Lazer

Inaugurado espaço lúdico para crianças no Residencial Paraíso

A Brinquedoteca do Posto Paraíso tem jogos educativos, em um espaço decorado para o lazer das crianças; evento teve a presença da primeira-dama de São Luís, Camila Holanda

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]A Brinquedoteca, no Centro de Saúde Doutora Valdecy Eleutéria Martins, no Residencial Paraíso, na região da Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga, foi inaugurada em evento ocorrido na manhã dessa segunda-feira, 7. O espaço lúdico é dedicado às crianças da comunidade, em uma área carente e vulnerável em vários aspectos, incluindo a segurança pública. O local será utilizado para avaliações psicopedagógicas do público infantil.

A inauguração contou com a presença da primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que realiza trabalhos sociais na cidade; de funcionários e gestores do Posto Paraíso; e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A Brinquedoteca é um espaço decorado, que contém cadeiras, mesas e vários jogos educativos. Entregue à comunidade ontem, várias crianças se divertiram, sob os olhares emocionados das mães.

“Nós oferecemos uma manhã de lazer para as mães, juntamente com seus filhos. Houve lanche, entrega de brinquedos e uma premiação para o bebê do Residencial Paraíso, que foi escolhido pelo critério do quadro de saúde, como nutrição com leite materno, carteira de vacinação”, disse Josélia Morais, diretora-geral do Centro de Saúde. Cerca de 80 mães participaram da inauguração, algumas grávidas. Outras já deram à luz e levaram seus bebês ao local.

Josélia Morais declarou que a Brinquedoteca foi um presente dos gestores e funcionários do Posto Paraíso às mães do bairro. “O nosso objetivo é oferecer mais acolhimen­to e humanização. A gente vem desenvolvendo esse trabalho com a comunidade. Isso quebra a rotina de que posto de saúde é só vacina e consulta. Eles ficam mais participativos ao observarem nossas iniciativas. A comunidade abraça o posto. Eles nos têm como uma família. A Brinquedoteca será aberta o dia to­do”, assinalou.

Ela afirmou que, assim que algo for notado no comportamento da criança, como autismo, Síndrome de Down ou imperativo, a gestão do Centro de Saúde vai solicitar da Semus um profissional para acompanhar a criança dentro do espaço lúdico, que possui muitos brinquedos educativos. “A comunidade ga­nha bastante, porque essa unidade é referência em pré-natal. A gente quer acompanhar esse público, para não ficar somente na gestante”, comentou Josélia Morais.

A diretora-geral do Centro de Saúde relembrou que, em maio deste ano, foi inaugurada a Sala de Gestante na unidade e, em novembro, o Posto Paraíso terá um espaço voltado exclusivamente para a saúde do homem. “O nosso local para gestante promove atividades semanais, com presença de psicólogos, massoterapeutas e fisioterapeutas, com orientação no aleitamento materno”, frisou a gestora, que está no cargo há 2 anos, mas trabalha lá há cinco como enfermeira.

Primeira-dama
A primeira-dama do Município, Camila Holanda, comemorou a inauguração e visitou cada setor da unidade. “É muito bom ver como se manifestam na prática o carinho e a preocupação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em atender cada vez melhor a população. Esta unidade é um dos muitos exemplos de equipamentos públicos que funcionam com qualidade, transformando vi­das e cuidando dessas crianças, que são o futuro da nossa cidade. É renovador ver os resultados positivos deste trabalho desenvolvido pela gestão municipal. Eles nos mostram que, apesar das limitações financeiras, estamos no caminho certo”, disse.

[e-s001]Bebê Paraíso
Durante o evento, ocorreu, ainda, a premiação do “Bebê Paraíso”, que foi escolhido por médicos e enfermeiros da unidade, por meio de critérios como imunização, desenvolvimento e crescimento, e aleitamento materno. As mães das crianças vencedoras receberam um kit de higiene pessoal e brinquedos para os filhos. “Os bebês ganharam uma faixa de premiação. Isso motiva as mães nas campanhas de vacinação, para que levem seus filhos aos postos de saú­de. Importante destacar o apoio do nosso secretário Lula Fylho para os avanços em nossa unidade”, observou Josélia Morais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.