DOM | EDUCAÇÃO

Creche Escola Diante do Saber: inovação e sensibilidade no ensino infantil

Há oito anos no mercado, instituição combina modernidade e tradição; metodologia maker valoriza a criatividade de crianças de um a 10 anos
Monalisa Benavenuto / O Estado12/10/2019
Creche Escola Diante do Saber usa metodologia na qual o aluno é protagonista

A primeira fase da educação é essencial para o bom desempenho dos estudantes. Um ensino infantil de qualidade pode refletir no desempenho intelectual, social, emocional e profissional, o que tem motivado, cada vez mais, a busca por instituições inovadoras, mais receptivas e agradáveis aos alunos. Características comuns à Creche Escola Diante do Saber, de ensino integral, que há oito anos atua em São Luís e se destaca quando o assunto é educação para aqueles que estão na melhor fase da vida: a infância.

É fato que não existe uma fórmula ideal para a educação infantil. Afinal, mesmo pequenas e ainda em desenvolvimento, as crianças têm personalidades distintas e únicas. Mas é inegável que, para garantir um ensino de qualidade, capaz de gerar bons resultados, deve-se contar com a atuação de profissionais preparados, capazes de orientar cognitiva, educacional e emocionalmente e, claro, de forma lúdica, para que os pequenos mantenham-se atentos e interessados à aprendizagem.

São nesses pilares em que a Escola Diante do Saber se baseia para oferecer educação interativa, imersiva, inclusiva e de qualidade a cerca de 300 alunos, de um a 10 anos, matriculados na creche escola, educação infantil (até seis anos) e ensino fundamental (de seis a 10 anos). Aliando dedicação e inovação, a instituição, que nasceu de uma necessidade pessoal, impulsiona o desenvolvimento equilibrado dos alunos, como destacou a pedagoga Allana Karem Lima, diretora da escola.

“A Escola Diante do Saber começou de uma inquietação em encontrar uma escola que atendesse às minhas necessidades e do meu filho e, também, em oferecer à nossa cidade uma educação pautada em valores e princípios, em um ambiente seguro, acolhedor, familiar, com uma estrutura que desse suporte a tudo isso. Somos uma escola que se baseia nos pilares da comunicação, educação e sensibilidade dos nossos alunos, pois entendemos que assim poderemos formar adultos altruístas, responsáveis e conscientes”, contou.

Inovação
Além da sensibilidade, o trabalho realizado na instituição valoriza a inovação e humanização das disciplinas e dos conteúdos, incentivando a criatividade e independência já nos primeiros anos de vida por meio da Metodologia Maker, que objetiva introduzir o aluno na prática e não apenas na teoria, como ainda ocorre na maior parte dos centro educacionais.

Sendo uma adaptação da ideia do “faça você mesmo” voltada para o ensino, a cultura maker é avaliada por especialista em educação como a melhor alternativa para formar cidadãos aptos a pensar fora da caixa e do senso comum, capazes de propor soluções inovadoras para problemas que o mundo já enfrenta ou poderá enfrentar no futuro.

“Utilizamos uma metodologia na qual o aluno é o protagonista e, em uma geração cada vez mais empreendedora, como a nossa, é essencial focar numa educação que estimule nossas crianças por meio da aprendizagem criativa. Os nossos professores são mediadores para que os alunos ponham em prática a percepção que eles próprios têm do mundo. Nosso objetivo é não limitar nossos alunos para que eles possam externar sua inventividade”, pontuou a diretora e proprietária da instituição.

Allana Karem Lima frisa que a escola atende todas as necessidades

Atividades extras
Em paralelo aos conhecimentos intelectuais estão os estímulos físicos e interacionais, postos em prática por meio da prática de esportes, e conhecimentos culturais. Entre tantas possibilidades, na Escola Diante do Saber os alunos podem participar de aulas de ballet, judô, futebol, atividade funcional kids, teatro, música e canto, por exemplo. No âmbito da inclusão, a escola oferece, ainda, a musicoterapia, atividade que, como o próprio nome já diz, une música e terapia para possibilitar que alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam estimulados a trabalhar a interação social, expressividade e autonomia.

Outra atividade essencial para a turminha da nova geração é a educação financeira, trabalhada de forma lúdica com mecanismos exclusivos da escola. Além disso, a instituição conta com programa bilíngue, atividades tecnológicas, laboratório socio emocional e reforço escolar. Tudo isso planejado de forma individual, com flexibilidade de horário, conforme as necessidades de cada aluno.

Além de todos esses benefícios, muitas outras atividades são disponibilizadas aos alunos da instituição. Para conhecer melhor o espaço, localizado na Avenida dos Sambaquis, no Calhau, papais e mamães podem visitá-lo e conhecer melhor as estruturas físicas e a equipe da Creche Escola Diante do Saber ou acompanhar as redes sociais por meio dos perfis @diantedosaberescola.


Novidades para 2020

  • Espanhol (fundamental)
  • Bilíngue Interdisciplinar
  • Espaço Inteligente
  • Xadrez curricular e extra
  • Espaço tecnologia em parceria com a Google for Education
  • Musicoterapia
  • Conservatório musical com instrumentos musicais e canto
  • Espaço Maker
  • Incentivo Empreendedor

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte