COLUNA

Perseguição denunciada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Rodrigues (PSL) - um dos mais ácidos críticos do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) -, aproveitou uma audiência que teve com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), para relatar o que considera perseguição do comunista em razão do seu posicionamento político.
O gestor é líder de uma das únicas três cidades maranhenses onde Bolsonaro venceu o 2º turno da eleição de 2018 contra o candidato de Dino, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT).
Durante a reunião com o presidente, segundo relato do próprio gestor - que esteve acompanhado do presidente do PSL no Maranhão, vereador Chico Carvalho -, ele contou as dificuldades de ser perseguido.
- Um dia histórico para todo o Maranhão, grato a Deus e ao povo da minha humilde cidade de São Pedro dos Crentes, os quais me proporcionaram esse momento com o presidente da República do Brasil. Na ocasião, conversamos sobre os problemas da nossa região, assim como das nossas dificuldades como prefeito tão combatido e perseguido pelo governo maranhense - destacou.
O incômodo de Flávio Dino com Lahesio Rodrigues ficou evidente durante a campanha eleitoral do ano passado. A pedido do PCdoB, ele chegou a ser censurado pela Justiça Eleitoral, após declarar em discurso pró-Roseana Sarney (MDB) que Flávio Dino “é ruim”.
- Eu vi o que é ruim neste estado. O que é ruim neste estado chama-se Flávio Dino - disse Lahesio na ocasião. O então juiz eleitoral Itaércio Paulino da Silva determinou a exclusão de vídeo com a fala das redes sociais. A decisão, no entanto, foi reformada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Balança
O engenheiro Carlos Rogério balança no comando da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
Nos últimos dias, cresceu o burburinho sobre a substituição dele no órgão, pelo advogado comunista André de Paula. O caso foi revelado pelo jornalista Jorge Aragão, da Rádio Mirante AM.
Curiosamente, o movimento ganha força na esteira de denúncias do deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) sobre o pagamento de supersalários na pasta.

Apoio
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) tenta emplacar o professor de matemática João de Deus como novo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Segundo colocado na disputa pela reitoria, ele teve apoio da atual reitora, Nair Portela, irmã do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela (PCdoB).
Prestes a deixar o MDB para filiar-se ao PSL, Rocha esteve durante a semana com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e certamente tratou do assunto na audiência.

Olha ele!
O ex-deputado federal Waldir Maranhão (PSDB) reapareceu na cena política maranhense durante a semana.
Em vídeo disparado pela assessoria de Leonardo Sá (PL), o tucano confirmou presença no lançamento da pré-candidatura do parlamentar a prefeito de Pinheiro
- Como baixadeiro, lá estarei, prestigiando esse homem público - disse. Waldir ganhou notoriedade no episódio em que, com uma canetada, tentou anular o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Algo não bate I
Embora tenha tentado desqualificar denúncia do deputado César Pires (PV) sobre o Centro de Hemodiálise São Luís, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acabou confirmando informações do parlamentar.
Em entrevistas, o titular da SES confirmou que o centro conta hoje, efetivamente, com apenas 14 máquinas de hemodiálise funcionando. Exatamente como disse Pires.
- Temos 14 máquinas funcionando no Centro de Hemodiálise São Luís - declarou Lula, em entrevistas às TVs Difusora e Mirante.

Algo não bate II
Ele alega, contudo, que isso se deve ao fato de que ainda não há demanda por todas as máquinas.
- Eu não tenho pacientes para abertura das outras máquinas. À medida que os pacientes forem transferidos dos hospitais em que eles se encontram na Ilha, eu vou abrir as outras. Contamos com todas as máquinas e profissionais no Centro de Hemodiálise - completou.
É difícil acreditar, no entanto, em “falta de demanda” quando os centros prometidos para o interior nunca ficaram prontos e pacientes morrem à espera de atendimento, ou a caminho de São Luís.

Corregedor fora
O corregedor-geral de Justiça do Maranhão, desembargador Marcelo Carvalho, desistiu de disputar a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O mandato do atual presidente, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, só termina em abril do ano que vem, mas a eleição ocorre ainda em 2019.
Carvalho comunicou sua decisão, “em caráter irrevogável e irretratável”, num ofício encaminhado ao presidente da Corte.

DE OLHO

R$ 19,7 milhões foi quanto o Governo do Maranhão já pagou em diárias, no ano de 2019, a servidores estaduais. São mais de R$ 2 milhões por mês.

E MAIS

• Mais uma pesquisa divulgada em São Luís, realizada pela Prever, confirma que praticamente metade do eleitorado da capital ainda não se decidiu sobre seu voto no ano que vem.

• São 49,8% dos eleitores ainda indecisos sobre quem será seu candidato nas próximas eleições. O número era de 53,5% em maio.

• Quatro deputados estaduais seguem tentando viabilizar candidaturas na capital: Adriano Sarney (PV), Duarte Jr (PCdoB), Neto Evangelista (DEM) e Wellington do Curso (PSDB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.