Lançamento

Nova edição para obra rara

Livro "A Setembrada", de Dunshee de Abranches estava esgotado há muitos anos e agora volta ao mercado com o selo da editora Café & Lápis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Capa "A Setembrada", de Nova edição para obra rara "A Setembrada", de Dunshee de Abranches
Capa "A Setembrada", de Nova edição para obra rara "A Setembrada", de Dunshee de Abranches (A Setembrada)

São Luís - Editado pela última vez em 1970, quando foram impressos apenas 500 exemplares, o livro “A Setembrada”, de Dunshee de Abranches, ganha agora nova edição, desta vez por meio de editora Café & Lápis. O lançamento da obra será hoje, às 19h15, na Feira do Livro de São Luís (FeliS). Na ocasião, o historiador e professor Claunísio Amorim Carvalho, que ao lado de Germana Carvalho responde pela edição do livro, proferirá palestra alusiva à obra.

Já em domínio público, o livro é importante quando se trata de história do Maranhão no século XIX. Prova disto é que o romance histórico era bastante procurado por estudantes e pesquisadores que agora podem ter acesso à obra. “Este livro se tornou, nas últimas décadas, uma obra rara e cara, daí por que a presente edição, mais acessível, adquire importância no meio acadêmico e entre os leitores em geral”, destaca Claunísio Carvalho.

“A Setembrada” narra os eventos desde a Independência (1822-1823) até a chamada Revolução Liberal de 1831 no Maranhão e seus desdobramentos. Escrito em 1931, no ano do centenário do motim revolucionário, o livro, entretanto, só veio a público em 1933. O motim ocorreu como consequência de disputas anteriores entre os chamados portugueses e brasileiros, desde a Independência, e tomando grande proporção após a Abdicação de D. Pedro I ao trono, em 1831.

Em seu romance, Dunshee de Abranches percorre na primeira e segunda partes do livro, sobre a década de 1820 e se concentra no evento na terceira parte da obra. Dá ainda, ao leitor, o panorama da situação política em Portugal, que corria simultaneamente e tinha reflexos diretos na política do Brasil e do Maranhão.

Movimento

Claunisio Carvalho explica que a Setembrada reuniu populares e militares sob a bandeira liberal (republicana e federalista) no Campo de Ourique no dia 13 de setembro de 1831. À frente da revolução liberal, entre outras figuras, estavam dois jovens, que assumiram o protagonismo com seu carisma e discursos inflamados: Frederico Magno de Abranches (este, tio de Dunshee de Abranches), professor e depois parlamentar e diplomata, e o publicista José Cândido de Moraes e Silva (1807-1832), diretor do jornal Farol Maranhense.

A aborda ainda eventos históricos e políticos do período, no Maranhão, inclui figuras públicas como Odorico Mendes, Sotero dos Reis e João Lisboa, fala da cidade de São Luís e seu contexto social e cultural. No entanto, Claunísio Carvalho alerta que leitor deverá tomar alguns cuidados. “Por se tratar de um romance histórico, é de se esperar que o autor encadeie eventos históricos com cenas de pura imaginação, o que é perfeitamente comum nesse gênero literário”.

Hoje, também na Feira do Livro de São Luís, o historiador promove o relançamento de “Poesia Completa”, de Raimundo Correia. A obra, que também leva o selo da Café & Lápis, quatro livros do poeta maranhense em um único volume. Este relançamento ocorre após a palestra “Raimundo Correia: 160 anos”, proferida por Claunísio Carvalho, às 17h.

Serviço

O quê

Lançamento da nova edição do livro “A Setembrada”, de Dunshee de Abranches

Quando

Hoje, às 19h15

Onde

Feira do Livro de São Luís, Casa do Professor – Cohafuma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.