Tensão

Presidente Trump ameaça ''destruir totalmente'' a economia da Turquia

Início da retirada das tropas americanas abre caminho para a ofensiva militar turca contra as milícias curdas. ONU afirmou que se prepara para o pior na região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Veículos do Exército dos Estados Unidos passam por estrada no nordeste da Síria
Veículos do Exército dos Estados Unidos passam por estrada no nordeste da Síria (Reuters)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou ontem,7, "destruir" a economia da Turquia se o país fizer algo "fora dos limites" em suas operações na Síria.

"Como já afirmei antes, e apenas para reiterar, se a Turquia fizer algo que eu, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a Economia da Turquia (já fiz isso antes!), disse o americano em seu perfil no Twitter.

"Eles devem, com a Europa e outros, vigiar os combatentes e famílias do Estado Islâmico capturados. Os EUA fizeram muito mais do que se poderia esperar, incluindo a captura de 100% do califado Estado Islâmico. Agora é hora de outros na região, alguns de grande riqueza, protegerem seu próprio território. Os EUA são grandes!", escreveu Trump, na continuação de sua mensagem.

Operação

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou mais cedo,ontem, que o exército de seu país está pronto para iniciar a qualquer momento operações contra milícias curdas no nordeste da Síria. Os Estados Unidos, ao mesmo tempo, começaram a retirar suas tropas perto da fronteira turca, abrindo caminho para uma ofensiva militar e reavivando o temor sobre o retorno do Estado Islâmico à região.

"Há uma frase que sempre usamos: podemos chegar a qualquer noite, sem aviso", disse Erdogan.

Atualmente no controle da região, as Forças Democráticas Sírias (FDS), constituídas por uma aliança de combatentes curdos e árabes, disseram buscar a estabilidade, mas prometeram responder a qualquer ataque.

As FDS, que receberam apoio da coalizão internacional liderada por Washington, lutaram durante anos contra o Estado Islâmico e conquistaram em março seu último reduto na Síria, em Baguz.

A situação reflete uma mudança de estratégia por parte dos Estados Unidos, que abandona os curdos, que foram os principais aliado de Washington na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico. (leia mais abaixo)

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que se prepara para o pior na região norte da Síria. "Não sabemos o que vai acontecer (...) nos preparamos para o pior", declarou o coordenador humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Panos Moumtzis, em uma entrevista coletiva em Genebra.

'Limpar de terroristas'

A Turquia está decidida a "limpar" o norte da Síria de "terroristas" que ameaçam sua segurança, declarou o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu.

A Turquia classifica como "terroristas" as milícias curdas da Síria, por seus vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização curda que protagoniza uma guerrilha violenta no território turco desde 1984.

Aliados na Otan, Ancara e Washington concordaram em agosto com a criação de uma zona no norte da Síria, ao longo da fronteira turca, na qual a milícia curda YPG seria considerada uma organização terrorista ligada a insurgentes curdos internos. No entanto, a Turquia acusou os EUA de se mobilizarem muito devagar para criar essa zona.

Retirada americana

Na noite de domingo, o governo americano anunciou que a retirada permitirá à Turquia realizar "em breve" uma incursão militar "prevista há algum tempo no norte da Síria". A Casa Branca também informou que suas forças não apoiarão nem se envolverão nesta operação.

"As forças dos Estados Unidos, depois de derrotar o 'califado' territorial dos Estado Islâmico, não estarão mais na área imediata", afirma um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Na manhã desta segunda, as Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança de combatentes curdos e árabes, anunciaram em um comunicado que as "forças americanas se retiravam das zonas de fronteira com a Turquia", ao mesmo tempo que a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) confirmou uma retirada das tropas dos Estados Unidos de posições importantes em Ras al Ain e Tal Abyad.

“É hora de sairmos dessas ridículas guerras sem fim, muitas delas tribais, e levar nossos soldados para casa. Lutaremos onde for para o nosso benefício, e somente lutaremos para vencer”, declarou o presidente Donald Trump nesta segunda em uma rede social.

A medida recebeu críticas mesmo de aliados de Trump. O senador Lindsey Graham, um dos congressistas mais próximos do presidente, chamou a decisão de retirar os militares de "impulsiva". "Abandonar os curdos será uma mancha na honra dos EUA", escreveu no Twitter.

"Estamos mandando o sinal mais perigoso possível – os EUA são um aliado não confiável, e é só uma questão de tempo para que China, Rússia, Irã e Coreia do Norte ajam de maneira perigosa."

Medo da volta do Estado Islâmico

Com a retirada das tropas da fronteira e o apoio à incursão turca, os Estados Unidos abandonam os curdos, que foram os principais aliados de Washington na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico durante a guerra da Síria.

As Forças Democráticas Sírias advertiram que uma operação turca provocaria o ressurgimento do grupo jihadista e acabaria com "anos de exitosos combates" contra os terroristas, uma declaração rejeitada por Ancara.

Alguns líderes do EI poderiam retornar, segundo as FDS, um cenário que também ameaçaria as prisões e os acampamentos que os curdos dirigem e que abrigam vários jihadistas e suas famílias.







Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.