COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
As Diretoras do Grupo Educacional Dom Bosco Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad
As Diretoras do Grupo Educacional Dom Bosco Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad
As diretoras e responsáveis pelo novo posicionamento de Escola Exponencial, as Diretoras do Colégio Dom Bosco Raíssa Murad, Isabella Rodrigues Caracas e Rebeca Murad
As diretoras e responsáveis pelo novo posicionamento de Escola Exponencial, as Diretoras do Colégio Dom Bosco Raíssa Murad, Isabella Rodrigues Caracas e Rebeca Murad
Os irmãos Gabriel e Davi Caracas entre Roberta Lazera
Os irmãos Gabriel e Davi Caracas entre Roberta Lazera
O renomado educador e consultor Miguel Thompson (SP) com o gestor educacional do Dom Bosco Igor Melo
O renomado educador e consultor Miguel Thompson (SP) com o gestor educacional do Dom Bosco Igor Melo
Juliana Motta e Lívia Freitas.
Juliana Motta e Lívia Freitas.

Os desafios da Educação 4.0
Um dos educadores mais lúcidos e antenados com as profundas transformações da sociedade atual, Miguel Thompson (SP) palestrou com exclusividade para pais de alunos do Colégio Dom Bosco, a convite da escola, no evento de apresentação do projeto “Dom Bosco 2020”.
Na palestra “A Educação 4.0 e as Transformações na Formação das Novas Gerações” Thompson fez um brilhante passeio pelas diversas fases da evolução humana e social sob a ótica da filosofia, para refletir como deve ser a nova educação e os novos papéis dos pais, dos alunos e da escola.
Ele fez questão também, de elogiar o amplo projeto do Dom Bosco de Escola Exponencial, que já utiliza na prática todas as inovações citadas na palestra.
Porém, ainda mais importante que adotar tecnologias e metodologias ativas, Miguel Thompson enfatizou que o Dom Bosco acertou em antes, ter investido na base docente, ao promover um projeto exclusivo de capacitação com a pós-graduação “Aprendizagem Exponencial”, customizada pela UNDB para a equipe pedagógica da escola.
Antes da palestra de Thompson, a Diretora do Colégio Dom Bosco Raissa Murad apresentou as inovações da escola para 2020.

Remédios vencidos
Os professores Luiz Fernando Ramos e Elizângela Motta, do Curso de Farmácia do Florence, apresentaram ao Ministério Público do Maranhão, durante audiência para tratar da destinação final de medicamentos vencidos ou sem uso, um projeto que vem recolhendo medicamentos, encabeçado pela instituição.
O projeto embasa a produção de trabalhos científicos pelos alunos do curso de Farmácia.
Os medicamentos vencidos recebem a destinação final adequada, que é a incineração.

Remédios ... 2
Foram apresentados, também, dados de uma pesquisa publicada em maio deste ano, feita pelo Conselho Federal de Farmácia e Instituto Datafolha.
A pesquisa apontou que 77% dos brasileiros se automedicam.
Metade desse grupo faz uso da automedicação pelo menos uma vez por mês e 25% dos entrevistados utilizam remédios sem prescrição médica diariamente.

Homenagem
Esta semana a Faculdade de Negócios Faene, instituição comandada pelos empresários maranhenses Ricardo André Carreira e Michelle Mendes Carreira, foi homenageada durante sessão solene na Câmara Municipal de São Luís.
A proposição foi de autoria do vereador Ricardo Diniz e a solenidade contou com a presença do presidente da Associação Comercial do Maranhão, empresário Felipe Mussalém.
Em seu discurso, o vereador ressaltou a importância da instituição para a formação profissional dos maranhenses em diversas áreas, bem como a trajetória ascendente do projeto educacional.

Balada com Mastruz
O forró vai pedir passagem em São Luís na noite desta sexta-feira, com a apresentação da banda Mastruz com Leite, na boate The Music Hall, na Lagoa da Jansen.
O grupo cearense retorna à capital maranhense para mais uma apresentação contagiante.
Com formação totalmente renovada, a banda traz nos vocais os cantores Neto Leite, Eryka Meyre, Ingrid Souza, Vanderson Araújo, Ana Amélia, Larissa Ferreira e João Filho.
Destes, o único da formação original é Neto Leite, que além de cantor é sanfoneiro.

Objetivo Day
A escola Objetivo São Luís promoverá, no próximo dia 26, o “Objetivo Day”, com uma manhã de palestras e dinâmicas sobre temas de extrema importância nos dias atuais para pais e alunos.
Além disso, terão práticas de experimentos mágicos nas áreas de física, química e biologia.
Haverá ainda aulões com uma equipe da academia Bodytech e feirinha de adoção com a Terra Zoo.

Sarney está em Roma
O ex-presidente José Sarney amanhece hoje em Roma, na Itália, para assistir à cerimônia de canonização da primeira santa nascida no Brasil: a baiana Irmã Dulce, que passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. Dos políticos brasileiros, a relação mais próxima de Santa Dulce foi com José Sarney, que além de ser grande amigo, patrocinou a indicação da freira para o Prêmio Nobel da Paz de 1988.

