COLUNA

Privatizações e avanços

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O Governo Federal caminha para as privatizações de aeroportos e do Porto do Itaqui no Maranhão. O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que todos os procedimentos foram concluídos para que os aeroportos de São Luís e Imperatriz sejam abertos para a iniciativa privada.
Esta poderá ser uma oportunidade para que a infraestrutura dos aeroportos do Maranhão seja melhorada. Atualmente, mesmo após longa reforma, o Hugo da Cunha Machado ainda representa uma estatal que carece de mais investimentos.
A iniciativa privada poderá ser um sinal de que a ampliação e manutenção do aeroporto da capital avance rápido e de forma eficiente.
Além da questão física, a expectativa é de que os serviços oferecidos também melhorem. Mais destinos diretos saindo de São Luís e mais voos com destinos à capital.
O Ministério de Infraestrutura, em nota, diz que, ao passar por meio de concessões os aeroportos do Maranhão para a iniciativa privada, a ideia é potencializar o desempenho “econômico para o turismo de eventos, turismo de negócios e integração regional”.
Bolsonaro e sua equipe já organizaram tudo. Resta saber é se a iniciativa privada vai se interessar pelos aeroportos maranhenses para mudar realmente a realidade dos locais.

Silêncio
O anúncio do presidente Bolsonaro sobre as privatizações dos aeroportos em São Luís e Imperatriz não causou reação dos políticos maranhenses que fazem oposição ao chefe do Executivo Federal.
O governador Flávio Dino (PCdoB) e seus aliados na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado mantiveram silêncio sobre o anúncio do presidente.
O que parece é que o comunista e seus aliados não querem despertar debates sobre concessões do Governo Federal, já que tem o Porto do Itaqui na mira para entrar na política de privatizações de Bolsonaro.

Calados
Os senadores do Maranhão, Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (Cidadania) e Roberto Rocha (PSDB) preferem calar sobre a PEC da Cessão Onerosa que deve entrar em pauta hoje, na Casa.
Os parlamentares devem votar a favor do novo texto aprovado na Câmara dos Deputados que “retirou” do Maranhão cerca de R$ 200 milhões oriundos do megaleilão do pré-sal.
Sem intenção de brigar pelo Maranhão nessa questão, os senadores estão calados e devem aguardar a votação para confirmar o reparte do dinheiro decidido pelos deputados.

Na “calada”
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) mantém ritmo de visitas a obras do programa São Luís em Obras, que prevê recapeamento asfáltico em vias de bairros da capital.
Nos bastidores, aliados têm reclamado da agenda do gestor, que não favorece o uso político das obras.
Edivaldo Júnior tem feito as visitas pela madrugada e também nos feriados. Com isso, o público não é grande e, para quem quer entrar na disputa de 2020, se não for visto, não tem graça.

Posse
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) realiza hoje, às 16h, sessão solene de posse do juiz José Gonçalo de Sousa Filho como membro efetivo na categoria de juiz de direito.
O magistrado, que é irmão do prefeito de Santa Rita, Hildo Gonçalo, ocupará a vaga aberta com o fim do biênio do juiz Itaércio Paulino da Silva, que deixou o tribunal no mês passado.
José Gonçalo Filho foi eleito por unanimidade no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Reforma Tributária
O vereador de São Luís Estevão Aragão (PSDB) utilizou a tribuna na sessão de ontem para destacar a promoção de audiência para discussão da PEC 45, que trata da reforma Tributária.
De acordo com o tucano, o Legislativo ludovicense foi o primeiro do Nordeste a propor a discussão do gênero.
Segundo Aragão, a atividade foi importante para que os colegas pudessem ter “mais subsídios” sobre o tema.

Óleo no litoral
Parlamentares da bancada maranhense analisam ingressar na Justiça com medida solicitando do Governo Federal ações mais “eficientes” para minimizar os efeitos do derramamento de óleo no litoral do estado.
No último sábado, 12, o Ministério Público de Sergipe obteve ganho de causa relativo a pedido de providências imediatas.
Na semana passada, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) encaminhou requerimento acerca de providências. Segundo o parlamentar, o Governo Federal tem 15 dias para responder.

DE OLHO

33% é o aumento no número de mortes causadas por policiais no Maranhão segundo levantamento feito pelo site de notícias G1.

E MAIS

• Pelo menos cinco audiências públicas serão organizadas pela Câmara Municipal de São Luís para a discussão do Plano Diretor da cidade.

• Até o fechamento desta edição, a Mesa Diretora ainda não havia oficializado o cronograma das reuniões. Após os debates, o tema será levado a Plenário.

• Internamente, vereadores ligados à gestão municipal tentam adiar ao máximo a programação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.