Política | Será?

Conta de energia no Brasil deve cair de 30% a 40% nos próximos anos

Estimativa foi feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele acredita que o aumento da oferta poderá forçar uma diminuição da energia nas termelétricas
José Linhares Jr10/10/2019 às 17h08
Conta de energia no Brasil deve cair de 30% a 40% nos próximos anosMinistro Paulo Guedes acredita que aumento da oferta pode diminuir preço da energia em termelétricas (Reprodução)

Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que a energia no Brasil deverá ter uma queda dentro em breve. “Imagino em que um ano e meio os preços das termelétricas vão cair cerca de 30% a 40%”, afirmou. A tese do ministro tem como base a abertura do mercado e a obtenção de novas fontes de energia.

As declarações foram dadas durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019, organizado pelo governo federal, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O ministro acredita que o aumento da oferta de energia deve impor uma diminuição nos valores. Entre essas novas fontes, estão a importação de gás da Bolívia e da Argentina, além da produção oriunda do pré-sal.

Paulo Guedes ainda defendeu a abertura do Brasil por meio de do desenvolvimento de infraestrutura de entrada e saída de recursos, como, por exemplo, um trajeto que dê acesso ao Oceano Pacífico pelo Peru, além de outro acesso na Região Norte, na Guiana, onde foram descobertas reservas de petróleo e gás natural.

“Precisamos de saída pelo Norte para escoar recursos nossos e para a entrada de recursos em nossa rede.”

O ministro ainda defendeu a quebra do monopólio estatal na distribuição do gás, aumentando a competição no setor.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte