Procissão dos Ossos

Cortejo artístico na rua com música e poesia

"Procissão das Almas" acontece hoje, às 17h30, com largada da Praça da Faustina, na Praia Grande; performance será encenada por atores da Casa do Sol Cia. de Artes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Procissão dos Ossos relembra lenda de São Luís
Procissão dos Ossos relembra lenda de São Luís (Procissão dos Ossos )

São Luís - A companhia Casa do Sol Cia. de Artes apresenta hoje, às 17h30, o cortejo “Procissão das Almas”, com direção de Urias de Oliveira, no Centro Histórico de São Luís, com a participação de 7 atores caracterizados de personagens ligados à história e às lendas de São Luís. O cortejo terá início na Praça da Faustina e ser´á finalizado em frente ao Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

O cortejo será embalado por música e poesias de autores maranhenses. “Esse cortejo foi apresentado há uns dois anos e agora estamos retomando a montagem. A ideia é mostrar o ouro lado do cartão-postal da cidade, ou seja, o outro lado da história de alguns personagens, como Ana Jansen e a Baronesa de Grajaú”, disse C’ayu Hernandez, que dá vida à Baronesa de Grajaú.

A procissão é baseada em uma lenda urbana da capital maranhense, conhecida como “Procissão das Almas”. A performance teatral, que será apresentada também amanhã, às 15h, e sábado, às 18h, na Feira do Livro de São Luís, apresenta a lenda urbana composta por personagens que fazem parte da história da São Luís antiga.

O cortejo artístico remonta à São Luís do século XIX. Instituída inicialmente em Portugal no ano de 1498, pelo rei Manoel, a pedido da Irmandade da Misericórdia, a procissão tratava-se de um recolhimento solene dos restos mortais dos executados em praça pública para que fossem velados adequadamente. Em meados de 1850, em São Luís, a procissão ganhou um caráter alegórico na exteriorização da fé católica, expressando, na figura dos que já se foram, o louvor e a gratidão pela vida, algo ignorado pelos que vivo estão.

Serviço

O quê

Procissão dos Ossos

Quando

Hoje, às 17h30

Onde

Centro Histórico de São Luís

Evento com participação livre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.