Lançamento

O bumba meu boi rememorado

Pesquisadora Zelinda Lima lança hoje, às 19h, o livro "O bumba-meu-boi como o conheci", sétima obra de sua autoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Detalhe da capa do novo livro de Zelinda Lima
Detalhe da capa do novo livro de Zelinda Lima (Livro Zelinda Lima)

São Luís - Fruto das memórias da pesquisadora, escritora e folclorista Zelinda Lima, o livro “O bumba-meu-boi como o conheci” traz a público um compilado de lembranças e informações sobre a principal manifestação popular do Maranhão a partir de relatos da escritora que em breve completará 94 anos de idade. O trabalho será lançado hoje, às 19h, na Sala Sesc de Exposições, localizada no edifício Fecomércio (Avenida dos Holandeses).

Este é o sétimo livro de Zelinda Lima e tem projeto gráfico do artista Claudio Lima. Traz ainda um rico acervo iconográfico composto por fotografias antigas de personagens da manifestação e também uma galeria com cantadores e amos de diversos grupos de boi, dos diferentes sotaques.

A publicação apresenta também as letras das toadas preferidas de Zelinda Lima, a exemplo de “Maranhão meu tesouro meu torrão”, do Boi de Maracanã, “Bela Mocidade”, do boi de Axixá e “Urrou do boi”, do Boi de Pindaré e fala da presença das mulheres no folguedo. “Esse livro é a realização de um sonho e seu sentido está em deixar para os mais jovens histórias que vivi, e que graças ao apoio de tanta gente, agora tenho a alegria de compartilhar”, afirma Zelinda Lima.

O livro apresenta ainda, de forma lúdica e didática, personagens, toadas, vestimentas e rituais, muitos deles extintos pelo tempo e resgatados a partir das lembranças de Zelinda Lima, que, ao lado do marido, o escritor Carlos de Lima (já falecido), desempenhou importante pepel de proteção, preservação e divulgação da cultura popular maranhense.

Conversas

A obra nasceu de conversas da pesquisadora gravadas pela poeta Aurora Almeida durante muitas sessões durante cafés de fim de tarde. “É de se louvar o emprenho e a preocupação de dona Zelinda Lima ao insistir consigo mesma para que os rastros da brincadeira do bumba-meu-boi nos meandros e inovações da tecnologia”, pondera Aurora, em texto publicado na orelha do livro.

A publicação foi viabilizada com apoio do Sesc Maranhão e, além da colaboração da amiga e escritora Aurora Almeida, contou com a participação dos seus cinco filhos na produção. “Para nós que vivemos parte das histórias narradas, esse livro é uma deliciosa volta no tempo e no espaço e um reencontro prazeroso com pessoas queridas que já não estão entre nós”, conta Deborah Baesse, filha mais nova de Zelinda Lima. “Meu pai, Carlos de Lima, seu Lauro, seu Leonardo, seu Apolônio, Humberto de Maracanã, Tabaco, Coxinho e tantos outros seres de luz que forjaram tudo o que cada um de nós é hoje em dia”, completa.

Com uma vida dedicada à cultura popular, Zelinda Lima se destaca pela participação efetiva na consolidação de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural e arquitetônico do Maranhão. Suas obras publicadas são contribuições preciosas para o estudo e o registro do rico e variado folclore maranhense.

Entre seus livros mais importantes estão “Pecados da Gula”, “A Fé do Povo” e “Coleção Azulejaria do Maranhão”.

Serviço
O quê

Lançamento do livro “O bumba-meu-boi como conheci”, da pesquisadora Zelinda Lima

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Sala Sesc de Exposições – Condomínio Fecomércio – Avenida dos Holandeses

Preço do livro

R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.