Semana de Dança

A arte do corpo em movimento

13a Semana Maranhense de Dança começa neste domingo, com a cerimônia de abertura e apresentação do espetáculo "Geleia Geral", às 19h, no Teatro Arthur Azevedo; evento será realizado até o dia 20 de outubro, em diversos espaços

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Espetáculo Geleia Geral
Espetáculo Geleia Geral (Espetáculo Geleia Geral )

São Luís - A décima terceira edição da Semana Maranhense de Dança começa neste domingo, com a cerimônia oficial e a apresentação do espetáculo “Geleia Geral”, da companhia carioca Crutz, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). O evento será realizado até 20 de outubro, em diversos espaços, incluindo a Praça Nauro Machado, o Hospital Nina Rodrigues e a Feirinha São Luís.

Foram mais de 300 inscrições, entre coreografias e espetáculos, além de 80 inscritos para a terceira edição da “Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme”. As coreografias selecionadas comporão a programação geral, que acontecerá no Hospital Nina Rodrigues, Aeroporto Marechal Cunha Machado, Hospital Nina Rodrigues, Teatro Arthur Azevedo e Praça Nauro Machado. Esta última acontecerá diariamente, com exceção da sexta-feira, 18, quando ocorrerá a “Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme”, que reunirá 80 dançarinos locais e nacionais. No júri estarão Bboy Neguin, André Rockmaster e Vinícius Pitbull, trio que forma a mais alta cúpula de danças urbanas do Brasil e do mundo.

No sábado, dia 19, às 14h e às 16h, a criançada se apresentará no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), durante a “Mostra Infantil Criança na Dança”. No mesmo dia, acontecerá a “Mostra Competitiva”, com dezenas de bailarinos disputando o prêmio “Ana Duarte”.

No domingo, dia 20, a programação seguirá na Praça Benedito Leite, na Feirinha São Luís, onde bailarinos, companhias e grupos se apresentarão. A programação de encerramento terá início com a “Tarde de Gala”, às 16h, no Teatro Arthur Azevedo. Na ocasião, os bailarinos selecionados apresentarão coreografias em diversas modalidades. “Essa mostra é composta apenas pelas melhores coreografias que se inscreverem no festival e foram selecionadas pela curadoria”, explicou Celso Brandão, diretor do Teatro Arthur Azevedo, coordenador geral do evento.

Durante a “Noite de Gala”, os dançarinos vencedores da mostra competitiva receberão o prêmio “Ana Duarte”. A novidade desta edição será o prêmio “Amadansa”, promovido pela Associação Maranhense de Dança de Salão. As melhores apresentações receberão prêmios nas categorias “grupo” e “duo”.

Homenageados - Os homenageados desta edição são Rubinho, com mais de 30 anos de carreira, e a Cia. Street Master, com 20 anos de história nas danças urbanas. Ele é dançarino e coreógrafo da Cia. Street Masters desde 1999, teve 11 trabalhos classificados para o Festival de Dança de Joinville, além de duas coreografias campeãs do Nordeste. Além disso, ficou em 3º lugar no Festival Nacional de Danças Urbanas, em Santa Catarina e venceu três vezes o quadro’ “Se vira nos 30”, do programa “Domingão do Faustão”.

A Cia. Street Masters, fundada em 1999, é tricampeã do “Se vira nos 30”, do “Domingão do Faustão”, além de bicampeã do Nordeste e teve nove coreografias aprovadas para o Festival de Joinville. Dentre as coreografias mais conhecidas, está “Made in Maranhão” (2017), que mistura hip-hop e danças populares maranhenses como bumba meu boi e tambor de crioula.

Serviço

O quê

Cerimônia de abertura da 13ª Semana Maranhense de Dança

Quando

Neste domingo, às 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.