Poemas e Poesias

Jovem acolhida por Cras lança livro na 13ª FeliS

Neusilene Carvalho Reis é autora de ''Poemas e Poesias: Lembranças da Minha Juventude'', lançado na segunda-feira, 14

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
No Cras, Neusilene foi incentivada a escrever e lançou seu livro
No Cras, Neusilene foi incentivada a escrever e lançou seu livro (livro)

O livro “Poemas e Poesias: Lembranças da Minha Juventude”, lançado na tarde de segunda-feira (14), na 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), expressa a vida, sentimentos e o cotidiano de Neusilene Carvalho Reis dos Santos, 39 anos, atendida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A autora é acompanhada desde 2014 pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região da Liberdade.

"É com muita alegria que participamos deste momento. O talento Neusilene já tinha. O papel do Cras foi incentivar o desenvolvimento de sua capacidade literária e através de um atendimento sério contribuir para o seu empoderamento. Esse momento é ím­par e mostra como podemos fazer a diferença com uma política comprometida com quem realmente precisa", exaltou a secretária Andréia Lauande, da Semcas.

Na obra “Poemas e Poesias: Lembranças da Minha Juventude”, a escritora traz memórias da sua vida, destacando as experiências da juventude. Neusilene afirma que sempre gostou de poesia e começou a escrever aos 15 anos. Contudo, não imaginou que essa prática pudesse chegar a esse momento.

"Eu sou muito agradecida a to­dos que me ajudaram a chegar até aqui: família, amigos, Senai e Cras. Eu cheguei ao Cras Liberdade me sentindo incapaz de realizar qualquer coisa. Fui encaminhada pela equipe para realizar o curso de auxiliar administrativo no Senai e, além do apoio, recebi o incentivo para continuar a escrever e correr em busca desse sonho", comemora.

Neusilene chegou ao Cras em um momento difícil de sua vida. Diante de um contexto emocional complexo, tristeza profunda, dificuldades de interagir com familiares e comunidade e nenhu­ma perspectiva de superação dos desafios que enfrentava, ela foi inserida no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que desenvolve atividades com o objetivo de apoiar as famílias, prevenir a ruptura de laços, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Dentro do PAIF, Neusilene passou a participar das oficinas, palestras e reuniões. O lançamento contou com a participação de familiares e equipe técnica do Cras Liberdade - unidade responsável por instigar e encorajar Neusilene dos Santos a colocar no papel por meio da poesia parte da sua história. O município de São Luís tem 20 Cras distribuídos nas diversas regiões da cida­de.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.