Fábrica

Alliance Química lança pedra fundamental

Nova fábrica de cloro será construída em Codó, com investimento da ordem R$ 40 milhões e terá financiamento parcial do Banco do Nordeste do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Cerca de 300 pessoas participaram, ontem (15), do evento que marcou o lançamento da pedra fundamental para a construção da Alliance Maranhão, indústria do ramo de cloro, que será construída no município de Codó, no interior do estado. Diversas autoridades do legislativo e do executivo marcaram presença, entre os quais o vice-governador, Carlos Brandão, e o prefeito, Francisco Nagib.

A unidade será inaugurada no primeiro semestre de 2020. O investimento, da ordem R$ 40 milhões, terá financiamento parcial do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e atrair novas indústrias para a região, já que o cloro é uma matéria-prima fundamental para diversas indústrias químicas, produtos de limpeza, tratamento de água, siderúrgicas e até mineradoras.

A empresa irá produzir três produtos nessa nova planta: hipoclorito de sódio, utilizado na fabricação de produtos de limpeza e higiene, além de tratamento de água; ácido clorídrico, que é muito usado na limpeza e galvanização de metais, na fabricação de produtos químicos, no curtimento de couros, na obtenção de vários produtos, como na produção de tintas e corantes; e hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, que é usado amplamente por diversas indústrias.

Daniel Croce, diretor da Alliance Maranhão, discursou em nome da empresa. “Codó tem uma localização muito estratégica, nos deixando entre os estados do Norte e Nordeste. Estamos muito otimistas com todo o potencial dessa nova unidade da empresa”. Eduardo Perdigão, diretor da Alliance Ceará, também falou em nome da companhia. “Queremos agradecer ao prefeito e a todas as autoridades que foram decisivas para a construção dessa fábrica em Codó”, finalizou.

O prefeito Francisco Nagib ressaltou a conquista, demonstrando o seu empenho para trazer a indústria para o município. “Nós nos esforçamos muito para trazer a Alliance para a nossa cidade. Sabemos da importância dessa empresa para a geração de empregos diretos e indiretos. Estamos muito felizes com a chegada de mais uma indústria à Codó”, ressaltou.

Mais

Sobre a Alliance

A Alliance é uma joint venture entre a Chlorum Solutions e a AVS Technology. A empresa possui uma fábrica em Fortaleza, no Ceará, operando desde 2014. O grupo também possui outra fábrica em Canelones, no Uruguai, operando desde 2017, e deve inaugurar mais uma no primeiro semestre de 2020, em Codó, no Maranhão. Seu diferencial é a produção de cloro álcalis em pequenas fábricas, próximo a seus clientes, utilizando uma tecnologia e processos ambientalmente limpos e corretos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.