Serviços à população

Vagão Social do Trem de passageiros faz dois anos

Uma viagem especial entre São Luís e Arari, para convidados, marcou a data de funcionamento do carro vagão social

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Crianças participam de recreação no Vagão Social do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás
Crianças participam de recreação no Vagão Social do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (vagão social)

Há dois anos, o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás oferece mais que o serviço de transporte de pessoas entre os estados do Maranhão e Pará. É que desde setembro de 2017, quando foi implantado o Carro Vagão Social, os usuários do trem também passaram a ter acesso gratuito à uma programação diferenciada em um espaço que pode ser adaptado para cada tipo de demanda, durante o trajeto.

Mais de 18 mil passageiros participaram das atividades oferecidas nesses dois anos. As ações envolveram serviços de saúde, oficinas voltadas à geração de renda, palestras educativas, recreação infantil, apresentações culturais entre outras. Além da agregar valor à viagem, a programação torna a percurso ainda mais prazeroso. Por ano, mais de 310 mil pessoas utilizam o trem.

"A viagem de São Luís a Parauapebas tem 16 horas. É uma viagem longa. E todos os passageiros que participaram das ações nos deram devolutivas de que a viagem ficou mais prazerosa e que eles têm oportunidade de aprender com essas experiências que os nossos parceiros trazem para cá", explica o coordenador de ações sociais do Trem de Passageiros, Alex Rosário.

Viagem especial
Para celebrar os dois anos de operação do vagão social, a Vale realizou uma viagem especial de São Luís a Arari apresentando a jornalistas os principais resultados alcançados durante os dois primeiros anos de funcionamento do Vagão Social. Entre as principais ações está a Estação Saúde, promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde com atendimento voltado para a saúde da mulher, criança e adolescente, além de saúde bucal orientação nutricional e testagem de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, Sífilis e Hepatite C.

Outra ação promovida no vagão é o "Chefe de trem por um dia", que já contou com a participação de crianças de várias comunidades ao longo da EFC, dos municípios de São Luís, Bom Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia e São Pedro da Água Branca.

Durante a viagem comemorativa, o Vagão Social recebeu professores da rede municipal de Bacabeira dentro do programa Vale Conhecer. Eles e os passageiros puderam conferir uma oficina de produção de cofo e a roda de conversa, que proporcionou troca de experiências de quem empreende e com quem ainda sonha com o próprio negócio. As atividades foram promovidas pela Rede Mulheres do Maranhão, Fundação Vale e equipe de bordo do trem. Os visitantes também puderam adquirir os produtos comercializados pelas empreendedoras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.