COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
NA QUINTA-FEIRA 10, às 19h, será rezada missa solene seguida de coquetel para marcar a inauguração do Instituto Alberto Beretta, de Medicina Integrada, no Calhau, tendo à frente a Dra. Cibele Magalhães (foto). O Instituto é um centro médico com especialidades em endocrinologia, metabologia, nutrologia, distúrbios do peso, diabetes, doenças nutricionais e metabólicas, dislipidemias, doenças da glândula tireóide, osteoporose, Intolerâncias alimentares, diabetes gestacional, desequilíbrios hormonais, melhora da fertilidade masculina e feminina, menopausa e andropausa, doenças autoimunes e degenerativas, medicina preventiva, abordagem familiar na prevenção da doença e manutenção da saúde desde o período pré-gestacional, reposição parenteral de vitaminas, ultrassonografia, fisioterapia integrativa no tratamento da dor crônica, nutrição funcional. Buscando sempre tratar as causas, e não os sintomas
NA QUINTA-FEIRA 10, às 19h, será rezada missa solene seguida de coquetel para marcar a inauguração do Instituto Alberto Beretta, de Medicina Integrada, no Calhau, tendo à frente a Dra. Cibele Magalhães (foto). O Instituto é um centro médico com especialidades em endocrinologia, metabologia, nutrologia, distúrbios do peso, diabetes, doenças nutricionais e metabólicas, dislipidemias, doenças da glândula tireóide, osteoporose, Intolerâncias alimentares, diabetes gestacional, desequilíbrios hormonais, melhora da fertilidade masculina e feminina, menopausa e andropausa, doenças autoimunes e degenerativas, medicina preventiva, abordagem familiar na prevenção da doença e manutenção da saúde desde o período pré-gestacional, reposição parenteral de vitaminas, ultrassonografia, fisioterapia integrativa no tratamento da dor crônica, nutrição funcional. Buscando sempre tratar as causas, e não os sintomas

Entre a luz do sol
“A luz do sol é o melhor dos desinfetantes”.
A frase do juiz norte-americano Louis Brandeis motivou o surgimento no Senado brasileiro da Instituição Fiscal Independente, que completará três anos no dia 1º de novembro.
Em 2005, era utilizado por 12 países. Hoje, são mais de 30.
O propósito é fiscalizar e dar transparência às contas públicas. A equipe tem técnicos com funções definidas: produzir informações, análises, projeções, relatórios e pareceres.
A tarefa da Instituição ainda está incompleta. Deve à população, explicações para o orçamento do Senado, que ultrapassa 4 bilhões e 500 milhões de reais por ano.
Para que entre a luz do sol, deve justificar o motivo de despesa tão alta. Dinheiro que sai, diariamente, do bolso de cada brasileiro.

Memórias de Zelinda
Às vésperas de completar bem vividos 94 anos. a pesquisadora Zelinda Lima, entusiasta “das coisas e das gentes do Maranhão”, lança seu sétimo livro, O bumba meu boi como conheci.
Com projeto gráfico do artista Cláudio Lima, a obra ganhou um ambiente que transporta os leitores para o universo mágico da brincadeira junina. E é fruto de memórias da autora gravadas pela poeta Aurora Almeida durante muitas sessões em cafés de fim de tarde, evocando personagens, toadas, vestimentas e rituais – muitos deles extintos pelo tempo – apresentados de forma lúdica e didática, o que torna O Bumba meu Boi Como Conheci uma obra para todas as idades.
A sessão de autógrafos está marcada para hoje, às 19h, na Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio, no Calhau.

A fonte secou
Trecho do editorial do Diário do Comércio, de Belo Horizonte, que precisa ser afixado em locais públicos:
“Nos ensinam os mais experientes que uma caixa d’água não será mantida cheia se o calibre do cano de entrada for menor que o do cano de saída. Elementar para a maioria, mas certamente não para os gestores públicos que nas últimas décadas, talvez desde a redemocratização, fizeram justamente o contrário, no que diz respeito ao dinheiro público. Gastaram à vontade, criaram obrigações que não poderiam sustentar por muito tempo e, para completar, pouca atenção deram aos ingressos. Hoje, constatam que o dinheiro acabou.”

Olhares de São Luís
A cultura que brilha nos quatro cantos do Maranhão. A cidadania que proporciona grandes gestos, encanta a cada novo olhar e novas perspectivas. O comportamento que promove cuidados, debates e bons momentos de empatia. Todas estas características, e tantas outras, reunidas na “ExpoSoT - Olhares de São Luís”, a primeira mostra fotográfica do site SobreOTatame.com, que fica em cartaz até a próxima sexta-feira no Café Doc Brown – localizado no Espaço Black Swan.
A mostra compila uma série de 20 imagens correspondentes aos materiais publicados no site que marcam a trajetória do portal em seus eventos, coberturas, programas e outros destaques.

Todos no mesmo barco
A dificuldade dos ministros do STF em limitar o alcance da norma inventada para anular as sentenças de alguns presos já condenados leva em conta que a dimensão do problema criado poderá custar um alto preço.
Para salvar os poderosos e ricos ladrões dos cofres públicos, o STF pode beneficiar também grandes chefes do crime organizado, como o caso do PCC, que serão beneficiados pela brecha.

Congresso da PGE
Os 50 anos da Procuradoria Geral do Estado serão celebrados hoje e amanhã com a realização do I Congresso Estadual do órgão. O evento será um momento para exposição das teses dos procuradores e debate com convidados de outras carreiras sobre o Direito Público. Entre os temas a serem abordados, estão direito ambiental, equilíbrio fiscal e parcerias público-privadas.

