Solidariedade

Pacotes de leite arrecadados pelo Gratitude são doados a instituições

Entrega dos produtos ocorreu na sede do Crossfit Rangedor, em São Luís; produtos foram arrecadados no "Treinão Solidário", que aconteceu no último sábado; próxima etapa do Gratitude é o Baile de Gala, no dia 31 deste mês

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

“O mundo não precisa de mais pessoas egoístas, mas sim de corações generosos e que se importem com o próximo”. Essa frase, muito repetida no mundo, representa a essência do “Projeto Gratitude”, desenvolvido pelo Grupo Mirante, com a parceria da empresária Rafaela Albuquerque. Na tarde de ontem, 1º, mais uma ação filantrópica da iniciativa foi realizada, no Crossfit Rangedor, em São Luís. Lá, foram entregues vários pacotes de leite a duas instituições beneficentes. Os produtos foram doados durante o “Treinão Solidário”.

A entrega dos pacotes de leite, em saco e lata, ocorreu por volta das 15h30. As duas instituições beneficiadas, Casa de Apoio Acolher e Clube de Mães Tereza Murad (Creche Escola Brincando e Aprendendo), receberam os produtos das mãos de Maria Adriana Caminha, gerente de Marketing do Grupo Mirante; da empresária Rafaela Albuquerque, também organizadora do “Projeto Gratitude”, e de Clara Castro, sócia-proprietária da Crossfit Rangedor. O momento foi classificado como “muito emocionante e gratificante” por quem doou e quem recebeu.

Joana Elisa Santiago, coordenadora da Casa de Mães Tereza Murad, enfatizou as boas ações feitas pelo “Projeto Gratitude”, quando recebia os pacotes de leite. “A Adriana, geralmente, quando faz esses eventos, sempre nos ajuda. Ela sabe da nossa necessidade, que é muito grande. Eu trabalho com crianças pequenas, de 1 ano e meio até os 6 anos. A gente passa muita dificuldade. Ela conhece meu trabalho há mais de 30 anos e nunca me abandonou. A doação desses produtos é uma bênção, porque o leite, como sabemos, está caro”, expressou ela.

Também emocionado, o coordenador da Casa de Apoio Acolher, Paulo Ribeiro, destacou que o momento era de gratidão, ainda mais por saber que há pessoas que se empenham em ajudar o próximo, sem esperar nada em troca. “Eu digo que estamos no caminho certo, quando encontramos quem pensa no outro como se fosse da própria família. A partir do momento em que você faz o bem, isso faz todo o sentido na nossa vida”, analisou.

A Casa de Apoio Acolher está localizada no bairro Jordoa, em São Luís, recebe pacientes com HIV (Aids). Atualmente, de 20 a 30 pessoas são acolhidas no local e recebem café da manhã, almoço e jantar. Além de apoio psicológico, jurídico e social. “Nós vendemos bonecas de pano para garantir a renda ao nosso projeto. Essas bonecas são feitas lá mesmo e são voltadas para a sustentabilidade. Nós pegamos material do lixo e transformamos em luxo”, acrescentou Ribeiro.

Empresas aderindo
Para Maria Adriana Caminha, a doação dos produtos é gratificante, sobretudo por poder prestar assistência a quem realmente precisa. Ela frisou que muitas empresas estão aderindo ao “Gratitude” no decorrer do ano. “A gente percebeu que, depois que lançamos o ‘Projeto Gratitude’, muitas empresas se aproximaram para agregar e ajudar. Isso é muito legal, porque a nossa ideia é ser uma ponte, é acolher essas empresas que querem ajudar de alguma forma, e mostrar um caminho a elas. A gente conseguiu tanto com o campeonato de vôlei, em agosto, quanto com o ‘Treinão’ de Crossfit”, declarou a gerente de Marketing do Grupo Mirante.

Ainda segundo ela, a comunidade do esporte e da saúde está apoiando o projeto, o que comprova a dimensão do “Gratitude” diante da sociedade. “Não tem felicidade maior. Quanto mais pessoas sabem, mais o projeto ganha robustez e mais pessoas são beneficiadas. A gente fica muito feliz com o resultado”, assinalou Maria Adriana.

Etapas do “Gratitude”
De igual modo, Rafaela Albuquerque disse que estava feliz com a entrega dos pacotes de leite às instituições, e também com a conscientização da população em fazer parte das ações, com o intuito de ajudar o próximo. “A sociedade realmente veste a camisa. Quando vemos o resultado de uma campanha como essa, vemos como as pessoas querem ajudar o outro. A empatia só cresce. Esse gesto pequeno de doar uma lata de leite vai fazer muita diferença na vida de quem precisa”, declarou a empresária.

Rafaela Albuquerque contou que, no dia 31 de outubro, acontecerá mais uma etapa do “Projeto Gratitude”, que é o tradicional “Baile de Gala”, no Hotel Luzeiros, em São Luís. Em seguida, nos dias 7 e 8 de dezembro, ocorrerá mais uma edição do “Brechó de Natal”, no estacionamento do Shopping da Ilha. “Do baile, 100% da renda arrecadada será doada à escola Criança Feliz, que fica no Sacavém. A gente pretende, inclusive, reformar a escola, que atende 100 crianças. Nosso intuito é dobrar o número de atendimentos, também”, comentou.

Segundo a empresária, as roupas arrecadadas durante todo o ano para o “Brechó de Natal” serão vendidas a preço popular, sendo que a renda será revertida para projetos sociais apoiados pelo “Gratitude” e novas instituições.

“Treinão Solidário”
A sócia-proprietária do Crossfit Rangedor também comemorou o resultado do “Treinão Solidário”, que aconteceu no último dia 28 de setembro, das 11h às 13h. Ela disse que, para o evento, todos os participantes doaram os pacotes de leite, que foram entregues às instituições. “Nós costumamos fazer ‘aulões’ para nossos alunos da academia. Quando a gente viu o ‘Projeto Gratitude’, a gente achou muito interessante. Então, decidimos ajudar, contribuir. Assim, idealizamos o ‘Treinão’, que foi um sucesso de público”, destacou Clara Castro.

Ela revelou que, inicialmente, a ideia era fazer um treino com dez equipes de seis pessoas. No entanto, a procura foi tão grande que houve uma reformulação. “A gente teve de aumentar a quantidade de equipes, que ficaram em 14, com 84 participantes. Foram vários atletas de crossfit. Importante dizer que atleta não é somente quem participa de competição, como, também, quem treina para buscar qualidade de vida”, observou Clara Castro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.