Eleições 2020

Deputados buscam partidos para disputas municipais no Maranhão

Na Assembleia Legislativa, pelo menos três parlamentares mantêm conversas com legendas em busca de abrigo; um deles é Fernando Pessoa, que quer disputar a Prefeitura de Tuntum

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputado Fernando Pessoa deverá se filiar ao PDT de olho na disputa pela prefeitura de Tuntum
Deputado Fernando Pessoa deverá se filiar ao PDT de olho na disputa pela prefeitura de Tuntum (Fernando Pessoa)

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, deputados pré-candidatos a prefeito intensificam as articulações em busca de partidos que lhes garantam o apoio necessário nas disputas do ano que vem. Na Assembleia Legislativa, pelo menos três parlamentares mantêm conversas com legendas em busca de abrigo.

Um deles é o deputado Yglésio Moyses. Vetado como pré-candidato em São Luís pelo PDT, partido ao qual ainda está filiado, ele segue firme com o projeto eleitoral. Mas sabe que precisa de casa nova se quiser avançar, já que o líder pedetista do Maranhão, senador Weverton Rocha, tem reafirmado que seu apoio vai para o presidente da Câmara Municipal da capital, vereador Osmar Filho.

Um dos destinos, então, pode ser o Solidariedade, do suplente de deputado federal Simplício Araújo, atual secretário de Estado da Indústria e Comércio.

Reunião

Ele manteve reunião na semana passada com a cúpula do partido para tratar dos rumos do partido nas eleições de 2020 em São Luís e defendeu, na ocasião, a filiação de Yglésio Moyses.

Outro que busca novo rumo é o também deputado estadual Duarte Júnior. Ainda filiado ao PCdoB, ele vê a cúpula da sigla dar preferência à pré-candidatura do deputado federal Rubens Júnior, atualmente na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Um dos caminhos, nesse caso, pode ser o PRB, do vice-governador, Carlos Brandão, que admite conversas com o parlamentar e o desejo de tê-lo filiado caso os comunistas efetivamente o vetem.
Pré-candidato a prefeito de Tuntum, o também deputado estadual Fernando Pessoa pode fazer caminho inverso ao de Yglésio Moyses.
Atualmente no Solidariedade, ele tem conversas com o PDT para disputar a prefeitura da cidade. Seria uma espécie de troca entre Weverton Rocha e Simplício Araújo para que, pelo menos até as eleições de 2020, as bancadas dos dois partidos mantenham o mesmo número de integrantes na Assembleia Legislativa.

Mais

Braide ainda sem filiação

Líder nas pesquisas em São Luís, o deputado federal Eduardo Braide também ainda não se filiou ao partido pelo qual deve disputar as eleições. O parlamentar segue no PMN, embora oficialmente já controle o Podemos – onde indicou diversos assessores para cargos de comando -, partido pelo qual deve lançar-se candidato a prefeito da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.