TRIVIAL VARIADO

O STF inventou uma norma que não existe na lei processual, definindo que o réu delatado terá prazo para confrontar suas alegações finais, com as do colaborador, chamado de delator.

No assunto: percebendo a dificuldade de compreensão, o ministro Luiz Roberto Barroso ensinou de forma didática, na semana passada, ao seu colega presidente do STF Dias Toffoli, o que significa modulação da lei.

Os secretários estaduais da Fazenda estão preparados para intervir em grupo nos debates sobre a reforma tributária, que ocorrerão na Câmara dos Deputados e no Senado.

Tem mais: o acordo vai adiante, incluindo ações contra a União para o ressarcimento dos prejuízos com a Lei Kandir, o regime de previdência dos servidores públicos dos Estados e substituição tributária do ICMS.

A Comissão Especial de Medidas de Combate ao Devedor Contumaz, da Câmara dos Deputados, realizará audiência pública, hoje, às 11h. Pretende criar mecanismos para quem enfrenta dificuldades.

“O excesso de candidatos pode ser meu maior cabo eleitoral.” É a frase mais repetida entre os que concorrerão à Prefeitura de São Luís.

Parece dinheiro caído do céu, mas são os recursos das emendas parlamentares dos senadores e deputados federais maranhenses que estão chegando ao Maranhão.
Na reportagem de página dupla do casamento de Hayane Sauaia de Oliveira e Elton Luís de Carvalho saiu, por um cochilo nossa, que a noiva era sobrinha de Gustavo Sauaia que, na verdade, é seu irmão.

Caravana de pediatras do Maranhão está seguindo para Porto Alegre, atraída pelo 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece de 9 a 12 de outubro, para discutir temas como violência contra crianças e adolescentes, intolerâncias alimentares, obesidade infantil e aleitamento materno.

Mais charmosa e bonita do que nunca, a top Bianca Klamt desembarcou sábado em São Luís para cumprir intensa
agenda social.

DE RELANCE

O nosso bacalhau
Assim como pirarucu é conhecido como o bacalhau dos paraenses e amazonenses, a Jabiraca é também conhecida como o bacalhau do Maranhão. A fama se sustenta porque o peixe seco, também conhecido como Traíra, é capaz de substituir muito bem a iguaria portuguesa na mesa dos maranhenses. Por ser uma iguaria típica da Baixada Maranhense, o bacalhau da água doce, como também é popularmente chamada, é tema da nova oficina o Centro de Capacitação em Culinária Típica, localizado no Museu da Gastronomia Maranhense, criado na pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O nosso bacalhau 2
Com parte teórica e prática, a oficina se encerra hoje, com exposição e degustação dos pratos elaborados. O Centro de Capacitação em Culinária Típica foi criado pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de fortalecer a gastronomia local ao mesmo tempo em que incentiva as potencialidades turísticas da Capital e possibilita aos participantes uma fonte de renda. Outras oficinas, com produtos muito utilizados na gastronomia maranhense, já foram oferecidas pelo equipamento municipal. Entre os produtos já trabalhados estão a macaxeira, a vinagreira, o bacuri, o camarão, o milho e o abacaxi.

Festa da Juçara
No mês de outubro, uma das tradições do calendário cultural da cidade é a Festa da Juçara, que este ano comemora meio século de existência. A largada foi dada domingo, na estância urbana de Maracanã, que se prepara para receber cerca de dez mil visitantes até o dia 3 de novembro. Além da degustação do suco da fruta, com ou sem acompanhamentos, o público poderá aproveitar a programação musical.

Dinheiro em caixa
Em janeiro, durante o Fórum Econômico de Davos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que a meta do governo, este ano, era arrecadar 20 bilhões de dólares com as privatizações. Entregou a tarefa ao empresário Salim Mattar, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados. As vendas chegaram a 23 bilhões e 500 milhões de dólares (96 bilhões e 200 milhões de reais) a 30 de setembro.

Leitura e Cidadania
Com o intuito de discutir e estimular a reflexão sobre a democratização das informações e seus reflexos no campo da Biblioteconomia, o Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas de Informação, Leitura e Cidadania do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, realizará o XI Seminário de Políticas Públicas de Leitura, Bibliotecas e Informação. O evento ocorrerá paralelamente ao I Simpósio Internacional sobre Trabalho e Organização Profissional no Campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, entre os dias 15 e 17 de outubro, no Multicenter Sebrae.

Leitura e Cidadania 2
O seminário é voltado para o debate a respeito da diversidade cultural, igualdade, racismo, acessibilidade e democracia, levando em consideração as perdas de direitos e os retrocessos políticos que refletiram nas pesquisas e no trabalho dos bibliotecários. A conferência de abertura, intitulada “Diversidade Cultural e Direito à Igualdade e à Diferença”, contará com a presença de autoridades, estudantes e professores do curso de Biblioteconomia, além da escritora e educadora Sônia Rosa.

Mais veículos nas ruas
O impacto dos congestionamentos de trânsito na economia brasileira chega a 267 bilhões por ano. Foi o resultado de pesquisa divulgada no Summit Mobilidade Urbana 2019, realizado, recentemente, em São Paulo. O gasto médio é de 1 hora e 20 minutos por dia no deslocamento para as atividades principais. A saída pode ocorrer com a melhoria e maior utilização do transporte público.

Para escrever na pedra:
“O tempo cura as dores e as querelas, porque mudamos e não somos mais a mesma pessoa”. De Blaise Pascal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.