Semana da Criança

Literatura para crianças

Biblioteca do Tribunal de Justiça abre as portas e aproxima crianças de escritores maranhenses da literatura infanto juvenil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Desembargador Lourival Serejo cumprimenta uma criança
Desembargador Lourival Serejo cumprimenta uma criança (Lourival Serejo)

SÃO LUÍS- Abrir as portas para novos mundos, para a imaginação. Educar, formar, elevar e até salvar vidas através de palavras. Esses são alguns dos inúmeros e imensuráveis benefícios da literatura na vida das pessoas, em especial, das crianças e adolescentes. É desde cedo, na base da formação, que se incentiva e fomenta o hábito e o prazer de ler.

Foi nessa perspectiva que a equipe da Biblioteca Desembargador Antônio Almeida Silva, do Tribunal de Justiça do Maranhão, realizou na quarta e quinta-feira a I Feira Literária voltada para o público infantil, com a parceria do projeto Ler e Conhecer, que atua na valorização dos escritores maranhenses da literatura infanto juvenil.

“Ler também é uma forma de brincar. Brincar com letras. As nossas crianças e jovens estão distantes do mundo da leitura. Elas não estão tendo oportunidade de imaginar. Tudo se apresenta pronto na frente deles. E esse projeto vem nos dar esperança de incentivá-las. Então, aqui hoje estão ‘teimosos’ da escrita, tentando trazer e convencer crianças, jovens e adultos de que o caminho da complementação da vida e da felicidade – sem qualquer tipo de retórica – é o mundo da leitura. Ele tira a pessoa da solidão e compensa com visão de outros mundos”, declarou o desembargador e escritor Lourival Serejo, que é membro da Academia Maranhense de Letras (AML), trazendo a ludicidade da leitura e parafraseando de Rubem Alves – “O livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar!”.

De acordo com Cintia Valéria Andrade, coordenadora da Biblioteca e Arquivo do TJMA, a I Feira Literária surgiu de um encontro de iniciativas. A partir de uma atividade literária para crianças com a escritora Marcia Montenegro –analista do Ministério Público do Maranhão, surgiu a ideia algo alusivo ao Dia das Crianças e incentivar aos pais e adultos a presentear crianças com livros. “Ela nos apresentou o projeto Ler e Conhecer, capitaneado pela educadora Márcia Vieira, que tem como objetivo valorizar escritores maranhenses da literatura infanto juvenil. Assim que fizemos contato, foi parceria certa!”, comemorou a bibliotecária.

ATIVIDADES –

Durante os dois dias, a Biblioteca do TJMA recebeu crianças de diversas escolas da cidade de São Luís e também filhos de servidores, que participaram de atividades como contação de história, caracterização de personagens, brincadeiras, bate-papos, autógrafos e sorteio de brindes.

Entre elas hoje estava Vitória Baptista, filha de uma servidora do Tribunal. “Eu gosto de aprender várias coisas com os livros”, disse ela, que além de escolher seus livros, muitas vezes os ganha de presente. E foi justamente aprender sobre uma realidade diversa da sua que ela escolheu ao pegar um livro com uma personagem que tem o mesmo nome dela: “Ouvindo com Vitória”, da escritora Sharlene Serra. A história, uma forma divertida e lúdica de mostrar a realidade dos deficientes auditivos. “Ela não ouve, mas consegue conversar com todo mundo e todos os seus amigos por uma linguagem chamada libras, que usa as mãos”, explicou a já leitora Vitória, de 8 anos.

É com esse exemplo que se comprova a infinitude de temas e possibilidades que a literatura permite, como a oportunidade de ser mais consciente, de ampliar horizontes. E o papel da Biblioteca do TJMA também se soma, ao ampliar seu objetivo e abrir as portas para toda a sociedade.

A abertura do espaço ao público foi elogiada pelo escritor Wilson Marques, um dos mais renomados da literatura maranhense infanto juvenil. “O Tribunal está de parabéns pela iniciativa, que é muito bem-vinda. Abrir as portas do Tribunal, que para a sociedade tem essa ideia de ser fechado, sério. Então isso é muito interessante essa aproximação com a sociedade, com as crianças e autores da terra”, disse.

Além de Wilson Marques, participaram da Feira Literária os escritores Natinho Costa e Iramir Araújo. Também participando das atividades ao longo dos dois dias: Camila Reis, Marta Reis, Anizia Nascimento, Francinete Braga, Neurivam, Victor Azulay, Sharlene Serra e Marcia Montenegro.

Feira Literária Tribunal de Justiça

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.