COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
A digital influencer Thaynara OG recebe hoje a Medalha do Mérito Cultural João do Vale, da Assembleia Legislativa do Estado, em reconhecimento à sua atuação em defesa dos mais autênticos valores da cultura maranhense. Na foto, Thainara OG com Ian Bossard, jovem proprietário da Blend Premium, nova hamburgueria recém-inaugurada no Recanto dos Vinhais e cujo projeto tem o aval de OG, que é prima dele
A digital influencer Thaynara OG recebe hoje a Medalha do Mérito Cultural João do Vale, da Assembleia Legislativa do Estado, em reconhecimento à sua atuação em defesa dos mais autênticos valores da cultura maranhense. Na foto, Thainara OG com Ian Bossard, jovem proprietário da Blend Premium, nova hamburgueria recém-inaugurada no Recanto dos Vinhais e cujo projeto tem o aval de OG, que é prima dele
Emmanuel Márcio Barbosa e Francisca, que hoje completa 40 anos e vai fazer uma grande festa para comemorar a data, a partir das 21h30, com uma balada no Class Eventos, de propriedade do casal
Emmanuel Márcio Barbosa e Francisca, que hoje completa 40 anos e vai fazer uma grande festa para comemorar a data, a partir das 21h30, com uma balada no Class Eventos, de propriedade do casal

Pão com Ovo presente
O palco do Teatro Arthur Azevedo recebe, neste fim de semana, a comédia “O Porteiro”, com direção do cineasta Paulo Fontenelle, que também assina o texto.
A montagem concorreu ao Prêmio do Humor 2018, idealizado por Fábio Porchat, como melhor performance para Alexandre Lino e recebeu os prêmios Destaque, na FITA/RJ, e de Reconhecimento Popular.
Na curta temporada em São Luís, a peça conta com a participação do fenômeno “Pão com Ovo”, que fará a abertura das sessões.

Interesse político
Demonstrando que quando se trata do interesse político, Câmara e Senado sabem decidir com rapidez.
O Senado aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de gastos para as campanhas políticas nas eleições municipais do ano que vem.
O texto votado foi o mesmo que a Câmara dos Deputados já havia aprovado na véspera, terça-feira.
O teto de gastos varia de acordo com o número de eleitores dos municípios.

Perdeu o brilho
Concordo com Carolina Bahia quando diz que para preservar a credibilidade e honrar o legado, a Lava-Jato resolveu cortar na própria carne.
A prisão de um auditor fiscal, no Rio, acusado de ser o chefe de um esquema que extorquia alvos de investigação, é mais do que um ato técnico. Foi um sinal de que não haverá compromisso com o erro e com o malfeito no coração da maior operação de combate à corrupção do país.
Afinal, o vazamento das conversas entre os procuradores e o
então juiz Sergio Moro já havia comprometido o brilho das ações.
O STF identificou um erro nos processos, determinando que o delatado precisa apresentar as alegações finais depois do delator. Neste caso, a Corte definirá o alcance da decisão, provavelmente estabelecendo um corte para não permitir avalanche de pedidos de anulações de sentenças.
Seria um golpe fatal na Lava-Jato, que nunca esteve tão em xeque.

Mutirão no Juvêncio
Um mutirão organizado pelo Hospital Infantil Juvêncio Matos, em São Luís, beneficiou 30 crianças da capital e interior do Estado, com a correção do lábio leporino, uma má formação congênita que ocorre durante o desenvolvimento do embrião.
Médicos e pacientes são unânimes em um pensamento: a cirurgia de correção vai além de um tratamento de saúde, pois representa um resgate da autoestima de pais e filhos.

Ao pôr do sol
O Santorini Eventos foi o palco escolhido por Fabrício Trífoni e Luciana Castelo Branco para oficializar sua união que já dura alguns anos e comemorar, ao mesmo tempo, os 40 anos dela. Tudo na mesma festa.
Os convidados deverão comparecer rigorosamente vestidos de branco e o evento começa às 17h desta sexta-feira.

Maior olho do mundo
Apelidado de “o maior olho do mundo no céu”, o Extremely Large Telescope (telescópio extremamente grande, em tradução livre), ou apenas ELT, nasce com a promessa de ser o maior telescópio óptico do planeta. Entranhado no Cerro Armazones, no Chile, a construção reduzirá os demais equipamentos já existentes a “anões” e “inaugurará uma nova era”, afirma o European Southern Observatory, responsável pela empreitada ambiciosa, prevista para inaugurar em 2025.

