Literatura

Uma história de sabedoria e gratidão

Livro infantojuvenil "Pitoco", de Márcia Montenegro e Priscila Trindade, será lançado amanhã, às 17h, na Feira do Livro de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
A autora Márcia Montenegro
A autora Márcia Montenegro (Pitaco )

São Luís - As escritoras Márcia Montenegro e Priscila Trindade lançam, amanhã, às 17h, no estande do Ministério Público na Feira do Livro de São Luís, no Multicenter Sebrae (Cohafuma), o livro infantojuvenil “Pitoco”, obra bilíngue que, por meio de rimas, conta a história de um menino cheio de si, que não se permite ser ensinado por ninguém, pois acredita que já sabe tudo. Antes do lançamento, haverá contação de história com as escritoras, sobre o tema “Pitoco e o valor de cada um”, no Espaço da Criança.

Na obra, o menino Pitoco, sem Wi-Fi e perdido no meio da floresta, não pode contar com a tecnologia do “copiar” e “colar”. Sem nunca ter se preocupado em adquirir habilidades cognitivo-emocionais que o ajudassem a lidar com as adversidades da vida, ele só pode contar com a ajuda da coruja e da formiguinha, personagens representativas de valores como a sabedoria, empatia, humildade, bondade e gentileza. Ao reconhecer suas próprias fragilidades, finalmente descobre que problemas podem ser oportunidades “camufladas” e encontra em si a força necessária para pedir ajuda e demonstrar gratidão.

Para Márcia Montenegro, lançar um livro infantojuvenil no estande do Ministério Público e na 13a edição da Feira de Livros de São Luís é, a um só tempo, uma honra e uma oportunidade de dar visibilidade à literatura genuinamente ludovicense e iniciativas como essa aproximam leitores e escritores e tornam a experiência da leitura algo vivo, pulsante e sensorial.

“Ver o próprio autor contar a história escrita em livros que as crianças seguram em suas mãos é um momento marcante na vida literária de quem conta e de quem ouve e lê. Democratizar e incentivar a leitura tem como resultado não somente o aprimoramento do vocabulário, do raciocínio crítico-interpretativo, da compreensão da linguagem e do incremento na comunicação, mas permite que uma nova geração de leitores e escritores surja, dando continuidade ao mágico universo dos livros”, disse Márcia Montenegro.

De forma instigante e divertida, o livro “Pitoco” faz o convite lúdico a várias reflexões. Márcia Montenegro é autora do romance “A Rosa Silvestre” (já na terceira edição) e da obra infantojuvenil “O valor de cada um”, que tem sido adotada em várias escolas públicas e particulares de São Luís. Jurista, coralista, bailarina e contadora de histórias, ela encontrou nas artes o que chama de seu “jardim secreto”.

A coautora, Priscila Abreu Trindade, por sua vez, é coordenadora pedagógica e professora. Educadora apaixonada pela desafiadora Pedagogia Waldorf, faz da arte de contar histórias uma ferramenta lúdica para o aprendizado. Com Pitoco, faz sua estreia no mundo na Literatura.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Pitaco”

Quando

Amanhã, às 17h

Onde

Feira do Livro de São Luís, no Multicenter Sebrae (Cohafuma)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.