Edifício Andrea

Prédio residencial desaba em Fortaleza e deixa feridos

Segundo bombeiros, pelo menos nove vítimas foram resgatadas com vida; governador falou em nove desaparecidos sob escombros. Ruas no entorno do edifício foram isoladas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Imagens de drone mostram destroços de prédio que desabou na manhã de ontem na cidade de Fortaleza
Imagens de drone mostram destroços de prédio que desabou na manhã de ontem na cidade de Fortaleza (Divulgação)

FORTALEZA - O prefeito da cidade de Fortaleza (CE), Roberto Cláudio, manifestou apoio aos familiares e vítimas do desabamento do Edifício Andrea e prometeu que a sociedade terá uma “resposta clara a respeito das responsabilidades de pessoas envolvidas no acidente”.Segundo ele, órgãos de fiscalização urbana não tinham nenhuma informação sobre obras em andamento no edifício.

Um boletim divulgado no fim da tarde de ontem pelo Corpo de Bombeiros listou: 9 resgatados com vida (seis deles já identificados) e9 desaparecidos (reclamados pelas famílias)

O governador Camilo Santana afirmou por volta das 18h de ontem que não havia até o momento confirmação de nenhuma morte - diferentemente do que havia sido informado mais cedo em nota oficial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e também pelos bombeiros. Não foi esclarecida a razão da divergência.

Equipes de resgate e a Defesa Civil trabalham no local com a ajuda de cães farejadores e drones, para a localização de pessoas soterradas. Onze ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem o deslocamento de vítimas para o Instituto Doutor José Frota, hospital que recebe as vítimas do acidente. Segundo o prefeito, há equipes de psicólogos e assistentes sociais para apoio dos que aguardam notícias. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, um óbito foi confirmado.

Este é o segundo caso de desabamento na capital cearense. No início de junho, outro condomínio residencial sofreu danos estruturais em um desabamento parcial, e foi demolido pela prefeitura. O prédio ficava no bairro de Maraponga.

Governo estadual

Em publicação no Facebook, o governador do Ceará, Camilo Santana, informa que determinou o uso de toda a força operacional do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Samu e de todos os órgãos estaduais que possam colaborar no socorro às vítimas do desabamento.

"Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate. Além das ações efetivas das nossas forças de segurança, façamos uma corrente de oração para que as vidas sejam salvas", escreveu o governador.

Desabamento

Testemunhas relatam que viram moradores dentro do edifício Andrea no momento do desabamento. Logo após a construção ruir, pessoas foram vistas correndo para longe do condomínio. A nuvem de poeira formada pela queda do prédio pode ser vista no vídeo acima.

Uma ex-moradora do prédio contou que a construção tem mais de 40 anos e passava por reforma. A estrutura tinha sete andares e dois apartamentos por andar, segundo ela.

Um vídeo feito no condomínio na segunda-feira,14, mostra a situação precária das colunas de sustentação do edifício. Segundo testemunhas, o prédio estava em obras. Em um grupo de WhatsApp, moradores relataram preocupação com reforma realizada no local.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Emanuel Maia Mota, afirmou em entrevista à BBC News Brasil que foi registrada, segunda, 14, Anotação de Responsabilidade Técnica informando uma reforma no Edifício Andrea.

De acordo com Maia, a anotação entrou ontem nos registros do Crea-CE em nome de um engenheiro que informava que uma reforma seria executada no prédio, sem especificar em que área seria esta obra.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), no entanto, afirmou em nota que não encontrou nenhum registro de atividades de arquitetura cadastrado no Sistema de Informação do Conselho para o endereço do prédio.

"Caso o prédio estivesse em obras", como relatam moradores, "deveria haver um profissional habilitado responsável, arquiteto ou engenheiro", diz a entidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.