TRIVIAL VARIADO

O caso de Lula é sui generis para um preso em regime fechado que ganha direito às progressão. Cabe ao preso, por seu defensor, pedir progressão de pena no caso, para o semiaberto. Neste caso, foi o Ministério Público quem formulou esse pedido para que Lula seja beneficiado. Mas ele recusa o benefício.

Estima-se que a cada quatro horas, um avião bate contra alguma ave no Brasil. Os chamados bird strikes são acidentes comuns: entre janeiro e julho de 2019, foram 1,4 mil registros. A informação é de um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão da Força Aérea Brasileira.

A designer Cintia Klamt Motta está às voltas com os últimos detalhes da produção da festa de casamento de Maryna Saldanha Vaz dos Santos e Gustavo Ferreira, amanhã, às 16h, na Praia do Meio. Ela está preparando uma cena bem tropical e jovial, bem no estilo dos bonitos noivos.

A disputa da presidência do Tribunal de Justiça do Estado ganhou novos contornos nas últimas horas, com a decisão do atual corregedor, Marcelo Carvalho, de não entrar na disputa. Agora a disputa é entre os desembargadores Nelma Sarney e Lourival Serejo, cujo desfecho ainda é difícil de prever.

DE RELANCE

Sem outra saída
Aprovado em 1º turno, com 56 votos sim e 19 não, o projeto da reforma da Previdência, nos dá a impressão de que houve quase unanimidade. Porém, muitos senadores subiram à tribuna para dizer que votariam a favor, lamentando os cortes, sobretudo nos benefícios da população mais pobre, a parcela que ganha menos. Os parlamentares sabem, antecipadamente, que ocorrerão injustiças, mas que não havia outra saída. Era votar a favor ou dar uma sentença de falência do sistema da Previdência, porque não haverá mais dinheiro para sustentar os pagamentos de aposentadorias e pensões.

Ninguém se responsabiliza
É triste termos chegado a esse ponto e ninguém abrir os números que levaram à situação calamitosa. O recolhimento de contribuições para a Previdência começou em janeiro de 1923. Durante todo esse período não houve firmeza, compromisso, responsabilidade para criar e manter um fundo de reserva. Foi um crime, uma tragédia. Toda a vez que começava a se formar um fundo de reserva, algum governante ia ao caixa da Previdência e retirava para cobrir despesas e construir elefantes brancos. Sempre com a promessa de devolução. Isso nunca ocorreu.

Quem vai responder?
Saquearam a Previdência e ficarão impunes. Quem sabe algum parlamentar ou governante corajoso provoca para que seja contada toda a história? Quem tirou o dinheiro do caixa da Previdência? Quanto? Em que prazo cada um prometeu devolver? Enquanto não responderem às perguntas, seguiremos com uma cortina de fumaça. Inadmissível porque tiraram e usaram dinheiro de cada um de nós.

Michael na Garden’s
É hoje à noite o show especial do cantor Michael Wesley na boate New Garden’s, anexa ao Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia. O sertanejo está completando 21 anos de idade e celebrará com os fãs e admiradores. O convidado da noite é o cantor Bruno Shinoda. Michael desembarcou em São Luís esta madrugada, acompanhado de toda a sua banda, formada por músicas de Fortaleza (CE).

Nada menos
Enquanto o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, fazia o discurso de posse, defendendo um MP atuante mas responsável, uma decisão da Câmara atingia o ex-PGR. A CCJ aprovou convite para Rodrigo Janot explicar as polêmicas do livro Nada Menos que Tudo e a declaração de que foi armado ao STF disposto a atirar em Gilmar Mendes.

Compliance
“Hoje, mais do que nunca, é necessário que as organizações tenham mais transparência em sua gestão.” O curso de Compliance da FGV ocorrerá nos dias 24, 25 e 26, sendo quinta e sexta de 18 as 22h 20 e sábado de 8 as 12h.Programa, professor e Certificado da FGv Rio.

Crefito-16 em Imperatriz
Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Imperatriz ganham uma Delegacia Regional do Conselho nesta sexta-feira. A inauguração acontece às 19h no auditório do Condomínio Aracati Office, daquela cidade, pelo presidente da autarquia, Fernando Muniz, que proferirá palestra sobre “A valorização dos Profissionais e o Jubileu de Ouro das Profissões”.

Para definir com clareza
No Congresso Nacional, existe a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas que realiza estudos para atualização dos dados das regiões brasileiras. Amanhã, haverá nova reunião. Boa iniciativa para reenquadrar Brasília como área de alvoroços, perturbações, rebuliços, tumultos e desperdício do dinheiro público.

Para escrever na pedra:
“Nunca duvide da voz do seu coração, pois ela reflete a verdade do seu pensamento”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.