Comemoração

Dia das Crianças celebrado no palco

Programação alusiva à data começa amanhã e prossegue até sábado no Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Cena da peça "Moleque Fujão", da Coteatro
Cena da peça "Moleque Fujão", da Coteatro (Moleque Fujão)

São Luís - Na semana em que se celebra o Dia das Crianças, o Teatro Arthur Azevedo (Centro) preparou uma programação especial para contemplar os pequenos e suas famílias. Serão três dias de atrações que se iniciam amanhã, às 19h30, com a “Mostra de Coreografias”, que vai reunir escolas de dança da cidade. Já na sexta-feira e no sábado, serão apresentadas peças teatrais com temática infantil.

Na lista de escolas que se apresentarão na “Mostra de Coreografias” estão a rede de academias Bodytech, Núcleo de Arte da Ilha, Cia. Suelma Pithon de Dança do Ventre Teen, Studio de Dança Luzia Aureliano, Escola de Dança Expressar, Prodanz e o projeto Dançando e Educando, da Prefeitura de São Luís. No espetáculo, cada escola apresentará um número de dança.

O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, diz que a mostra de dança foi pensada de forma a contemplar todos os estilos como dança contemporânea, clássica, urbanas, etc. “O interessante é que estamos iniciando as comemorações pelo Dia das Crianças com uma mostra infantil de criança dançando para criança. O movimento de dança infantil na cidade é muito grande, então temos uma expectativa muito especial por conta disso, pois a ideia é estimular mais ainda”, explica o diretor.

Na sexta-feira, às 19h30, será apresentada no palco do teatro a fábula “Moleque Fujão” que conta a história de um garoto desobediente e esperto que foge dos deveres domésticos. A história serve como pano de fundo para uma viagem pelo universo das lendas amazônicas e apresenta uma viagem por um universo povoado de ícones do folclore brasileiro. A produção é da companhia Coteatro.
Mais do que apresentar um conselho moralista, o espetáculo propõe a educação pelo exemplo baseado na experiência vivida pelo garoto, que é mais sonhador e aventureiro que um sujeito preguiçoso.

Para fechar a semana, a Coteatro apresentará o espetáculo "Contos que o tempo conta", no dia 12 de outubro, às 17h. A montagem aborda histórias que os avós contam nos alpendres das casas antigas ou que babás contavam para chamar o sono das crianças. São três contos noturnos: “Menina e a figueira”, “Zabel e a Cachorrinha” e “A Moura Torta”, todas recontadas num enredo adaptado aos dias atuais. Com um elenco grandioso e usando a linguagem cênica Teatro de Ator e Ator em Máscara, as três histórias transcorrem pontuadas pela narração de um boneco gigante que representa o tempo.

Celso Brandão lembra da necessidade de mais espetáculos infantis e diz que o evento servirá para analisar a possibilidade de mais programações voltadas para as crianças. “Nós buscamos fugir um pouco dos espetáculos tradicionais para privilegiar algo mais maranhense, como é o caso da peça ‘Moleque Fujão’. Não queremos ficar apenas no lúdico pelo lúdico e vamos ver como será a recepção das crianças”, frisa Brandão. l

Serviço

O quê

Semana da Criança

Onde

Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol, Centro

Ingressos

R$ 40,00 (preço único). À venda na loja Fotosombra do Shopping da Ilha, na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo e no site da bilheteria online Inti (teatroarthurazevedo.byinti.com).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.