FeliS

13ª Feira do Livro de São Luís tem vasta programação neste fim de semana

Neste sábado (19) o escritor paraibano Milton Marques Junior realiza conferência; iniciada dia 11 de outubro, evento tem atraído grande público ao Multicenter Sebrae; programação segue com palestras e lançamentos de livros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
FeliS se encerra neste domingo, e traz vasta programação no fim de semana
FeliS se encerra neste domingo, e traz vasta programação no fim de semana (FeliS)

Em ritmo de intensa programação, desde o último dia 11 de outubro, a 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), tem atraído um grande público até o Multicenter Sebrae, local onde está sendo realizado o evento. São cerca de 600 atividades programadas, gratuitas, com conteúdo para todos os gostos. Já consagrado no calendário anual da cidade, o evento traz uma programação diversificada neste sábado (19) e domingo (20), último fim de semana da Feira.

No sábado (19), às 19h, o escritor paraibano Milton Marques Junior realiza a conferência 'O Mulato e suas duas edições', no Auditório Aluísio Azevedo, com mediação de Sebastião Moreira Duarte. Já no Café Literário, às 15h30, Sérgio Luís e Sônia Schmidt fazem um bate-papo literário com tema 'Entre Cesar e Deus' e mediação de Hélio Ricardo. Em seguida, às 17h, será com Mundinha Araújo e Lourival Serejo, sobre 'O Mulato e sua contribuição para a campanha do abolicionismo', com mediação de Alberto Júnior. O Café ainda recebe bate-papo e lançamento do livro 'A Fazenda Bacazinho', por Nonato Reis, às 19h30.

Também serão lançados os livros 'Incorporação e compartilhamento do desejo: notas sobre corporalidades e o caráter associativo entre travestis em São Luís - Maranhão', por Juciana de Oliveira Sampaio; 'Digo te amo pra todos que me fodem bem', por Seane Melo; 'Caixa de raiva', por Tonny Araújo; 'Fazendo e desfazendo gêneros', por Juciana de Oliveira Sampaio, Allyson Andrade Perez, Marília Milhomen Moscoso, Nilvanete Gomes de Lima, Rarielle Rodrigues Lima, Sandra Maria Nascimento de Sousa e Tânia Maria Silva Rego; 'Contos e lendas da terra do sol', por Marco Haurélio e Wilson Marques; e 'Água de beber', por Raimundo Nonato Medeiros. Todos na Casa do Escritor, a partir das 15h.

Na Casa do Professor, das 14h às 18h, acontece a oficina 'Escrita Criativa e Afetiva', com Milena Carvalho, professora, escritora, cineasta, arquiteta e urbanista. Às 18h30 terá a roda de conversa 'Letramento racial e trajetória de vida', com a professora aposentada e ativista do Rio de Janeiro, Diva Guimarães, e Diane Sousa, do Instituto Formação, com mediação da Fundação Vale.

Criança
Para a criançada, no Auditório FeliS tem contação de história a partir das 15h, com 'Tapete contos', da Tapete Criações Cênicas; 'Eu conto e você encanta', por Rosana Fernandes e 'Baú de história', pelo Xama Teatro. Às 18h30 será lançado o livro 'O Desprincesamento', por Juliana Duarte. No Espaço Criança Semed I - Educação Infantil, das 15h às 18h tem Baile à fantasia, seguido de Festa Literária e Oficina de Libras para crianças. E no Espaço Criança Semed II - Ensino Fundamental, tem leitura, jogos e brincadeiras, pinturas no rosto, hora do conto, brincando com provérbios populares e adivinhas. Às 17h, será a vez de 'Roda das Flores', com Danças circulares sagradas, voltada para o público infantil, com a focalizadoras Maria Tereza Nunes Trabulsi e Waldenira Baima.

