Questão ambiental

Manchas de óleo voltam a ser vistas na costa do Nordeste

Equipe do Globocop constatou a existência de óleo em trechos do litoral pernambucano. Até o momento, Ministério do Meio Ambiente não confirmou a origem da mancha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(Manchas de óleo voltaram a ser vistas no litoral do Nordeste)

Manchas de petróleo voltaram a ser vistas em Pernambuco. Durante voo realizado na tarde desta quinta-feira (17), o Globocop - aeronave da Rede Globo - sobrevoou a costa pernambucana e avistou a substância no mar, na altura de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul.

Horas depois, as manchas chegaram a algumas áreas na areia da praia, em São José da Coroa Grande. Um dos pontos em que o óleo foi achado fica nas proximidades do Restaurante Castelinho.

Ontem, o ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles, disse que o registro de óleo na costa é "sem precedentes". Segundo ele, a falta de origem da fonte do vazamento dificulta o controle da mancha. “O problema é que é um caso sem precedentes, e a origem do óleo é desconhecida. Já se sabe que o óleo não é brasileiro, que tem provavelmente origem venezuelana, mas não se sabe como ele vazou para o litoral brasileiro. Isso dificulta, portanto, medidas de contenção", afirmou à revista Exame.

Membros da bancada maranhense protocolaram pedido na direção da Câmara dos Deputados de criação de uma comissão externa para acompanhamento das investigações no caso. Até o momento, cinco pontos do litoral maranhense foram constatados com manchas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.