COLUNA

Crise interna do PSL e o MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

A crise nacional do PSL poderá ter efeitos no Maranhão. No estado, o partido vinha se reorganizando para chegar às eleições municipais de 2020 com força e assim aumentar sua bancada de vereadores em São Luís e no interior e ainda com uma candidatura competitiva para prefeito da capital.
No entanto, as recentes declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro - que é do partido -, e o claro confronto com o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, pode impedir que o PSL cresça no Maranhão, já que a “onda Bolsonaro” de 2018 fez com que a legenda saísse do campo dos partidos menores para a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados.
Por enquanto, o presidente estadual do PSL no Maranhão, vereador Francisco Carvalho, não se posicionou sobre a crise interna. Não disse ser a favor ou contra a posição do presidente da República.
O dirigente partidário já deve ter iniciado um planejamento para manter os quadros da sigla, caso o presidente Bolsonaro decida deixar o PSL.
Há receio de que os nomes que já se filiaram e que manifestaram interesse em se filiar - principalmente por apoiar o presidente da República - percam o interesse, deixando o PSL enfraquecido em seus quadros para a disputa do próximo ano.

Quem pode sair?
Em São Luís, o PSL tem duas pré-candidaturas já postas para disputar a Prefeitura. O suplente de deputado federal Apóstolo Sílvio Antônio e o coronel José Monteiro.
O primeiro talvez não deixe o PSL caso se confirme a desfiliação do presidente Jair Bolsonaro, até mesmo porque Sílvio Antônio tem mais ligação com os membros do partido no Maranhão.
Já no caso do coronel Monteiro, o mais provável é que ele também deixe o PSL, já que faz parte do Governo Federal com o cargo de superintendente do Patrimônio da União.

Força-tarefa
Além de encabeçar a elaboração de requerimento pedindo soluções ao derramamento de óleo na costa maranhense, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) indicou a necessidade de criação de uma força-tarefa do Governo Federal para assistência aos estados afetados.
A preocupação do parlamentar é quanto a possíveis perdas de recursos nas áreas de Turismo e Meio Ambiente com o fato.
A coordenação da bancada maranhense dá apoio e reforça a iniciativa do petebista.

Saúde
Tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 37/2019, de autoria do vereador Umbelino Júnior (Cidadania), que solicita a publicação da lista de espera de pacientes inscritos no Sistema de Regulação, por meio da internet.
A proposta do parlamentar quer garantir que os pacientes saibam informações necessárias de consultas e exames ofertados na rede municipal de saúde.
De acordo com o projeto, o sistema vai permitir que o usuário tenha acesso à posição na fila para atendimento.

Obra na feira
O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) tentou evitar o início das obras na feira da Cohab ao realizar uma audiência pública.
A ideia do tucano era convencer os feirantes a não saírem da feira até que a Prefeitura de São Luís oferecesse um novo espaço para que eles trabalhem enquanto a obra é realizada.
No entanto, os feirantes disseram ao deputado que na próxima segunda-feira, 14, estarão fora da feira, para que as obras da Prefeitura de São Luís tenham início.

Cobrança
O vereador Honorato Fernandes (PT) cobrou ontem que a lei que trata de questões relacionadas a pessoas autistas seja aplicada em São Luís.
Segundo o parlamentar, existe uma legislação que determina que seja realizado um censo e também a confecção de uma carteira com identificação de pessoas com autismo.
Há ainda outra cobrança: o cumprimento da lei federal 12.764/2012, que trata da educação inclusiva para que nas escolas municipais para autistas com acompanhamento especializado.

Uma CPI?
O deputado estadual Yglésio Moyses quer pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar ato de abuso de autoridade de um delegado no interior do Maranhão.
Na verdade, o parlamentar se sentiu contrariado, porque houve a convocação na Assembleia Legislativa do delegado e este não compareceu.
Houve uma clara falta de respeito. No entanto, o que Moyses se esquece que em caso de convocação mais importantes como de secretários estaduais, ele sempre vota contra na Assembleia.

DE OLHO

R$ 11,30 bilhões é o valor da arrecadação do Governo do Maranhão até o mês de setembro deste ano. A previsão orçamentária para 2019 é de pouco mais de R$ 23 bilhões.

E MAIS

• O período de chuvas em São Luís trouxe consigo um estrago grande em vias nos mais diversos bairros da capital. Foram meses de sofrimento para moradores que tinham de conviver com a falta de infraestrutura, que se acumulava por décadas.

• Finalmente, a Prefeitura de São Luís inicia um recapeamento asfáltico e para a surpresa de moradores do Vinhais e do Cohatrac vem a Caema quebrar tudo.

• Claro que o trabalho da companhia é necessário. O que falta, na verdade, é o cumprimento da lei que determina à Caema deixar a via conforme foi encontrada. Por ser aliada do governo, a Prefeitura não pode reclamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.