Nos Carros Biblioteca I e II tem visita com atividades de pintura e leitura livre, a partir das 15h, além de jogos e brincadeiras de amarelinha, dama, jogo da velha, dominó e jogo da memória e visitação pelo Carro Biblioteca. No Cine FeliS I, acontece o CineSesc, com Sessões de Curtas a partir das 14h, com classificação livre. Às 16h tem o filme 'O galo de San Victor', com direção de Pierre Greco, e depois 'A história da cabra - queijo de cabra', com direção de Jan Tománek. No Espaço Sesc de Leituras terá oficina de Marcador de Páginas e Porta Canetas, das 15h30 às 17h30.

No Espaço Juventude - Victor Fontenelle, a partir das 8h, tem Aulão do Enem. A tarde acontece a oficina 'ECA, Mais que uma Lei!!', com as facilitadoras Erica Gomes, Rita Oliveira e Nelma Silva. Às 14h, haverá a roda de conversa 'As comunidades quilombolas e seus espaços territoriais no cenário nacional', com Ilton Jorge do Fórum Municipal de Juventudes de São Luís. Em seguida, volta o Aulão do Enem até às 20h (continua domingo), encerrando com a apresentação cultural 'Boi Estrelinha da Cohab', de Paulo Trindade.

Mulher
No Espaço Mulher, a partir das 10h tem a palestra 'Saúde da Mulher' com Katrine Cançado, Ginecologista e Obstetra/ Residente em Mastologia. A tarde haverá roda de conversa sobre 'Leitura, trajetória de vida e território', com Geraldo Prado, da Biblioteca Comunitária Paiaiá na Bahia, Claudileude de Jesus Silva, da Ilha Literária - Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís, Pedro Filho, da Estação Conhecimento de Arari e Rita Moreira Santos, do Avante | Educação e Mobilização Social, com mediação de Raiana da Associação Escola Aprendiz.

Também haverá oficina de artesanato ministrada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC) e Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM SLZ). As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Casa da Mulher Brasileira e Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM SLZ).

Às 18h tem a intervenção no Espaço Aberto 'Performance poética: procissão dos ossos', pela Casa do Sol. O Palco Livre FeliS fica aberto para quem queira declamar algum poema, ler trecho de livros ou fazer alguma programação que não esteja na programação. Às 17h acontece no local a performance poético-teatral 'Que país é este?', com alunos do Centro de Ensino Maria José Aragão. Em seguida tem o espetáculo teatral 'O Auto da compadecida', com o Grupo de teatro Criamor e apresentação de dança com o ritmo lambada, por Phil Control.

Na Sala Professor Machadinho tem o I Seminário de Educação Matemática da Semed São Luís (SEMASS). Às 17h tem Relato de experiência: 'O ensino de matemática e a formação docente: o que nos diz o projeto pedagógico de uma IES', com o Prof. Mestre Gilvan Azevedo dos Santos. A sala recebe também a palestra 'Ensino de Matemática na perspectiva da educação inclusiva: concepções docentes frente ao trabalho pedagógico', com o Prof. Esp. Helismar Santos; e 'Tendências em Educação Matemática: o que pesquisar', com Prof. Dr. Antonio Silva, Prof. Dr. André Bogéa, Prof. Mestre Mauro Guterres, Prof. Dr. Raimundo Santos de Castro e Profª. Drª. Waléria Soares. A Extensão FeliS leva programação artística às 9h para a Comunidade Vila Dom Luis, com contação de história "Eu conto e você encanta" por Rosana Fernandes.

Para encerrar o evento, no domingo (20), o artista maranhense Joãozinho Ribeiro faz o show '40 anos de música'. O artista se apresenta após a cerimônia de encerramento, que será às 18h30, no Auditório Aluísio Azevedo. Na programação deste domingo, haverá ainda bate-papo literário com o tema Instituto Histórico de Guimarães - IHGGuimarães, às 15h30. A mediação é de Osvaldo Gomes e Agenor Gomes. Às 17h30, Paulo Rodrigues mediará "Academia Poética Brasileira - APB), com performance de Domingos Tourinho - Trechos de Aluízio Azevedo.

SAIBA MAIS

A programação da 13ª Feira do Livro de São Luís pode ser conferida no site oficial da Feira: www.feiradolivrodesaoluis.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.