Corretores

Ações do Creci/MA valorizam profissão dos corretores

Educação continuada, com a promoção de cursos de capacitação, são algumas das ações realizadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Maranhão (Creci/MA) desenvolve campanhas e ações pontuais para uma valorização ainda maior da categoria no estado. A entidade também tem firmado parcerias com entidades do setor imobiliário e unindo forças com essas instituições em prol de reivindicações como a que solicita que o Município de São Luís faça um ajuste devido na cobrança da taxa do ITBI (imposto sobre transferência de imóveis).

Não é de agora que corretores de imóveis reclamam que têm perdido oportunidades de negócios no mercado de imóveis em razão da cobrança desproporcional da taxa de ITBI. Por conta disso, o Creci-MA prontamente deu apoio institucional à ação civil pública impetrada pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e o Sindimóveis, que pleiteia o ajuste devido no valor do imposto.

No entendimento do presidente interventor do CreciMA, Assis Cordeiro, a realização do processo do Cadastro Imobiliário do Município de São Luís teria que ter passado pela aprovação das entidades diretamente envolvidas tanto com o setor da construção civil, como as do setor imobiliário, como é o caso do Conselho de Corretores de Imóveis e da Ademi.

“Os corretores de imóveis são profissionais habilitados justamente para fazer a avaliação do mercado imobiliário, de acordo com as normas técnicas da ABNT, associação a qual estamos ligados, juntamente com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Cinfea), que também faz parte do segmento imobiliário”, enfatiza Assis Cordeiro.

Para o dirigente, o Sistema Cofeci/Creci, o Confea e o Sindimóveis precisam sempre ser consultados quando algum tema envolver o Cadastro Imobiliário, pois são entidades capacitadas para atua na avaliação de loteamentos, casas, apartamentos, edifícios e prédios comerciais.

Nos últimos meses, a diretoria do Creci-MA também tem investindo em campanhas para a categoria no sentido de valorizar ainda mais o profissional do ramo imobiliário e combater o exercício ilegal da profissão, praticado por falsos corretores e alguns porteiros, síndicos e zeladores de condomínios em São Luís, que realizam transações imobiliárias sem credenciamento e, às vezes, lesando financeiramente consumidores incautos.

Para ampliar ainda mais o trabalho da fiscalização do Creci-MA, a diretoria prepara para os próximos dias a implantação de delegacias regionais do Conselho em municípios que não contam com esse dispositivo. Já estão confirmadas as inaugurações das Delegacias de Timom (que ficará responsável por nove municípios) e Santa Inês (que abrangerá 11 cidades) e que vão se juntar às Delegacias de Balsas (que responde por oito cidades), e a de Imperatriz (dez municípios) no combate aos corretores ilegais.

“Além disso, vamos nomear delegados e subdelegados nas cidades que não contam ainda com as delegacias regionais do Creci-MA. Assim, os nomeados serão uma extensão do Conselho no município onde estiver e vão passar informações dessas localidades para a sede principal, em São Luís, para que tenhamos uma fiscalização mais presente e com eficácia nas ações de combate à ilegalidade dos falsos corretores e, assim, proteger a sociedade e a própria categoria”, informa Assis Cordeiro.

As ações pontuais do Creci-MA para valorização da carreira de corretor de imóveis também vai envolver a educação continuada, com a promoção de cursos de capacitação e qualificação; fortalecimento da parte administrativa do Conselho, com ações mais abrangentes do setor de Fiscalização, melhoramento da estrutura administrativa da sede e das delegacias regionais da entidade e ampliação dos convênios com empresas e instituições para oferecer aos Corretores de Imóveis.

Mais

Cunho social

A entidade também vem desenvolvendo campanhas de cunho social, com ajuda humanitária às entidades filantrópicas, como asilos e casas que abrigam crianças. O Creci também deve promover eventos esportivos, como o primeiro torneio de futebol da categoria e ainda um concurso para a escolha da mais bela corretora de imóveis. Para 2020, a diretoria do Conselho pretende lançar em grande estilo Troféu Colibri, premiação que já ocorre em outros Creci’s país a fora.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.