Violência

Promotoria investiga relação de ataque em Paris com célula terrorista

Cinco pessoas, incluindo o assassino, morreram no atentado ocorrido em frente à prefeitura da capital da França

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Policiais patrulharam proximidades da sede da Polícia de Paris um dia após ataque a faca
Policiais patrulharam proximidades da sede da Polícia de Paris um dia após ataque a faca (Reuters)

PARIS - Promotores da França investigam o ataque a faca que deixou quatro mortos em Paris como um possível atentado terrorista, informaram autoridades na sexta-feira,4. O inquérito avalia a relação do autor, que também morreu, com uma "empresa terrorista".

Três policiais e um funcionário administrativo das forças de segurança de Paris morreram no ataque a faca. Após perseguição, um policial abateu o assassino em um jardim.

Até então, os investigadores privilegiavam a hipótese de um conflito pessoal relacionado à profissão, mas ao longo do dia alguns indícios relacionados a terrorismo apareceram.

O assassino, um homem de 45 anos, trabalhava na parte de tecnologia de inteligência da polícia de Paris desde 2003. Policiais apuraram que ele se converteu ao Islã há 18 meses, mas não há provas de que ele tenha se radicalizado.

A esposa do assassino e testemunhas prestaram depoimento, e os investigadores tiveram acesso ao celular do autor do ataque. Por enquanto, não há outros detalhes das investigações.

França em alerta

A França está em estado de alerta para atentados.

Desde 2015, o país foi palco de vários ataques atribuídos a grupos jihadistas, que incluíram atentados sincronizados e agressões isoladas com arma branca. No total, 251 pessoas morreram nesses ataques, de acordo com a France Presse.

A polícia continua a ser alvo recorrente de organizações extremistas, incluindo o Estado Islâmico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.