Recorda

Grêmio e Flamengo se enfrentavam na Libertadores há 35 anos, veja como foi!

O grupo então dirigido pelo técnico Carlos Froner levou a melhor sobre os flamenguistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O triunfo em 26 de junho de 1984 foi marcado por Renato Gaúcho, hoje técnico gremista
O triunfo em 26 de junho de 1984 foi marcado por Renato Gaúcho, hoje técnico gremista (Renato Gaúcho)

Porto Alegre (RS) - Há 35 anos depois de terem medido forças pela última vez na fase que valeu uma vaga na decisão da Copa Libertadores, Flamengo e Grêmio se enfrentam hoje, às 21h30, na arena gremista, em Porto Alegre, pelo jogo de ida da semifinal desta edição da competição continental.

Tricampeão sul-americano, com os títulos obtidos em 1983, 1995 e 2017, o clube gaúcho tenta abrir vantagem neste mata-mata e voltar a despachar a equipe carioca no torneio. Em 1984, quando o regulamento contava com dois grupos de três times em cada para definir os dois finalistas, tricolores e rubro-negros se enfrentaram por três vezes neste estágio e o grupo então dirigido pelo técnico Carlos Froner levou a melhor sobre os flamenguistas.

Como atual campeão da Libertadores, o Grêmio estreou diretamente nesta fase e justamente contra o Fla comandado por Zagallo. E surpreendeu o rival com uma goleada por 5 a 1, em Porto Alegre, onde um dos gols do triunfo em 26 de junho de 1984 foi marcado por Renato Gaúcho, hoje técnico gremista.

Este Grupo B da competição também contou com a presença do Universidad de Los Andes, da Venezuela, que não somou nenhum ponto em quatro partidas realizadas. E o Flamengo deu o troco nos gremistas em 9 de julho daquele ano, com uma vitória por 3 a 1, no Maracanã, na rodada derradeira da chave.

Os dois clubes brasileiros terminaram empatados na liderança, com seis pontos, e o regulamento da Libertadores na época previa um jogo extra de desempate, em campo neutro, para definição do finalista em caso de empate entre duas equipes na pontuação. Este duelo ocorreu três dias depois, em São Paulo, e terminou em igualdade de 0 a 0.

O resultado assegurou o Grêmio na final pelo melhor saldo de gols nesta fase. Na luta pelo título, os gremistas acabaram sendo superados pelo Independiente, da Argentina.

Ao projetar a semifinal hoje, o volante Willian Arão afirmou que vê o Flamengo “preparado em todos os aspectos” para desta vez levar a melhor sobre o Grêmio. E ele evitou entrar em polêmica com o rival ao comentar o fato de que o técnico Renato Gaúcho considera hoje o seu time como dono do melhor futebol do País, embora o clube carioca esteja há bastante tempo na liderança do Brasileirão e viva uma grande fase.

“Não sei se isso é estratégia do Renato..., mas, desde que passamos do Inter (nas quartas de final da Libertadores), só tivemos vitórias e um empate. Não estávamos preocupados apenas com esse jogo. Nos preocupamos sempre com o próximo. Sabemos tudo o que envolve, mas temos de chegar e jogar leves, com alegria”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.