Dia do Professor

Professores fazem a diferença na busca pela qualificação profissional

''É Tempo de Educação'' é um programa que consiste em promover a qualificação profissional de funcionários no próprio ambiente de trabalho; colaboradores, com idades entre 34 e 56 anos, já foram alfabetizados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Receptividade do programa na empresa foi boa, e  funcionários se empolgaram com aprendizado
Receptividade do programa na empresa foi boa, e funcionários se empolgaram com aprendizado (águas de Timon)

Timon - O professor tem o poder de transformar vidas por meio da educação. Ao adquirir conhecimento, o aluno se torna cada vez mais capaz de atingir o tão sonhado sucesso profissional e pessoal. A melhor parte é que não tem hora nem idade para buscar a capacitação. Na semana em que se comemora o Dia do Professor, 15, uma iniciativa chama atenção, em Timon, onde funcionários aproveitam as horas vagas para potencializar o processo de aprendizagem e os professores são os principais atores que fazem a diferença na busca por novas possibilidades.

É o que acontece na Águas de Timon, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município maranhense. A empresa realiza o programa “É Tempo de Educação”, que consiste em promover a qualificação profissional de seus funcionários no próprio ambiente de trabalho. Os colaboradores, com idades entre 34 e 56 anos, foram alfabetizados e buscaram mais: eles estão concluindo o ensino fundamental e já focam no ensino médio.

“Eu acompanho os alunos desde o início do programa, em 2016. Então, vejo que eles desenvolveram bastante e que, apesar das dificuldades e do cansaço após um longo dia de serviço, eles não desistiram de seus sonhos. São situações como essa que nos estimulam a continuar trilhando esse caminho da educação e partilha de conhecimento”, declara a professora de história e geografia, Elimar Barbosa.

Até a temida Matemática vira fácil quando há troca de conhecimento entre alunos e professor. “Eu já havia trabalhado com a modalidade de jovens e adultos em escolas públicas, mas a experiência de ministrar aulas aos colaboradores é nova e diferente. Eles têm conhecimento de vida, então fica fácil inserir o conteúdo de matemática em situações cotidianas. A melhor parte é que eu também aprendi muito com eles”, avalia a professora Clausionete Carvalho.

Os alunos reconhecem o esforço dos professores e a qualidade do ensino. “Nós tivemos aulas com profissionais dedicados e que acreditavam na gente. Alguns dias eram mais difíceis, mas os professores estavam lá incentivando a gente a não desistir”, relembra o agente comercial da Águas de Timon, Manoel Santos, de 56 anos.

O ‘É Tempo de Educação’ é uma iniciativa da Águas de Timon, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), que promove aulas diárias após o expediente para os colaboradores da concessionária, sem custo adicional aos funcionários. A ação também faz parte da Academia AEGEA, uma ferramenta de formação continuada que incentiva a qualificação e a melhoria da performance das equipes.

Para a coordenadora de RH da concessionária, Bárbara Melo, o benefício é mútuo para os colaboradores e para a empresa. “Com o conhecimento, os funcionários estão mais qualificados para exercer variadas funções no grupo. Assim, a gente ganha profissionais mais capacitados e eles ganham oportunidade de promoção e crescimento na concessionária”, avalia.

O agente comercial, Francisco Oliveira, de 48 anos, analisa o programa. “Eu só estudei até a sexta série do ensino fundamental e voltei à sala de aula após 30 anos, por causa do ‘É Tempo de Educação’. Quando a Águas de Timon me deu essa oportunidade, eu agarrei com unhas e dentes, porque queria mais conhecimento, e agora eu não vou parar. Sempre vou buscar mais e mais”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.