Pré-sal

Edilázio defende mais recursos para municípios

Pela proposta atual, 15% vão para os estados e 15% para os municípios. O parlamentar maranhense defende 20% para os municípios.

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(Edilázio Júnior)

Além de atuar para evitar a perda de recursos pelo Maranhão – e pelos demais estados e municípios do Norte e Nordeste -, o deputado federal Edilázio Júnior (PSD) destacou que ainda deve apresentar voto para que haja uma mudança no critério de distribuição da verba, beneficiando prefeituras.

Pela proposta atual, 15% vão para os estados e 15% para os municípios. O parlamentar maranhense defende 20% para os municípios.

“Na CCJ eu pedi vista do parecer que seria votado na última quarta-feira. Devemos retomar essa votação na terça ou quarta da semana que vem e vou apresentar em plenário uma proposta para que, em vez de 15% paras municípios, sejam 20%”, destacou.

O próprio relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), disse que também é mais favorável a uma parcela maior para os municípios, de 20%, reduzindo o total dos estados para 10%.

Já Pedro Lucas, disse que as bancadas também estão empenhadas em definir como esse recurso poderá ser gasto. Para o deputado, aliás, essa é a principal discussão, uma vez que, na visão dele, a mudanças da regra de distribuição entre mais ricos e mais pobres não deve prosperar.

“O grande questionamento está na distribuição desse recursos. Para quê a gente vai colocar? Para precatório? Para previdência? Para investimento? Essa está sendo a discussão. Então, eu creio que a próxima semana será decisiva no colégio de líderes para que a gente possa ter uma linha junto com o Senado para fazer essa melhor análise de como os governadores e os prefeitos poderão gastar esse recurso”, ressaltou

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.