Extracurricular

Intercâmbio solidário leva estudantes paulistas ao interior do Maranhão

Projeto social, promovido pelo Instituto Brasil Solidário, leva estudantes do Ensino Médio para uma imersão social e cultural, unindo o turismo, empreendedorismo e voluntariado no combate à desigualdade social no Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]Uma semana de ação solidária e imersão cultural no interior do Maranhão! Promovendo uma proposta para além do olhar turístico das belas paisagens dos Lençóis Maranhenses, o Programa Intercâmbio Solidário -Learning Journey Brasil, do Instituto Brasil Solidário, começa mais uma edição dos dias 14 a 18, levando um grupo de alunos da capital paulista para uma experiência de voluntariado e solidariedade envolvendo desde doação de brinquedos e livros para a comunidade, até oficinas ministradas pelos participantes, em escolas públicas da região.

Para essa próxima empreitada solidária, participa uma turma de 35 alunos do Colégio Miguel de Cervantes, que já se preparam para um roteiro dinâmico e de muito aprendizado, iniciando em escolas do município de Barreirinhas, no Maranhão e seguindo viagem em visita a diversos povoados e comunidades, permitindo um contato direto com os moradores e empreendedores locais, com visita às casas de farinha, à culinária, ao artesanato, e ainda uma roda de conversas com os gestores e lideranças comunitárias da região.

[e-s001]Os locais visitados fazem parte de um trabalho de longa data de ações sociais promovidas pelo Instituto Brasil Solidário e abre caminho para ampliar o olhar e o conhecimento “de vida” dos estudantes, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional desses jovens.

Dentro de suas habilidades e num belo exemplo de protagonismo, os estudantes escolhem como podem ajudar no processo das oficinas práticas realizadas dentro das escolas públicas, levando para a comunidade desde aulas de dança, gincanas, arte e pintura facial até oficinas de ciências, ballet e confecção de bijuterias. A programação inclui ainda as formações promovidas pela equipe do Instituto, envolvendo atividades de Fotografia, Educação Ambiental, Turismo Sustentável, Pintura e Desenho, Artes Cênicas, Corte e Costura/Patchwork e Educação Financeira.

Os alunos acompanham, ainda, a premiação de concursos de redação e a doação de livros em oito escolas diferentes no município, além de brinquedos que serão entregues nas comunidades, para cerca de 300 famílias da região. Mobilização essa que teve início no primeiro semestre junto a todas as famílias do Colégio Miguel de Cervantes e que reuniu, em campanhas com as famílias dos adolescentes, livros, brinquedos e materiais de apoio que agora chegam ao destino do projeto de Intercâmbio Solidário.

[e-s001]“O projeto desperta nesses alunos um outro olhar, que permite inclusive causar reflexões importantes nas escolhas desses jovens e atitudes dentro de casa. É um projeto de vivência de base, quando mostramos a eles a importância de conhecer a fundo o Brasil real, distante dos grandes centros, mas que representa cerca de 95% da realidade do país. A mobilização junto às famílias na arrecadação de livros e brinquedos sela o compromisso de que podemos juntos fazer a diferença, trazendo um sentimento de amor e união à população dentro de diferentes realidades socio-econômicas presentes em nosso país”, ressalta o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

Brasil Solidário, em longa data no Maranhão
A trajetória do Instituto Brasil Solidário, desde os seus primeiros passos, tem raízes que passam pelas terras Maranhenses. Conceitualmente, o IBS surgiu em 1998 e 2000, a partir da Expedição “Trilha Brasil”, a primeira missão social do Instituto, onde foram percorridos 25 mil quilômetros em 14 estados do Brasil, entre eles o Maranhão. Durante esse percurso, foi possível registrar as condições de vulnerabilidade social em várias regiões, principalmente relacionadas a educação.

Essa experiência, fez surgir em 2001 uma forte iniciativa social, que voltaria em 2003 para o Maranhão, levando projetos de leitura, educação ambiental e saúde, nos municípios de Carolina, Balsas e Barreirinhas, uma das primeiras ações sociais do Instituto Brasil Solidário, que originou os projetos focados na busca por uma educação de qualidade em todo o país. E justamente em Barreirinhas, as atividades conseguiram ganhar força e ter continuidade em várias escolas da região, incluindo a construção de uma escola inteira, ocorrida no ano de 2012.

Historicamente, dentro da proposta do PDE/IBS, foram levadas à cidade oficinas práticas de Educomunicação, Incentivo à Leitura, Educação Ambiental, Saúde, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Família na Escola. Somente o município de Barreirinhas conta, atualmente, com 25 bibliotecas com mais de 500 acervos cada, que foram multiplicadas na rede pública de ensino dentro do eixo de incentivo à leitura do IBS.

[e-s001]O projeto está em sua 7ª edição e mais de 140 alunos de diferentes escolas privadas de São Paulo já participaram das ações, realizadas na Chapada Diamantina, na Bahia, e Barreirinhas, no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.