Saúde

Pilates proporciona bem-estar a médicos, enfermeiros e colaboradores do HSD

Aulas impactam diretamente na saúde dos colaboradores, pois, à medida que a prática vai fortalecendo a musculatura do corpo, previne doenças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]O Hospital São Domingos está utilizando os benefícios do Pilates para proporcionar bem-estar e melhorar a qualidade de vida de seus médicos, enfermeiros e colaboradores administrativos. As atividades são realizadas por meio dos projetos Movimente-se, desenvolvido pelo Programa Viva Bem, e Praça Viva, pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As sessões têm atraído muitos participantes, devido aos inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. As aulas são aplicadas pela fisioterapeuta Polyana Lobato e pelo terapeuta ocupacional Ximenes Junior. Além dos exercícios de Pilates, são aplicadas técnicas de consciência corporal.

De acordo com Ximenes Junior, as técnicas utilizadas no Pilates estimulam o corpo de forma global, aumentando a mobilidade, força, tônus muscular e a flexibilidade, tudo isso aliado à respiração correta e alongamento. “O objetivo de o hospital promover as sessões de Pilates é, além de proporcionar aos colaboradores, os benefícios dessa técnica, é incentivá-los à prática de exercício físico”, explica o terapeuta ocupacional.

Ele disse ainda que as aulas impactam diretamente na saúde dos colaboradores, pois, à medida que a prática vai fortalecendo a musculatura do corpo, previne doenças, trazendo bem-estar e mais qualidade de vida.

A fisioterapeuta Pollyana Lobato afirma que as sessões de Pilates preparam os médicos e colaboradores para a jornada de trabalho, pois ajuda a relaxar, alongar, aliviar dores e tensões, melhorar a postura e o tônus muscular. “O exercício libera endorfina e deixa a pessoa mais alegre e satisfeita, e assim ela consegue desenvolver melhor seu trabalho, benefício que se amplia para as tarefas domésticas”, completa ela.

[e-s001]Consciência corporal
As aulas também proporcionam consciência corporal. “É importante conhecer seu corpo para desenvolver suas atividades corretamente no dia a dia. Manter a postura adequada e sentar-se corretamente enquanto executa suas tarefas são importantes para prevenir problemas e isso se aprende quando se cria a consciência corporal”, afirma Pollyana Lobato.

De acordo com Rodrigo Azevedo, médico intensivista da UTI do Hospital São Domingos, que coordena o Praça Viva, o objetivo é a melhoria da satisfação e das relações interpessoais no ambiente de trabalho. “Nosso objetivo é reduzir o estresse e promover um ciclo positivo de satisfação e qualidade de vida aos nossos médicos e colaboradores, por meio de dinâmicas de grupo, palestras e outras atividades”, explica.

“É assim que nós, da UTI do Hospital São Domingos, sem deixar de lado todo nosso arsenal tecnológico e científico, visamos promover saúde e satisfação aos nossos médicos, enfermeiros, colaboradores, pacientes e familiares”, afirma Rodrigo Azevedo.

Para a colaboradora Maria de Jesus da Silva, 56 anos, se exercitar antes do horário do trabalho é muito bom, “Motiva muito. A gente se torna sedentário porque fica sem tempo para se exercitar, então tendo aqui no trabalho é muito bom. É como fazer um esporte lá fora. Para mim é muito importante, pois me deixa com mais energia para o trabalho e com mais saúde”, conta ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.