Livro

Pioneirismo dos irmãos Teixeira no início do século XX registrado em publicação

Historiadores Manoel Barros e José Oliveira da Silva Filho trazem releitura de álbum publicado em 1908

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Capa do livro “Álbum recordação do Maranhão: a Typogravura Teixeira e os primórdios da fotografia impressa no Brasil”
Capa do livro “Álbum recordação do Maranhão: a Typogravura Teixeira e os primórdios da fotografia impressa no Brasil” (capa álbum recordação do maranhão)

São Luís - Um registro da cidade de São Luís no início do século XX, a partir do pioneirismo dos irmãos Teixeira no processo de impressão da imagem em periódicos no Brasil, é o que trata o livro “Álbum recordação do Maranhão: a Typogravura Teixeira e os primórdios da fotografia impressa no Brasil”. A publicação é de autoria do pró-reitor de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e historiador, Manoel Barros em parceria com José Oliveira da Silva Filho, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e está disponível na plataforma Amazon.

Além de apresentar a trajetória dos irmãos, o livro aborda o circuito social da fotografia em São Luís, desdobrando-se em uma edição fac-símile do álbum original produzido em 1908. O Álbum traz 24 imagens, em alta resolução, coloridas, por meio do processo fotomecânico denominado de fototipia.

“Pegamos o álbum publicado em 1908 e construímos uma releitura, mostrando quanto os irmãos Teixeira foram precursores, apesar das limitações tecnológicas daquela época, ao propor técnicas nunca vistas no país: impressão de imagens fotográficas em periódicos, como jornais e revistas”, ressaltou o historiador Manoel Barros.

Tese

A motivação do livro deu-se por meio do historiador do IFMA, José Oliveira da Silva Filho, que fez um recorte da tese de seu doutorado defendido no ano passado, na PUC do Rio Grande do Sul. “A parceria com o professor Manoel se deu devido ao grande conhecimento que ele detém sobre o período estudado, sendo um estudioso da cultura letrada do período, como os fotógrafos, editores e literatos dialogavam entre si. Dessa maneira, a pesquisa do professor Manoel se somou à minha”, pontuou.

Os irmãos Pinto Teixeira eram sócios e comerciantes que gerenciavam a firma Gaspar Teixeira & Irmãos Sucs., no final do século XIX e início do XX, donos dos Armazéns Teixeira, uma espécie de loja de departamento, reduto de importados e modernidades, no qual também ofereciam diversos tipos de serviços como alfaiataria a tipografia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.