaram registrados em sua inconfundível e potente voz, durante passagens por diversas bandas do
gênero, e, também da sua carreira solo. A noite promete muita emoção em um ‘revival’ de presente para os fãs da manauara.

Sabores maranhenses
O Senac no Maranhão faz sucesso na Semana de Gastronomia Regional, em Brasília. O evento é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que a cada mês convida um estado para divulgar seus pratos na capital federal. O Maranhão já está em sua quarta participação. O Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, recebeu diversos parlamentares maranhenses para um almoço à base de arroz de cuxá, pescada ao molho escabeche, torta de camarão e vatapá.

Sabores maranhenses 2
Representando o Governo do Maranhão, o Secretário Estadual de Turismo, Catulé Junior, destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e o Senac. “O Senac é um grande parceiro nesse trabalho de difundir nossa cultura e nossa gastronomia, que é um importante instrumento turístico que nós temos. O Senac tem essa expertise, esse trabalho e é claro que nós tínhamos que vir aqui prestigiar a Instituição, pois essa é a parceria que nós queremos, que nós temos e que o Maranhão precisa”.

Para escrever na pedra:
“Estávamos juntos. Esqueci o resto do mundo”. De Walt Whitman, poeta e jornalista norte-americano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.