Definição

MDB se pronunciará após o dia 6 deste mês sobre o futuro de Hildo Rocha

Parlamentar maranhense foi convidado para integrar os quadros do PSL no fim do mês de agosto. Definição deverá ocorrer após convenção da legenda democrática brasileira

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(Hildo Rocha)

A direção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deverá se pronunciar após o dia 6 deste mês, data em que está prevista a convenção nacional da legenda, em Brasília, sobre o futuro político do deputado federal da bancada maranhense, Hildo Rocha. O parlamentar foi convidado para integrar os quadros do PSL, no entanto, ainda não obteve autorização do MDB para a mudança.

Internamente, o MDB discute novas políticas e apoios partidários para a construção de alianças, já que perdeu representatividade nas eleições do ano passado, deixando de ocupar assentos na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Este fator é um dos que poderão influenciar na liberação ou não de Hildo Rocha para filiar-se com outra legenda.

Outro fator é a mudança no comando do partido. Atualmente, o MDB é presidido nacionalmente pelo ex-senador Romero Jucá, no entanto, o nome do deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP) desponta como favorito para assumir o posto. A O Estado, Hildo Rocha disse que já iniciou as conversas com o parlamentar. “Conversei com o Baleia [Rossi] e ele me pediu para esperar a convenção do partido e o futuro da nossa legenda”, afirmou.

O deputado do Maranhão confirmou ainda que o convite feito pelo PSL permanece válido. “Sim, ainda está de pé. Mas eu não posso me liberar do partido. Dependendo da direção [do MDB] para saber se permanecerei ou não”, disse.

O convite à Hildo Rocha pelo PSL foi feito no dia 24 de agosto deste ano pelo presidente do PSL no Maranhão, Chico Carvalho, em evento no município maranhense de Arari (MA). Após o convite, de acordo com o presidente da legenda nacional, o nome de Hildo Rocha foi encaminhado para os quadros do PSL em Brasília.

Caso Hildo consiga a desfiliação do MDB e passe a integrar os quadros do PSL, o deputado terá participação na indicação do nome que concorrerá pela legenda da direita nas eleições municipais do ano que vem. Por enquanto, estão na disputa o apóstolo Sílvio Antônio e o militar reformado Coronel Monteiro.

Correlata – Possível ida de Hildo Rocha ao PSL fortalecerá base de apoio à Bolsonaro no MA

Caso confirmada, a ida de Hildo Rocha ao PSL possivelmente fortalecerá a base de apoio à Jair Bolsonaro no Maranhão. Entre os segmentos populares no estado, o presidente da República ainda registra altos índices de rejeição.

Além de convergência política, a transferência de ido ao PSL deverá manter a rotina de atividades do deputado favoráveis às pautas de interesse do Executivo Federal. Recentemente, foi a partir do relatório de Hildo Rocha que o governo conseguiu aprovar em comissão o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e Estados Unidos para o uso da base de Alcântara.

Hildo Rocha também é um dos principais aliados do governo Bolsonaro para a tramitação e aprovação da proposta de reforma tributária e faz parte de comissão especial na Casa que analisa a PEC Nº 45/2019, que trata do assunto. A proposta aguarda parecer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.