Cidadania

Diplomados prefeito e vice-prefeito criança de São Luís

Diplomação fez parte do projeto "Prefeito Criança", parceria da Prefeitura e TRE/MA

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Víctor Cazuza Nascimento e Lucas Nascimento Silva são diplomados
Víctor Cazuza Nascimento e Lucas Nascimento Silva são diplomados (diplomados)

Em um momento que demonstrou o incentivo à cidadania já na fase infanto-juvenil, dois adolescentes de 13 anos foram diplomados, na tarde dessa quinta-feira, 17, no Tribunal Regional do Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), na capital maranhense, como parte do projeto “Prefeito Criança”, que está em sua segunda edição. Na ocasião, Víctor Cazuza Nascimento e Lucas Nascimento Silva, de 13 anos, receberam a faixa como prefeito e vice-prefeito de São Luís, respectivamente. Ambos são alunos do 7º ano da Unidade de Ensino Básico (UEB) Ana Lúcia Chaves Fecury, que fica na região do São Bernardo.

A diplomação começou por volta das 17h, com a presença de várias autoridades, como o prefeito e vice-prefeito de São Luís, respectivamente, Edivaldo Holanda Júnior e Júlio Pinheiro; Camila Holanda, primeira-dama de São Luís; desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente do TRE/MA; Moacir Feitosa, secretário Municipal de Educação, e Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís. Após o Hino “Louvação a São Luís”, os eleitos como prefeito e vice-prefeito de cada uma da cinco escolas selecionadas para o projeto receberam medalhas.

Por fim, Víctor e Lucas receberam as faixas, que foram colocadas nos alunos pelo desembargador Cleones, o prefeito Edivaldo Holanda e Osmar Filho. Os dois adolescentes permanecerão no cargo por um ano, que é o tempo do mandato. A gestão não é apenas simbólica, pois os meninos atuarão com o Poder Legislativo municipal para promover avanços na cidade.

“É uma felicidade muito grande. Eu não consigo acreditar. É um momento importante. Eu agradeço, primeiramente, a Deus, depois à minha família, professores, jurados”, declarou Víctor Cazuza. “Eu também estou muito feliz e agradeço a Deus por esse momento glorioso. Quando fui anunciado, eu quase não acreditei”, comentou Lucas Silva. O “prefeito” e “vice-prefeito” de São Luís estavam acompanhados de seus familiares e amigos na cerimônia de diplomação.

Para Edivaldo Holanda, o projeto mostra que uma ideia simples se transforma em uma grande ação, com o intuito de promover o crescimento emocional, social, psicológico e emocional de crianças e adolescentes. “É um projeto da mais alta relevância. Eles participarão ativamente das decisões em prol da cidadania, quando compreenderão o funcionamento dos Três Poderes”, expressou o prefeito de São Luís.

O projeto
Cinco escolas públicas participaram do projeto, sendo elas a UEB Menino Jesus de Praga; UEB Maria Rocha; UEB Maria José Vaz dos Santos; UEB Galileu Clementino Ramos e UEB Ana Lúcia Fecury. Na primeira etapa, que aconteceu em outubro do ano passado, ocorreu um processo de eleição dentro das unidades de ensino, sendo que os alunos tiveram a oportunidade de debater a temática. Já o segundo turno se caracterizou pela cerimônia ocorrida no TRE/MA, quando houve a apresentação das propostas dos alunos.

Em seguida, ocorreu a escolha, dentre os membros de cada escola, para os cargos de prefeito e vice-prefeito criança. A última fase é a diplomação dos eleitos. Na primeira edição do projeto, os vencedores foram Thiago Cutrim e Kimberly Soari, da UEB Maria Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.