Investigação

Duas pessoas associadas ao advogado de Trump são presas nos EUA

Lev Parnas e Igor Fruman iriam depor no comitê parlamentar que investiga o inquérito de impeachment de Donald Trump, mas foram presos antes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Rudolph Giuliani, advogado do presidente Donald Trump
Rudolph Giuliani, advogado do presidente Donald Trump (Reuters)

ESTADOS UNIDOS - Foram presas duas pessoas ligadas a Rudolph Giuliani, o advogado pessoal de Donald Trump, que ajudaram em iniciativas para investigar rivais do presidente dos EUA.

Eles foram levados a uma corte na Virgínia do Norte , ontem, 10, de acordo com um porta-voz da advocacia-geral dos EUA.

Os homens são Lev Parnas e Igor Fruman, e são considerados testemunhas importantes do inquérito do impeachment de Trump. Eles enfrentam acusações ligadas a financiamento de campanha, mas ainda não está claro quais são os crimes que eles teriam cometido.

Os dois ajudaram Giuliani em sua tentativa de forçar a Ucrânia a investigar Joe Biden, pré-candidato do Partido Democrata ao governo dos EUA, e seu filho Hunter.

Uma queixa de um delator, apresentada em 12 de agosto, apontava que Trump usou seu cargo para solicitar interferência de um país estrangeiro para ganhar força política e se eleger para um segundo mandato em 2020.

Trump teria vinculado uma verba de US$ 400 milhões para assistência militar para a Ucrânia para forçar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a investigar Biden e seu filho Hunter, que trabalhou como diretor em uma companhia energética ucraniana.

"O advogado pessoal do presidente, o senhor Rudolph Giuliani, é uma figura central nesse esforço. O procurador geral [William] Barr parece estar envolvido também", afirmou o delator no documento de acusação.

No dia 2 de agosto, o advogado de Trump foi a Madri, na Espanha, para se encontrar com um conselheiro do ucraniano, Andriy Yermak. O encontro foi uma reunião de acompanhamento (“follow up”) sobre os casos que os presidentes haviam discutido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.