Câncer de mama

Hospital São Domingos realizará a 8ª Campanha Outubro Rosa

Palestras, aulões de dança, encontros médicos-científicos, corrida e outras atividades marcarão a campanha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]O Hospital São Domingos realizará a 8ª Campanha Outubro Rosa neste mês. Desde o dia 1º, diversas ações estão sendo realizadas para os públicos interno e externo. Palestras, aulões de dança, encontros médico-científicos, corrida e outras atividades marcarão a mobilização de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A abertura oficial da campanha foi feita na terça-feira, 1º, pelo presidente do Hospital São Domingos, o médico Hélio Mendes, que falou sobre a participação do Hospital na campanha e os avanços ocorridos, ao longo dos anos, no tratamento do câncer. Ele enfatizou a importância do alerta à população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e convidou todos a se engajarem na mobilização. O tema deste ano é “O segredo da vitória é não deixar para depois”.

A cerimônia contou também com a presença da diretora de Governança Clínica do HSD, Glaucia Palácio; do diretor médico, Cláudio Carneiro; da diretora Médica Assistencial, Maristela Martins; da oncologista clínica Noele Gomes, que representou a Oncologia e a Mastologia do Hospital São Domingos; coordenadores, gestores, colaboradores e imprensa.
Cláudio Carneiro enfatizou a importância da prevenção ao câncer de mama, por meio da adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física, alimentação adequada, combate ao fumo e outros e também alertou para a necessidade do diagnóstico precoce, que eleva as chances de cura. O Diretor Médico também enalteceu a campanha Outubro Rosa e sua contribuição para a conscientização da população.

Noele Gomes alertou para estimativas do câncer de mama neste ano que deve acometer 5 em cada 12 mulheres no Brasil. “A estimativa é alarmante, mas serve para atentarmos que o diagnóstico precoce é fundamental para a cura e que podemos, sim, prevenir o câncer. Estamos iniciando mais uma Campanha Outubro Rosa, quando intensificamos os cuidados e alertas, mas isto deve ocorrer durante todo o ano”, afirmou ela. A oncologista também destacou e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Mastologia, Oncologia e outros setores do hospital, principalmente a Linha de Cuidados e o Grupo de Apoio Mulheres de Peito, projeto desenvolvido pelo Hospital São Domingos com diversas atividades para mulheres que fazem tratamento ou já se curaram do câncer de mama, como palestras, rodas de conversas e apoio psicológico.
[e-s001]
A enfermeira coordenadora da Oncologia Luciana Bezerra detalhou as ações da Linha de Cuidado da Oncologia desenvolvidas pelo HSD para os pacientes. Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo com a retrospectiva das sete edições da Outubro Rosa já realizadas pelo hospital.

A campanha
Durante toda a campanha, o hospital estará sensibilizando sua equipe bem como pacientes, acompanhantes, visitantes e toda a sociedade para a importância dos cuidados preventivos com a mama, entre os quais a consulta regular ao ginecologista e mastologistas para realização de condutas, como exames, para diagnóstico precoce do câncer.

E para essa sensibilização, o próprio hospital está “vestido” na cor rosa, colaboradores já estão usando a camisa alusiva à campanha, a fachada do hospital estará com iluminação temática e os setores estão sinalizados com cartazes, banners, faixas e outros itens indicativos da Outubro Rosa. As pacientes recebem brindes personalizados da campanha.

Diversas palestras serão realizadas em empresas e em comunidades assistidas pelo Hospital São Domingos. Haverá também o encontro mensal Breast Meeting Rosa, promovido pela Mastologia, com a participação de outros médicos especialistas da Oncologia, que ocorrerá no dia 10 de outubro. Acadêmicos de Medicina e outros cursos da área da saúde também participarão da campanha Outubro Rosa, durante o Onco Experience - Módulo Mama, dia 12, em que conhecerão o serviço de Mastologia do hospital e assistirão a palestras proferidas por médicos sobre o tema.
[e-s001]
A prática regular de atividade física é uma das formas de prevenção do câncer de mama. E para disseminar esta informação e incentivar as pessoas, serão realizados aulões de dança em academias e em praça.

SAIBA MAIS

CORRIDA

O ponto alto da campanha será a Corrida Outubro Rosa, que neste ano chegará à terceira edição e acontecerá no dia 27 de outubro, às 7h, na Avenida Litorânea, com concentração na Praça do Pescador.
A corrida já está com as inscrições abertas no site do hospital. O evento esportivo também é uma forma de incentivar a prática de atividade física como prevenção a doenças, como o câncer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.