Ecologia

Ministro afirma que mais de 100 toneladas de óleo já foram recolhidas no Nordeste

Ricardo Salles usou suas redes sociais para divulgar informações sobre desastre ecológico na costa nordestina

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Ricardo Salles tem atuado pessoalmente no caso da borra de petróleo
Ricardo Salles tem atuado pessoalmente no caso da borra de petróleo (Salles)

O ministro Ricardo Salles afirmou hoje (07) que mais de 100 toneladas de borra de petróleo foram recolhidas na costa nordestina nas últimas semanas. O fenômeno foi identificado em uma faixa de mais de 2 mil quilômetros. De origem desconhecida, as manchas foram identificadas desde o começo de setembro.

Salles afirmou que a borra de petróleo vem sendo recolhida desde o dia 2 do mês passado. O recolhimento, ainda segundo Salles, foi feito por equipes do Ibama, ICMBio, municípios e Marinha.

Balanço divulgado pelo Ibama na sexta-feira, 4, mostra que chegou a 124 o número de localidades do Nordeste afetadas pelas manchas de óleo. Ainda de acordo com o Ibama, são 59 os municípios afetados, de oito Estados da região.

O petróleo tem chegado às praias em diferentes intensidades desde o dia 2 de setembro. Por ser uma substância tóxica, a recomendação do Ibama e das Superintendências Estaduais de Meio Ambiente é de que as pessoas evitem o banho de mar, a prática de esportes náuticos e também a pesca, bem como evitar o consumo de frutos do mar desses locais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.