Ação Social

Moradores da Alemanha participam de projeto social

A comunidade da Rua Formosa, no bairro Alemanha, se engajou em diversas oficinas no fim de semana, inclusive de grafite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Ação de pintura trouxe novo visual para palafitas na rua Formosa
Ação de pintura trouxe novo visual para palafitas na rua Formosa (ação rua formosa)

São Luís - Dois dias de arte e responsabilidade social. Foi assim o projeto “FavelArt”, realizado no fim de semana, na Rua Formosa, no bairro Alemanha. Moradores de palafitas participarm de uma programação que incluiu oficinas de fotografia, cadernos artesanais, trança e grafite. Da oficina de grafite, participaram em torno de 25 grafiteiros, que usaram a arte para transformar a paisagem onde residem.

Segundo Carlos Nogueira, organizador e idealizador do projeto, a iniciativa começou há 5 anos, pois ele já fazia grafites voluntariamente em várias comunidades de São Luís. “Eu trouxe esse projeto para cá. No início, comecei pintando uma palafita e, depois, expandimos para outras atividades. Fazemos esse trabalho todos os anos e já pensamos também no Natal. Nesta edição, conseguimos viabilizar a distribuição de alimentos para a comunidade”, disse.

Acesso
O projeto começou a partir da observando das condições de moradia e de vida de grande parte dos moradores da comunidade. Carlos Nogueira decidiu planejar e pôr em prática algo que democratizasse o acesso da periferia à arte e à cultura, proporcionando um novo ambiente e, consequentemente, um novo olhar dos moradores e visitantes sobre a comunidade.

“O Favelart é uma construção mutua entre os moradores, artistas que se voluntariam e profissionais que se disponibilizam para oferecer oficinas para a comunidade. É uma intervenção artística, social e cultural que possui um valor de mudança simbólica inestimável para a comunidade, onde há a possibilidade da acessibilidade a oficinas artísticas”, frisou, acrescentando que há também oficinas de desenho e dança, onde os tons monocromáticos de madeira das palafitas tomam cor e ganham mais vida, proporcionando aos moradores um ambiente mais agradável e autoestima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.