Diversão

Vasta programação para crianças será realizada no fim de semana

Eventos acontecerão em bairros distintos da ilha; na Vila Embratel, crianças e artistas visuais continuarão projeto de grafitagem em casas do bairro

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Projeto Cores da Vila, que acontece na Vila Embratel, chega à segunda edição nesta fim de semana da criança
Projeto Cores da Vila, que acontece na Vila Embratel, chega à segunda edição nesta fim de semana da criança (Cores da Vila)

O Dia da Criança será comemorado na Região Me­tropolitana de São Luís, com vários eventos. Alguns já começaram na sexta-feira, 11, e se estenderão até domingo, 13. Em vários bairros da Ilha, ocorrerão distribuição de brindes, recreação, sorteios, doação de brinquedos e oferta de lanches. Uma das ações lúdicas será realizada pelo projeto “Somos todos Marianas”, no bairro Ilhinha, que fica na região do São Francisco.

O evento do projeto “Somos to­dos Marianas” - que é uma homenagem à publicitária Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto, de 33 anos, que foi morta no dia 13 de novembro de 2016 - começará a partir das 14h deste sábado, 12, na Unidade Escolar Criança Feliz, na Ilhinha. Os voluntários farão atividades lúdicas com cerca de 600 crianças, que terão uma tarde educativa, com muitas brincadeiras. Mais de 40 profissionais de várias áreas participarão do momento.

Os voluntários também entregarão presentes às crianças, bem co­mo proferirão palestras, que serão direcionadas, também, às famílias dos meninos e meninas. Os brinquedos que serão distribuídos fo­ram arrecadados em uma campanha que teve início há três meses. “A ideia da ação é valorizar a infância, reforçando o papel das famílias no cuidado com as crianças, o que inclui a dedicação de tempo e amor, até mesmo em uma simples brincadeira”, disseram os membros do projeto.
“Somos todos Marianas” surgiu em 2016, em decorrência do assassinato da publicitária Mariana Cos­ta. “De lá para cá, os voluntários se mobilizam para atuar em diversas lutas sociais por igualdade, respeito, cidadania e no combate à violência, em especial, contra a mulher”, frisaram os integrantes do projeto.

Também na Ilhinha, ocorrerá outra ação social em comemoração ao Dia da Criança. Haverá palestras para os pais sobre violência contra a mulher. Além de brincadeiras, distribuição de lanches e outras atividades. O evento será realizado na Rua Rio Anil.

Outros eventos
A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Maranhão (APCEF-MA) realizará neste sábado um grande evento, na sede da entidade. Na ocasião, haverá festival infantil de natação, apresentação de bandas, tênis de quadra, sorteio de presentes e premiação de concurso de desenho. Assim como distribuição de brindes, pipocas, algodão-doce, bombons e picolé. As atividades começarão às 9h e terminarão por volta das 17h.

Na Praça Maria Aragão, das 16h às 20h, ocorrerá um evento de democratização do lazer infantil, do projeto cultural “Arena Alegria”, idealizado pela produtora Cássia Melo. A programação abrangerá atividades artísticas, musicais e cênicas. Palhaços, malabaristas e pernas de pau, comandadas pelos integrantes do coletivo "O Circo tá na Rua", animarão o local.

Das 18 às 19h, haverá apresentação da peça teatral “Fala Pikeno”, com a história da personagem Maria Calada da Silva, uma garota de 6 anos que era muito tímida e decidiu se comunicar somente pelas redes sociais, sem usar a voz. Por fim, ocorrerá o show musical com a banda infantil Carrossel Encantado, das 19h às 20h.

A Faculdade Pitágoras fará um evento para mais de 200 crianças, envolvendo alunos, funcionários e voluntários. Brinquedos arrecadados durante o ano serão doados aos alunos e alunas da Escola Comunitária Alegria do Saber, situada na região da Vila Luizão. A ação social começará por volta das 15h. Haverá distribuição de lanche, aplicação de flúor e limpeza bucal, além de brincadeiras tradicionais, rodas de leitura, cinema, musical em libras e espaço para diversão na piscina de bolinas, cama elástica e escorregadores.

“Buscamos sempre ultrapassar os muros da nossa instituição com ações envolvendo responsabilidade social e incentivar nossos alunos e colaboradores a serem um agente de transformação da nossa sociedade. Com isso, vamos aproximar cada vez mais a comunidade da nossa instituição”, explicou Adriano Douglas, diretor da unidade de ensino.

No bairro São Francisco, será realizada mais uma edição da “Oficina de Artes”, projeto de Wilker Luis de Abreu Cunha. O evento “Faça uma criança sorrir” ocorrerá na Travessa Antônio Rego, das 8h às 21h. Durante o dia, acontecerão atividades recreativas, com o objetivo de oferecer momentos de lazer e sociabilidade. “Toda criança tem o direi­to de ser feliz, ser valorizada e ama­da. E foi para homenagear essas crianças que durante 18 anos realizamos essa festa”, frisou o idealizador da iniciativa.

Segundo Wilker, o objetivo é promover aos moradores do São Francisco e adjacências um evento de puro lazer e diversão para as crianças de todas as idades, difundindo o verdadeiro espírito de animação da festa e das brincadeiras que serão realizadas.

Grafite nas casas
Outro evento muito esperado é um realizado pelo projeto “Cores da Vila”, que acontece no bairro Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga, que já começou no fim da tarde desta sexta-feira. Cerca de 30 artistas visuais pintam as paredes das casas da comunidade, com convidados, incluindo crianças do bairro. Os desenhos impressionam pela qualidade. Esta é a segunda edição da iniciativa.

Nas ruas 1º de Maio, 2 de Maio e da Cruz, vários imóveis estão grafitados. Agora, outras casas dessas ruas serão pintadas pelos artistas, crianças e demais convidados. “A ideia é usar o graffiti e as artes para levar para comunidades carentes de São Luís um sentimento de pertencimento e valorização”, esclareceu Amanda Travassos, idealizadora do projeto ao lado de Laylson Melo, morador da região, e Romildo Rocha, artista visual e também residente da Vila Embratel.

Além da pintura dos painéis, o “Cores da Vila” oferecerá uma grade mais larga de atividades, com apresentações culturais, atividades físicas e lúdicas, distribuição de lanches e brinquedos, doação de ces­tas básicas, ações de saúde, corte de cabelo, exibição de filmes com debate e show de encerramento. As ações terão continuidade hoje e amanhã. Na Praça 1º de Maio, crianças e moradores se uniram para preparar o logradouro para os eventos.

A segunda edição do projeto começou com um cinema na Rua 2 de Maio, em frente ao prédio onde funciona o “Cores da Vila”. Os filmes infantis foram exibidos para crianças e suas famílias. Já neste sábado, as pinturas nas paredes serão realizadas pelo mutirão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.