Entorpecente

Polícia Civil prende traficantes de drogas no Maranhão

Pelo menos 12 pessoas, envolvidas com a venda de entorpecente no estado foram tirados de circulação em menos de 12 horas durante operação desenvolvida pela Senarc

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Rubenildo dos Santos e Josiel Santos presos em Entroncamento
Rubenildo dos Santos e Josiel Santos presos em Entroncamento (Traficantes)

Pelo menos 12 envolvidos no comércio de drogas na capital e no interior foram tirados de circulação em menos de 12 horas pela polícia, que apreendeu mais de 70 kg de entorpecentes, entre maconha, crack e cocaína. A última ação policiais ocorreu na noite de terça-feira, 8, no povoado Entroncamento, zona rural de Itapecuru-Mirim, onde foram presos Rubenildo dos Santos Filho, de 21 anos, e Josiel Santos Nascimento, de 25 anos. Noventa e três tabletes de maconha foram apreendidos. A droga procedia de Teresina para ser distribuída para as bocas de fumo da Região do Munim.

Segundo o delegado Breno Galdino, da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), os policiais civis estavam em Entroncamento realizando abordagens nos veículos, principalmente ônibus e carros de passeio, pois há informações de que essa região é utilizada como rota do tráfico de droga.

Ao revistarem o bagageiro de um ônibus que fazia linha Teresina a São Luís, os policiais usaram cães farejadores e encontraram três malas e uma mochila com 93 tabletes de maconha, que pesavam cerca de 70 kg. Logo depois a polícia conseguiu identificar e prender os proprietários da bagagem, Rubenildo Filho e Josiel Santos, ambos moradores na cidade de Rosário.

Josiel Santos disse para a polícia que era a segunda vez que trazia droga de outro estado para ser vendida na Região do Munim. Desta vez ele teria comprado a droga em Teresina por R$ 70 mil,00. “Esses traficantes são considerados mulas, ou seja, foram pagos para fazer o transporte da droga. Há outras pessoas envolvidas nessa ação criminosa”, comentou o delegado.

Os detidos foram apresentados na sede da Senarc, no Bairro de Fátima, onde prestaram esclarecimentos e em seguida foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A droga foi levada para o Instituto de Criminalística (Icrim), no Bacanga, para ser periciada.

Crack

Na tarde de terça-feira, 8, uma equipe do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Timon prendeu Antônio Francisco Gomes Moreira, de 50 anos, nas proximidades da rodoviária dessa cidade, acusado de tráfico de droga. Com ele, a polícia apreendeu 1 kg de crack e a quantia de R$ 2.477,00.

O detido foi apresentado na delegacia regional de Timon onde foi autuado. A polícia informou que as diligências nessa área vão continuar visando prender outros criminosos que atuam na região, principalmente com a venda de entorpecente.

Mais prisões

No início da noite de terça-feira, 8, policiais militares prenderam Ana Maria Moraes Castro, de 35 anos, no Residencial Piancó, na capital. Na residência dela, foram apreendidos maconha, celulares e material para embalar droga. Nessa casa, de acordo com a polícia, reside dois suspeitos do comércio de droga, conhecidos como Talibã e Menina.

Ainda na terça-feira, na cidade de Imperatriz, foi detida Marinalva Pereira da Silva que estava com uma ordem de prisão em aberto pelo crime de tráfico de droga. Os policiais apresentaram a mulher na delegacia regional do município. El foi encaminhada para o presídio feminino à disposição do Poder Judiciário.

Também em Imperatriz foram presos Iago Belfort de Jesus e Jéssica Pereira da Silva, ambos de 19 anos, e um adolescentes apreendido ambos acusados da venda de droga na área central da cidade. Com eles, a polícia apreendeu vários papelotes de cocaína, celulares e relógios.

Já em Carolina, na terça-feira, foram presos Maria Coroline Almeida e Mateus Henrique Ferreira e apreendido um adolescente suspeitos de tráfico de droga no município. Segundo a polícia, eles estavam com mais de 100 papelotes de maconha prontos para serem comercializados. Há informações de que Maria Coroline é agenciadora de menores para o transporte e a venda da droga na cidade. Ela tem passagem pela Justiça pelo crime de tentativa de homicídio, ocorrido na região.

Número

12

foi o número de traficantes de droga tirados de circulação na noite de terça-feira no interior e na capital. Só em Entroncamento, zona rural de Itapecuru- Mirim, 70 kg de maconha foram apreendidos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.