Cidades | Infrações

Número de multas por condução de motocicletas sem capacete é alto

Aumento da frota, que hoje soma 871.819 motocicletas, registradas até março deste ano, no Maranhão, gera também aumento no número de acidentes; na Grande São Luís, 139 condutores foram multados por conduzir sem capacete
Ismael Araújo / O Estado17/10/2019
Além do excesso de passageiros, nenhum usa capacete, configurando infrações

As motocicletas representam mais de 50% dos veículos que circulam no estado, segundo dados do Departamento do Trânsito do Maranhão (Detran-MA). No Maranhão, há 5,7 motocicletas para cada condutor habilitado, uma vez que 871.819 motocicletas haviam sido registradas até março deste ano. O aumento da frota desse tipo de veículo acaba ocasionando o crescimento dos acidentes de trânsito, de acordo com a polícia, por motociclistas imprudentes. Existem, pelo me­nos, duas infrações cometidas por motociclistas que integram o ranking das mais frequentes durante este ano na Grande Ilha. Uma delas é de conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete de segurança, enquanto, a outra é conduzir esse tipo de veículo transportando passageiro sem capacete, conforme dados do Detran-MA.

Os dados mostram ainda que somente este ano houve o registro de 139 ocorrências de infração de conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem o uso de capacete na Ilha, sendo 122 destas infrações aconteceram na capital maranhense, 11 casos, em São José de Ribamar; três, em Paço do Lumiar; e três casos no município de Raposa. Em todo o ano passado, foram 181 casos desse tipo de infração no trânsito.

O instrutor de trânsito de uma autoescola da capital William dos Santos ressaltou que o motociclista que não usa o capacete está colocando a própria vida em risco, além de estar cometendo uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Pela infração. ele é penalizado com multa de R$ 191,54 e pode ter suspenso o direito de dirigir na cidade.

William dos Santos ainda informou que o motociclista que transita sem a viseira ou óculos de proteção e até mesmo com a viseira levantada também está cometendo um tipo de infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e tendo a suspensão direta do direito de conduzir o veículo.

Nem condutor, tampouco passageiros usam capacete

Importância do capacete
O instrutor de trânsito afirmou que o capacete é o equipamento que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impacto contra a cabeça do usuário no caso de um acidente. Há estudos que mostram que o uso deste equipamento pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e mais de 65% das fraturas da face.

Ele ainda frisou que o capacete somente é eficaz e eficiente, quando é utilizado corretamente. Esse equipamento deve estar afivelado e tendo seus acessórios e complementos. “É de suma importância observar se há nesse equipamento o selo do Inmetro, pois confere que foi testado e deve ser utilizado o capacete fechado, para proteger toda a cabeça”, alertou o instrutor de trânsito.

As viseiras fazem parte do capacete e possuem a função de proteger os olhos, assim como a parte da face, contra os impactos de chuva, poeira, insetos e até mesmo os detritos jogados por outros veículos. “Em velocidade, o impacto de um pequeno objeto ou inseto pode causar estrago na visão do motociclista, além de provocar acidentes no trânsito”, explicou William dos Santos.

Infração
O Estado
circulou durante o período da manhã de ontem na cidade e constatou alguns motociclistas transitando sem a viseira, na Avenida da Camboa, dos Franceses e Luiz Rocha, no bairro São Francisco e nas principais vias da cidade de Raposa. Ainda foram verificados motociclistas transportando passageiros sem capacete.

Acidente
Somente neste mês, cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito na Região Metropolitana de São Luís, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Um desses casos teve como vítima o motociclista João Pedro de Oliveira Lisboa, de 18 anos.

De acordo com a polícia, o jovem conduzia uma motocicleta, de marca e placa não identificadas, na madrugada do último dia 9, perdeu o controle do veículo e colidiu com um poste de iluminação pública, no Parque Vitória, em São José de Ribamar.

A vítima sofreu fraturas na cabeça e morreu no local. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado. Há informações que a vítima estava utilizando o capacete de forma incorreta, mas o fato está sendo investigado pela Delegacia de Acidente de Trânsito (DAT), no Centro.

FALA, POVO!

As leis do Código de Trânsito Brasileiro deveriam ser mais rigorosas?

.


“As leis devem ser rigorosas de fato, principalmente no trânsito, devido a estarmos tratando de vidas”
Ana Cláudia Cordeiro, 42 anos – doméstica

.

“Leis rigorosas resultam em segurança, e o trânsito não é brincadeira”
Ruan Costa, 27 anos – frentista

.


“Leis rigorosas são sinônimo de segurança, e o trânsito deveria ser pauta de aula escolar”
Gustavo Lisboa, 18 anos - estudante

NÚMEROS

871.819 motocicletas foram registradas até março deste ano no Detran-MA
139 infrações por conduzir motocicletas sem o uso de capacete na Grande Ilha este ano
122 infrações por conduzir motocicletas sem o uso de capacete só na capital, São Luís
11 infrações em São José de Ribamar; três em Paço do Lumiar e três em Raposa

SAIBA MAIS

Muitos condutores acreditam que a “perda” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ocorre apenas quando se acumula 20 pontos no prontuário no período de um ano, mas, existem algumas infrações de natureza gravíssima que quando cometidas podem levar a cassação do direito de dirigir. São elas:

  • Flagrante de embriaguez ao volante
  • Forçar passagem na contramão
  • Omissão em acidentes
  • Pilotar sem equipamentos adequados
  • Trafegar com a luz apagada
  • Velocidade acima da permitida
  • Furar uma blit
  • Fechar via

CTB

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito do Brasil, fornece diretrizes para a engenharia de tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.

NOTA DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realiza, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, ações permanentes de conscientização ao respeito às leis de trânsito. Nessas ações, os motociclistas são alertados sobre os cuidados que devem ter no trânsito, como:

Uso do capacete
Obrigatório para piloto e garupa, o capacete minimiza as chances de ferimentos graves em um acidente. Ele deve estar devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada.

Usar calçados e roupas resistentes
Por andar mais exposto, usar vestuário com tecido mais grosso protege melhor o motociclista. Nada de chinelos ou sandálias.

Uso do celular
O celular pode ser utilizado como GPS, acoplado por meio de suporte no guidão da moto. Contudo, só pode ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado.

Trafegar no corredor
A legislação federal de trânsito não proíbe a circulação de motos nos chamados corredores. Porém, o piloto precisa guardar distância segura lateral e frontal entre os demais veículos, considerando a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e climáticas.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte