FeliS

Literatura em destaque

Feira do Livro de São Luís começa hoje e terá 10 dias de atividades em vasta programação; Carlos Nejar profere conferência de abertura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Feira do Livro de São Luís (FeliS) ocorre no Multicenter Sebrae (Cohafuma) até o dia 20 com programação gratuita
Feira do Livro de São Luís (FeliS) ocorre no Multicenter Sebrae (Cohafuma) até o dia 20 com programação gratuita (Feira do Livro )

São Luís - A 13ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) será aberta hoje, com palestra do escritor Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), que na ocasião falará sobre “A vida e obra de Aluísio Azevedo”, patrono do evento. A conferência, que terá a participação do presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, está marcada para as 19h, logo após a cerimônia de abertura que terá a participação das crianças da Associação Carente São Benedito - Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho, do Bairro de Fátima. A FeliS prossegue no Multicenter Sebrae (Cohafuma) até o dia 20 com programação gratuita, das 10h às 22h.

Carlos Nejar é poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário e, além de membro da ABL, também integra a Academia Brasileira de Filosofia. Em 2017, o poeta teve o nome indicado ao Prêmio Nobel de Literatura. Hoje, antes de participar da FeliS, o escritor gaúcho profere, às 9h, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público (MPMA), a palestra “Pablo Neruda e o sentido da Justiça na literatura”.

O evento integra a ação ESMP Literária, da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão. Na oportunidade, ele será saudado pelo escritor e membro da AML, Sebastião Moreira Duarte. A palestra contará, ainda, com a participação da promotora de Justiça Karla Adriana Holanda Farias Vieira.

A 13ª FeliS tem como tema “O Brasil atemporal na obra de Aluísio Azevedo”, destacando vida e obra do jornalista, romancista e diplomata ludovicense, representante do naturalismo na literatura brasileira e autor de obras como "O Mulato", "O Cortiço" e outras.

Feira

A Feira do Livro de São Luís vai realizar, em 10 dias de evento, mais de 600 atividades com mais de 100 autores locais e ainda nomes nacionais como Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Lopito Feijó, Cristóvão Tezza, Ninfa Parreira, Sônia Rosa, Milton Marques Júnior, Salgado Maranhão, Sérgio Luís e Renata Barcelos.

De acordo com os organizadores, a previsão é de que o evento receba um público superior a 160 mil pessoas que poderão participar de oficinas, palestras, debates, rodas de conversas, exposições, contações de histórias, espetáculos, recitais de poesias, sessões de cinema entre outras atividades. A programação ocorrerá em mais de 30 ambientes com atividades acontecendo simultaneamente.

O público terá acesso a 300 editoras distribuídas em 70 estandes de livreiros locais e de outros estados e a previsão é de que cerca de 150 mil livros sejam expostos, gerando um volume de venda de livros, em média, de R$ 2 milhões. Mais de 10 mil alunos da rede pública estadual e municipal devem visitar o evento, que prevê ainda a participação de caravanas espontâneas de 14 municípios do estado.

Este ano, será utilizado também o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e a FeliS será ampliada para levar programação cultural e espetáculos infantis a hospitais, creches e bibliotecas públicas.

Homenageados

Os dois homenageados deste ano são os maranhenses Rosa Mochel e Dreyfus Azoubel, ambos comemorando o centenário de nascimento. Rosa Mochel Martins foi professora, geógrafa, historiadora e engenheira agrônoma, uma mulher que muito contribuiu para o desenvolvimento do Maranhão.

Já Dreyfus Azoubel, "Dedé Azoubel", como era conhecido pelos familiares, foi o primeiro repórter fotográfico do Maranhão. Trabalhou em vários jornais da capital. Na década de 1930, com apenas 12 anos de idade, entrou para o jornalismo fotográfico, profissão que durou 70 anos. A programação da Feira do Livro de São Luís pode ser encontrada no site www.feiradolivrodesaoluis.com.br.

Serviço

O quê

Abertura da Feira do Livro de São Luís

Quando

Hoje, às 18h30

Onde

Multicenter Sebrae - Cohafuma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.