Mudanças

João Martins é o novo presidente do Fórum da Baixada Maranhense

Ele assumiu o cargo com planos de estimular uma agenda transformadora de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade na região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Integrantes da nova diretoria do Fórum da Baixada Maranhense, eleita no dia 28 de setembro
Integrantes da nova diretoria do Fórum da Baixada Maranhense, eleita no dia 28 de setembro (Divulgação)

SÃO LUÍS - Em eleição realizada no sábado,28, na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), o bequimãoense João Martins foi eleito como novo presidente do Fórum da Baixada Maranhense (FDBM). Ele assumiu o cargo com planos de estimular uma agenda transformadora de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade na região. Para esse trabalho, pretende usar a experiência acumulada como diretor-superintendente do Sebrae/MA e como o primeiro superintendente Codevasf no Maranhão.

João Martins considera que a necessidade de investimentos em infraestrutura hídrica é
uma das prioridades enumeradas pelo novo presidente do FDBM. “Em razão dos períodos intercalados de cheias e estiagem frequentes na região, teremos uma atenção especial com os investimentos em barragens, canais e açudes. Também vamos acompanhar o projeto dos Diques da Baixada, obra do Ministério do Desenvolvimento Regional, sob a responsabilidade da Codevasf no Maranhão”, destacou, ao citar os desafios de sua gestão.

Parcerias

Está previsto também o levantamento de projetos estruturantes que estejam em andamento nos municípios abrangidos pelo fórum, como ponto inicial para outras parcerias. “Vamos buscar os projetos executados pelas esferas federal, estadual, municipal ou na iniciativa privada, para que possamos estabelecer parcerias propositivas enquanto órgão consultivo, atuando na interlocução com o poder público, os movimentos sociais e os empreendedores da região. Nosso objetivo é fazer convergir as políticas públicas com as demandas prioritárias dos municípios”, afirmou o presidente.

A nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, eleita para o biênio 2019-2021, reúne
uma equipe de perfil técnico e acadêmico. Os ex-presidentes Flávio Braga e Ana Creusa
permanecem ligados à gestão, como presidentes de honra. “Juntos, pretendemos provocar o espírito criativo, resiliente e de superação do cidadão baixadeiro, para trabalharmos uma proposta de transformação pela inovação, pelo empreendedorismo e com projetos sustentáveis. Queremos resgatar o protagonismo do Fórum da Baixada Maranhense nas discussões e debates que permeiam o processo de desenvolvimento sustentável da região”, garantiu João Martins.

Linhas de atuação

O Fórum da Baixada Maranhense é um órgão da sociedade civil organizada, com a função de promover consultas e debates, levantar demandas e articular investimentos para a região. Criada em 2015, a entidade possui cinco linhas de atuação com o propósito de impactar no desenvolvimento regional: Diques da Baixada, Academias na Baixada; Empreendedorismo na Baixada, Turismo na Baixada e Apoio Institucional. Nas gestões anteriores, foi instituído o Selo Editorial FDBM, com lançamento de cinco livros: Ecos da Baixada; Serões na Baixada do Maranhão; Na Asa de um Colibri; 2ª Edição de Curiosidades Históricas de Peri-Mirim e 2ª edição do Dicionário do Baixadês. Também já foram implantados, com apoio do fórum, o Bosque de Paricás, no povoado Paricatiua, em Bequimão, e a Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras (AMCAL), projeto voltado ao auxílio de estudiosos e artistas do município.

Experiência
Além da habilidade para transitar entre políticos, empresários, pequenos produtores e nos diversos grupos sociais, João Martins é reconhecido por sua competência técnica e gerencial. Ele é formado em Medicina Veterinária, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Ribeirão Preto, e em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Fez uma formação em Liderança, com ênfase em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Católica de Milão, na Itália. No Fórum da Baixada Maranhense, já exerceu o cargo de presidente de honra e é membro-fundador do órgão.

Diretoria
A 3ª diretoria do FDBM é formada por: Presidente: João Batista Martins; 1º Vice- Presidente: Expedito Nunes Moraes; 2º Vice-Presidente: Antônio Lobato Valente; Presidente de Honra: Wewman Flávio Andrade Braga; Presidente de Honra: Ana Creusa Martins dos Santos; 1º Secretário: David Dérik Aguiar Cutrim; 2º Secretário: Alexandre Ayrton Muniz de Abreu; 1ª Tesoureira: Estela Cristina Lima Ribeiro Ferreira; 2ª Tesoureira: Deuzenir Costa Carneiro Szekeresh. Membros Efetivos do Conselho Fiscal: 1) Jaílson Mendes Mota; 2) joão Muniz Silveira e 3) José Ribamar Gusmão Araújo. e Membros Suplentes do Conselho Fiscal: 1) Flaviomiro Silva Mendonça; 2) João Carlos da Silva Costa Leite e 3) Marlilde Mendonça Abreu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.