TRIVIAL VARIADO

Economistas projetam que, se nada for feito urgentemente, o Brasil pode deixar o grupo das 10 nações mais industrializadas do mundo, com efeitos desastrosos. A previsão, para este ano, é de que deverá haver nova retração na área.

Em alguns estados é muito forte a mobilização realizada por servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público. Os servidores, no movimento por reajuste salarial, e contra o projeto que extingue a carreira de oficial escrevente, se autodenominam “dinossauros” do Judiciário.

Luisla Bottino está às voltas com os preparativos para a grande recepção de sábado, em seu apartamento na Ponta do Farol, para comemorar a nova idade do marido, o prático Augusto Bottino.

Já de volta à Ilha, Déia e Luiz Campos Paes retomam sua agenda de compromissos sociais, após duas semanas visitando os Alpes Suíços, Alemanha e as cidades mais emblemáticas da Itália.

DE RELANCE

Instituto Alberto Beretta
É hoje à noite a inauguração do Instituto Alberto Beretta, de Medicina Integrada (Rua Aramitas, 5, no Calhau), com missa solene seguida de coquetel, tendo como anfitriã a Dra. Cibele Magalhães. O Instituto é um centro médico com especialidades em endocrinologia, metabologia, nutrologia, distúrbios do peso, diabetes, doenças nutricionais e metabólicas, dislipidemias, doenças da glândula tireóide, osteoporose, Intolerâncias alimentares, diabetes gestacional, desequilíbrios hormonais, melhora da fertilidade masculina e feminina, entre outras.

Instituto Alberto Beretta 2
O nome Instituto Alberto Beretta é uma homenagem à memória do Frei Alberto Beretta (1916-2001), que foi um médico-missionário, sacerdote capuchinho e irmão de Santa Gianna Beretta Molla. Ele viveu 31 anos na cidade de Grajaú, no interior do Maranhão, onde exerceu uma extraordinária experiência de fé e amor, como um humilde e generoso padre capuchinho e missionário, deixando uma brilhante carreira de médico na Itália para colocar-se a serviço dos doentes e dos pobres, na Diocese de Grajaú. Por sua vida de fé e dedicação, ele representa luminoso exemplo e forte estímulo para todos aqueles que acreditam na força do bem e do amor.

Volta de Verdades Secretas
Os fãs de “Verdades Secretas”, exibida pela TV Globo (aqui, TV Mirante) em 2015, podem comemorar. O retorno da série foi confirmado ontem. A segunda temporada do folhetim será produzida para 2021 e terá no elenco estrelas como Reynaldo Gianecchini, Marieta Severo e Camila Queiroz. Outra novidade é a parceria entre Walcyr Carrasco e Amora Mautner, que se repetirá após sucesso de “A Dona do Pedaço”. Diretora artística e autor também trabalharam juntos em “O Cravo e a Rosa”. Além disso, a trama, que aborda o mundo da moda, pretende escalar muitos jovens modelos e, para encontrá-los, a produção de elenco viajará pelo Brasil.

Volta de Verdades Secretas 2
A propósito: o folhetim de Walcyr Carrasco retratou tráfico e consumo de drogas, prostituição de adolescentes, aborto, adultério, bullying escolar, além de mostrar o impacto que uma família desestruturada da elite pode ter sobre os filhos. O autor já havia confirmado em 2018 a vontade de criar uma segunda edição da série, que teve bons índices de audiência e também de repercussão tanto da crítica, quanto nas redes sociais. O último capítulo da novela gerou 26,5 milhões de visualizações na rede social.

Pior estratégia
Se Rodrigo Janot pagou pela estratégia de marketing para o lançamento do livro, deveria pedir o dinheiro de volta. A revelação de que foi ao STF armado, com a intenção de matar Gilmar Mendes, comprometeu o prestígio do ex-PGR e afastou autoridades da sessão de autógrafos. Investigadores que atuaram na Lava-Jato relataram à colunista Carolina Bahia que já detectaram inconsistências na história contada por Janot.

Mulheres laranjas
O uso de candidatas laranjas nas eleições do ano passado, motivo de alguns escândalos envolvendo também o PSL de Jair Bolsonaro, aduba a falácia de que mulheres, em grande parte, são usadas no jogo eleitoral para alguns tirarem proveito. É lorota rasteira. Laranjas estão presentes, não só na política, mas também no jogo econômico sujo. Com o detalhe: a prática é unissex, envolve gente de todos os gêneros, não de agora, mas desde que inventaram a tal legislação.

Rodízio de apresentadores
Em 1° de setembro, o Jornal Nacional completou 50 anos. Para comemorar a data, a Globo promove um rodízio entre apresentadores de todos os Estados. Os primeiros a sentarem na bancada do JN foram Márcio Bonfim (PE) e Cristina Ranzolin (RS). O Maranhão terá a sua vez no dia 23 de novembro, quando Giovanni Spinucci (da TV Mirante) e Aline Aguar (de Minas Gerais), serão os apresentadores do 13º sábado em que as apresentações comemorativas estão acontecendo. A apresentação de Giovanni será a penúltima da programação.

Para escrever na pedra:
“Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa”. De Cecília Meireles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.