Avaliação

Novo formato da Série D divide opiniões no Moto Club

Com mais jogos, a 3ª divisão agrada treinador Marcinho, enquanto o presidente Natanael Jr. lamenta despesas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Natanael Jr, presidente do Moto, e o técnico Marcinho falaram sobre a Série D
Natanael Jr, presidente do Moto, e o técnico Marcinho falaram sobre a Série D (MARCINHO MOTO )

SÃO LUÍS - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na quinta-feira (3), o calendário de competição para 2020 com mudanças na Série D do Campeonato Brasileiro. Agora a Terceira Divisão para conseguir o cesso para a Série C é preciso passar por três etapas de mata-mata. Além disso, a primeira fase ficou maior, com 14 jogos e não mais apenas seis, uma vez que os grupos agora serão compostos por oito times jogando em ida e volta. O único clube maranhense garantido na competição é o Moto Club, vice-campeão maranhense. O outro presentante saíra da Copa FMF que será disputada em novembro.

O treinador do Moto Club, Marcinho, disse que o novo formato de disputa, mais longa, será importante para jogadores e treinadores que ficarão mais tempo empregado durante o ano. “Achei muito bom o novo calendário, porque temos uma primeira fase maior e isso dá oportunidade para mais profissionais ao longo do ano. Para o clube é muito importante também, porque tem mais tempo de atividade. Clubes como o Moto e outros grandes que estão na Série D precisam ficar em evidência por mais tempo na temporada até em respeito ao torcedor”, avaliou.

Entretanto a nova fórmula de disputa da Série D não agradou o presidente do Moto Club, Natanael Jr., que disse que os times terão mais gastos. “Acredito que a nova fórmula de disputa vai dificultar muito a saúde financeira dos clubes, uma vez que esse formato só inchou a primeira fase da competição aumentando em 10 rodadas. Antes tinham 6 rodadas em um mês e meio na primeira fase, agora a primeira fase vai durar 4 meses. Isso representa praticamente mais 3 meses de salários e despesas na competição para se chegar no mesmo formato de competição. Isso num campeonato em que os jogos não são tão atrativos para o público, basta ver a média de público na primeira fase da competição esse ano. A reivindicação dos clubes seria justamente o contrário, eliminar o mata mata e fazer em pontos corridos as fases seguintes, aumentando o tempo do campeonato em jogos mais atrativos ao mesmo tempo que ia afunilando a competição”, avaliou.

Com o novo calendário, a Série D começará 3 de maio e vai até 22 de novembro, bem diferente do que se viu nestas últimas temporadas em especial a de 2019 quando a Série D teve fim em agosto.

Além da Série C, o Moto Club disputará em 2020: o Campeonato Maranhense e a Copa do Brasil. Pelo calendário divulgado pela CBF, o Estadual (agora com 16 datas) vai começar no dia 22 de janeiro e terminar em 26 de abril. A Copa do Brasil inicia no dia 5 de fevereiro e a final está marcada para 16 de setembro.

SÉRIE D 2020

Pré-Serie D: 8 equipes

Fase de grupos: oito chaves com oito times

Terceira fase: início do mata-mata com os 32 classificados

Oitavas de final

Quartas de final

Semifinais

Final

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.