Eleições 2020

Wellington do Curso diz que é pré-candidato a prefeito de São Luís

Parlamentar tucano garantiu que sua pré-candidatura tem o aval das direções estadual e nacional; presidente do PSDB, senador Roberto Rocha, não confirma

Thiago Bastos / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Wellington do Curso diz que sua pré-candidatura veio do “apelo das camadas mais populares de São Luís”
Wellington do Curso diz que sua pré-candidatura veio do “apelo das camadas mais populares de São Luís” (Wellington do Curso)

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) reafirmou, ontem, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, que é pré-candidato a prefeito da capital maranhense nas eleições no ano que vem. Segundo o parlamentar, o projeto foi autorizado pelas executivas nacional e estadual do seu partido e teria como justificativa o “apelo das camadas mais populares”.

De acordo com o deputado, o partido tucano terá candidaturas em todas as capitais brasileiras, e sua pré-candidatura faz parte do projeto da legenda de expansão e reestruturação interna após as eleições do ano passado. “Nossa pré-candidatura nasce das ruas. É a vontade de se ter concurso público, de ter direitos garantidos aos policiais militares. Enfim, nasceu da vontade popular”, afirmou.

Afastamento

Com o anúncio, o parlamentar afastou os rumores de que o PSDB havia desistido de sua pré-candidatura nas últimas semanas. O projeto fora lançado inicialmente pela sigla em maio deste ano, em convenção estadual que selou a recondução do atual senador da República Roberto Rocha (PSDB) à presidência do partido. No entanto, internamente, alguns filiados defendiam a tese de que outro nome fosse escolhido pela legenda.

Sobre a informação de que a pré-candidatura de Wellington do Curso é consenso também no diretório estadual do partido, o presidente da sigla no estado, Roberto Rocha, preferiu não se manifestar.

Tucano

A pré-candidatura de Wellington do Curso ocorre um ano e meio após a sua inclusão nos quadros tucanos. Antes de filiar-se ao PSDB, Wellington integrou o Progessistas (PP), mas, após a direção do partido declarar abertamente inclusão na composição da base de apoio ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o deputado passou a analisar a possibilidade de incorporar-se a um novo partido.

Em 2016, Wellington do Curso foi candidato a prefeito da capital maranhense e, na ocasião, terminou em terceiro lugar na disputa, com aproximadamente 103 mil votos, sendo superado por Eduardo Braide (PMN) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Além de Wellington do Curso (PSDB), também confirmou pré-candidatura o deputado estadual Neto Evangelista (DEM). Outros nomes buscam consolidação de seus projetos e, para isso, alguns deles negociam saída das suas atuais legendas como os deputados Yglésio Moisés (PDT) - que estaria negociando sua desfiliação do partido e migração para o SD - e Duarte Júnior (PCdoB), que, apesar de boa aceitação popular, não conta com o apoio interno para o projeto. O atual secretário de Cidades, Rubens Júnior (PCdoB), também deverá ser lançado.

Partidos como o PV (com o deputado Adriano Sarney), PSL (com Sílvio Apóstolo e Coronel Monteiro) e PSB (com Bira do Pindaré) também deverão lançar candidatos em 2020. No PDT, partido do atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o nome mais forte é o do atual presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de São Luís, Osmar Filho.

O deputado federal Eduardo Braide - que lidera a maior parte das pesquisas de intenção - também anunciou pré-candidatura para as eleições de 2020. Ele deverá oficializar em breve sua saída do PMN e filiação ao Podemos.

Deputado critica pesquisas de intenção de votos na capital

Após ratificar a sua pré-candidatura, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) afirmou que aliados do atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), excluíram o seu nome dos últimos levantamentos de intenção de voto ao Executivo Municipal. Sem citar qual pesquisa, de acordo com o parlamentar, sua campanha não dependerá de qualquer apoio comunista.

Segundo Wellington, é necessário a gestão municipal estreitar as relações entre o Município e o Governo Federal. “Temos a liberdade e a independência para tratar das questões do Governo Federal, criticar, denunciar quando for necessário. […] Temos amadurecido, temos estudado, temos melhorado e essa nossa contribuição daremos na pré-candidatura à prefeitura de São Luís e, principalmente, na gestão na Prefeitura de São Luís a partir de 2021”, afirmou.

Recentemente, um levantamento apontou que o deputado federal Eduardo Braide (PMN) é o favorito na corrida municipal. Na pesquisa, o nome de Wellington do Curso foi excluído. Analistas apontam que o tucano deverá disputar o posto de segundo colocado na disputa com Duarte Júnior (PCdoB), caso o comunista legitime sua candidatura.

Nossa pré-candidatura nasce das ruas. É a vontade de se ter concurso público, de ter direitos garantidos aos policiais militares. Enfim, nasceu da vontade popular”Wellington do Curso

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.