Artigo

Municípios também importantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

No início do ano 1960, eu quis saber se existia estrada interligando o Município Itapecuru-Mirim, no Maranhão, ao Município Parnaíba, no Piauí, e, logo, fui informado que não e fiquei perplexo.

Naquela ocasião, realizei uma pesquisa e constatei, logo, que os municípios mais beneficiados com a estrada, acima mencionada, seriam, sem dúvida, muitos e entre os quais Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Chapadinha, Brejo, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Tutóia e Araioses. Hoje, entre Brejo e Santa Quitéria do Maranhão, existe o Município Milagres do Maranhão, criado pela Lei nº 6.177, de 10 de novembro de 1994, localizado à margem do Rio Parnaíba, onde também está localizada uma pedra enorme, muito alta, bela e que recebeu há muitas décadas a denominação: “Pedra de Milagres”, cuja história merece ser bem divulgada, pois fez, sim, milagre a um cidadão que estava morrendo afogado no Rio Parnaíba, porém, felizmente, ao final não morreu.

Todos os municípios, acima citados, merecem atenção especial de empresários, investidores que realmente saibam investir na prática da lavoura, em geral, plantando milho, arroz, mandioca, feijão, cana, algodão, banana, abacate, goiaba, e, ao final, sejam todos os seus resultados industrializados, aqui, no Maranhão, gerando, sem dúvida, muitos empregos e riquezas diversas para os brasileiros e maranhenses, especialmente.

Eis aí, portanto, municípios, cujos espaços territoriais e posições geográficas no território maranhense, estão, hoje, à vista de todos, e muito bem interligados materialmente em conseqüência da estrada de Itapecuru-Mirim, no Maranhão, ao município Paranaíba, no Piauí, onde, inclusive merece e deve, urgentemente, ser construído um Porto Internacional de elevada estrutura técnica e científica, para receber navios brasileiros e estrangeiros e transportando produções para a humanidade inteira e assim se efetivando também exportação e importação do melhor para todos os brasileiros e, em especial, maranhenses e piauienses.

A estrada de Itapecuru-Mirim, no Maranhão, a Paranaíba, no Piauí, é, na realidade, um excelente espelho e através do qual se pode perceber, constatar a verdade pura e grandiosa da riqueza e da beleza natural, em cuja área geográfica merece investimentos adequados, de diversos tipos, para a geração de muitos empregos e de muitas riquezas para milhares de pessoas merecedoras.

Peço, aqui, agora, a todas as pessoas que pensem, sintam, olhem com rigor técnico e científico e constatem, logo, a verdadeira fonte de riquezas para o povo brasileiro, justamente no espaço geográfico e social, que liga os Municípios Itapecuru-Mirim, no Maranhão, e Parnaíba, no Piauí.

Quem seguir essa recomendação será bem sucedido nas suas realizações e será também aplaudido, aprovado por todos os maranhenses e piauienses e, inclusive, por todos os brasileiros, que sabem amar e respeitar o crescimento das pessoas que realmente sabem viver sob a proteção inclusive de Deus.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.